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Disciplina Geologia e Geomorfologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução de conceitos essenciais no contexto da geologia e geomorfologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Geologia. 1.1 Introdução e conceitos básicos 1.2 Geologia como Ciência e Profissão 2. A Terra dinâmica. 2.1 O Planeta Terra: estrutura interna e composição 2.2 Ciclo das Rochas e seu enquadramento geotectónico 3. As rochas. 3.1 Diferentes grupos de rochas: sedimentares, metamórficas e ígneas 3.2 Processos de formação dos diferentes tipos de rochas Importância dos diferentes tipos de rochas e suas implicações na gestão dos riscos geológicos 4. A matéria mineral. 4.1 Conceitos básicos: mineral, cristal, estrutura cristalina e elementos constituintes 4.2 A geodinâmica externa 5.1 A dinâmica das vertentes 5.2 A dinâmica fluvial 5.3 A dinâmica eólica 6. Os processos morfogenéticos 6.1 A complexidade dos sistemas naturais 6.2 Diversidade de agentes intervenientes 6.3 A multi-conjungação dos diversos fatores 7. A dinâmica do território e a atuação antrópica 7.1 O homem como fator e agente 7.2 Atividade antrópica e gestão do território.
  • Objetivos

    Objetivos

    Estudo das principais propriedades das rochas e das características geológicas dos maciços visando a resolução de problemas de engenharia e do meio ambiente decorrentes da interação com atividades humanas. Previsão de acidentes geológicos com vista à sua prevenção ou mitigação. Introdução de conceitos fundamentais, métodos e práticas de geologia e conhecimento de processos geomorfológicos que permita a aquisição das seguintes competências: compreender a origem, a constituição genérica e a dinâmica de evolução da Terra. Conhecer, saber caracterizar e identificar os principais tipos de minerais e rochas, incluindo os processos da sua formação e da alteração dos maciços rochosos. Conhecer e saber definir os parâmetros caracterizadores dos solos, bem como os processos de reconhecimento e prospeção geológica e geotécnica. Entender a dinâmica da água superficial e subterrânea. Interpretar e compreender os processos geomorfológicos que atuam na terra e que estão ligados a fatores de risco natural.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sempre que adequado, as metodologias de suporte ao processo de ensino - aprendizagem são centradas no estudante: no desenvolvimento da sua autonomia, seja ao nível da aquisição seja ao nível da aplicação dos conhecimentos. Neste contexto, os estudantes serão frequentemente encorajados a realizar um conjunto de trabalhos práticos (individuais e em grupo).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cockell, C. (2008). An introduction to the Earth-Life System, 2th Edition. The Open University and Cambridge Univ. Press, Cambridge, United Kingdom, 319 p. Costa, J. B. (2014). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. 13ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 196 p. Deer, W.A.; Howie, R.A.; Zusman, J. (2014). Minerais constituintes das rochas - uma introdução. 5ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 727 p. Genske, D. D. (2024). Engineering Geology: An Introduction. Springer Nature. Grotzinger, J.; Jordan, T. H. (2014). Understanding Earth. 7th Edition. W. H. Freeman and Company, New York, 650 p. McGuire, L. A., Ebel, B. A., Rengers, F. K., Vieira, D. C., & Nyman, P. (2024). Fire effects on geomorphic processes. Nature reviews earth & environment, 5(7), 486-503.  
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