filmeu

Disciplina Projeto de Criação Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo desta unidade curricular é acompanhar os estudantes no processo de transformação de um guião, até à sua transformação num conteúdo de narrativa audiovisual (ficção e não ficção). Assim, promove-se a aplicação prática de conceitos e de metodologias intervenientes na produção dos géneros ficcional e não ficcional, integrando as diversas fases de produção, no âmbito dos projetos das curtas-metragens finais da licenciatura. Com efeito, a presente unidade curricular tem como principal objetivo fornecer aos alunos as competências avançadas de gestão de projetos e programas, em contexto de produção audiovisual e cinematográfica, dotando-os de competências específicas da produção cinematográfica, passando, na prática, pelas diferentes fases de  produção e realização de um produto audiovisual e cinematográfico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As técnicas de captação de imagem para uma narrativa cinematográfica como as técnicas de cobertura de cenas para um filme de ficção e não ficção. O significado e a simbologia dos diversos planos e movimentos de câmara a aplicar na produção fílmica, quer seja de ficção, quer seja de não ficção. 1. A curta-metragem em processo Ficção e Não Ficção. Estudos de caso. 2. Preparação da Rodagem: Planificação e análise dos aspetos-chave nos projetos fílmicos em curso. 3. Preparação da Rodagem: Planificações a apresentar pelas equipas de realização, e produção aos dossiers de trabalho das restantes especialidades artísticas intervenientes. 4. Preparação da Rodagem: Acompanhamento dos trabalhos prévios à rodagem. 5. Rodagem: Acompanhamento dos trabalhos durante o período de rodagens. 6. Montagem e Pós-Produção: Acompanhamento dos trabalhos em desenvolvimento.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta unidade curricular é acompanhar os estudantes no processo de transformação de um guião previamente elaborado na UC de Guionismo até à sua transformação num conteúdo de narrativa audiovisual. Aplicação prática de conceitos e metodologias intervenientes na produção de género ficcional integrando as diversas especialidades de criação cinematográfica e audiovisual no âmbito dos projetos das curtas-metragens finais da licenciatura.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    KATZ, Steven D. (1991) - Film Directing Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Studio City: Michael Wiese Productions / Focal Press KATZ, S. D. (2004) - Film Directing: Cinematic Motion, (2nd edition). Studio City: Michael Wiese Productions / Focal Press LUMET, S. (1996). Making Movies. First Vintage Books  MAMET, D. (1992). On Directing Film. Penguin Books  MARTIN, M. (1993) A linguagem cinematográfica. Editora Itatiaia 
  • Avaliação

    Avaliação

    Sem possibilidade de exame, devido à forte componente de aprendizagem técnica em contexto de trabalho em equipa e na perspetiva de desenvolvimento de um projeto audiovisual inerente aos conteúdos programáticos da UC. A importância de uma aprendizagem em processo de trabalho coletivo justifica um regime de avaliação específico sendo avaliado todas as etapas evolutivas do projeto e a interação técnica e criativa com as várias valências da produção audiovisual e multimédia. Avaliação contínua conforme ao resultado do trabalho desenvolvido pelo aluno na função desempenhada, de acordo com os critérios seguintes: - Participação e Interesse e trabalho em aula (20%) - Apresentações em aula e teor dos documentos de trabalho preparatório (20%) - Prova Escrita ¿ Questões de Produção e Realização (20%) - Relatório final de autoavaliação a apresentar individualmente (20%) - Curta-Metragem Final (30%)

     

    Without possibility of examination, due to the strong component of technical learning in the context of team work and in the perspective of developing an audiovisual project inherent to the programmatic contents of the UC. The importance of learning in a collective work process justifies a specific evaluation regime, evaluating all the evolutionary stages of the project and the technical and creative interaction with the various valencies of audiovisual and multimedia production. Continuous assessment according to the result of the work developed by the student in the function performed, according to the following criteria: - Participation and Interest and work in class (20%) - Presentations in class and content of preparatory work papers (20%) - Written Test - Production and Realization Issues (20%) - Final self-assessment report to be presented individually (20%) - Final Short Film (30%)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios