filmeu

Disciplina Direito Económico

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Direito Económico estuda a concorrência, a regulação dos mercados e a proteção da concorrência, com especial destaque para a União Europeia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Relação entre a Economia e o Direito 2. A Constituição Económica Portuguesa 3. A Constituição Económica Europeia 4. Tipologia dos Mercados 5. O poder de mercado e os comportamentos anticoncorrenciais 6. Políticas de defesa da concorrência 7. A Regulação
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Direito Econômico tem como objetivo principal dotar os estudantes de competências sobre Concorrência e Regulação de Mercados. Em função da estreita ligação entre os domínios económico e jurídico, a unidade curricular é dividida em duas partes, centrando-se nos problemas resultantes de falhas no funcionamento dos mercados, na relevância de políticas e legislação como forma de garantia da concorrência justa e a utilização da regulação como recurso. Os alunos desenvolverão competências para analisar tanto teoricamente quanto na prática os fenómenos e soluções adotadas em contextos nacionais e internacionais, com particular destaque nas políticas e jurisprudência da União Europeia relacionadas à proteção da concorrência.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia de avaliação baseia-se em métodos expositivos e ativos. As metodologias expositivas são utilizadas para transmitir os conhecimentos básicos da unidade curricular, enquanto as metodologias ativas serão concretizadas através da realização de exercícios e/ou trabalhos práticos onde se estimula a capacidade dos estudantes para trabalharem em grupo, favorecendo o aprofundamento dos temas numa perspetiva motivadora da sua criatividade e simultaneamente da aplicação dos conhecimentos adquiridos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SANTOS, António Carlos dos; GONÇALVES, Maria Eduarda; MARQUES, Maria Manuel Leitão, Direito Económico, Almedina, Coimbra, 2014 (7ª edição) SILVA, Germano Marques da Silva, Introdução ao estudo do direito, Universidade Católica Editora/Lisboa, 2015 (5ª edição) MONCADA, Luís Solano Cabral de, Direito Económico, Almedina, Coimbra, 2018 (7ª edição). FERREIRA, Eduardo Paz, Direito da Economia, Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, Lisboa, 2004. CAMPOS, João Luiz da Mota de; Manual de direito europeu: o sistema institucional, a ordem jurídica e o ordenamento económico da União Europeia, Coimbra, Coimbra Editora, 2010. MARQUES, Maria Manuel Leitão, SOARES; Goucha, Concorrência. Estudos, Coimbra, Almedina, 2006. SILVA, Miguel Moura, Direito da Concorrência, Uma Introdução Jurisprudencial, Almedina, Coimbra, 2018. SILVA, Miguel Moura, O abuso de posição dominante na nova economia. Coimbra, Almedina, 2010.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria