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Disciplina Morfofisiologia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Morfofisiolofia II enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Ciências Biológicas Exatas. Na sequencia de Morfofisiologia I, a presente UC tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões da Anatomia e Fisiologia. Estes conhecimentos são determinantes para o sucesso na UC Fisiologia do Exercício (2º Semestre) e para o conhecimento das alterações fisiológicas, funcionais e orgânicas decorrentes da prática de diversos tipos de exercício/atividade física.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo Programático (CP)1. Sistema Nervoso Os neurónios e as células da glia; a comunicação nervosa; neuroplasticidade Sistema nervoso central: Organização geral e Barreiras de Proteção Sistema nervoso periférico: Organização geral; Sistema sensorial somático e visceral; Sistemas propriocetivo e autónomo; Plexos nervosos; Vias aferentes e eferentes; Transdução sensorial CP2.  Sistema Endócrino Sistemas homeostáticos de controlo e regulação Sinalização hormonal endócrina, neuro-endócrina, parácrina e autócrina Glândulas endócrinas, exócrinas e mistas Concentração plasmática de hormonas, interação hormona-recetor e mecanismos de ação hormonal Órgãos endócrinos: características, regulação e ação hormona CP3. Sistema  Urinário Rins e vias urinárias Morfofisiologia do nefrónio Formação da urina e controlo humora CP4.  Sistema Imune Principais constituintes e organização morfosiológica Sistema imune inato Sistema adquirido Vias de sinalização imunológica    
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes aos princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia dos diferentes aparelhos e sistemas. Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1) identifiquem a estrutura dos aparelhos e sistemas abordados, aplicando a terminologia adequada; OA2) compreendam, analisem e identifiquem o funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;  OA3) adquiram as bases fundamentais para a plena compreensão de UCs subsequentes, incluindo a Fisiologia do Exercício.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    -Brooks, GA., Fahey, TD., &  Baldwin, K.M. (2004). Exercise physiology: Human bioenergetics and its applications Vol 1. Kindle Direct Publishing. -Brooks, GA., Fahey, TD., &  Baldwin, K.M. (2004). Exercise physiology: Human bioenergetics and its applications Vol 2. Kindle Direct Publishing. -Farrel, P.; Joyner M.; Caiozzo, V. (2012). ACSM's advanced exercise physiology, 2nd edition. Philadelphia: Wolters Kluwer. -Guyton, AC & Hall, JE (2021). Tratado de Fisiologia Médica (14th ed). Elsevier. -Powers, SK., Howley, ET., & Quindry, J. (2024) Exercise Physiology. Theory and application to fitness and performance (12th ed). McGraw-Hill Education. -Kenney, L.W., Wilmore, J., & Costill, D. (2024) Physiology of Sport and Exercise. (9th ed). Human Kinetics Publishers.  
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