-
Apresentação
Apresentação
O objectivo geral é o de realçar a importância de características como a acessibilidade e a usabilidade na área da concepção de media digitais interativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP452-7301
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Avaliação informal de sítios web com o propósito de motivar os alunos para o estudo das questões da acessibilidade e da usabilidade de media digitais interativos a. Introdução informal de procedimentos, métricas e instrumentos para a aferição da usabilidade de sítios web b. Aferição da usabilidade de sítios web c. Interpretação dos resultados obtidos e elaboração informal de recomendações 2. Acessibilidade a. Acessibilidade na Europa b. Acessibilidade no Mundo c. Dos conceitos fundamentais a media digitais interativos acessíveis 3. Usabilidade a. Conceitos fundamentais b. Das normas às consequências 4. A acessibilidade e a usabilidade nos processos de concepção de media digitais interativos a. Processos de concepção centrados nos utilizador b. Outros processos de concepção 5. Avaliação formal de sítios web
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos específicos são: Perceber o que é a acessibilidade e como é que ela pode ser abordada e melhorada; Perceber o que é a usabilidade e como é que ela pode ser abordada e melhorada; Promover a acessibilidade e a usabilidade como características a ter em conta nos processos de concepção de media digitais interativos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A uniddae curricular segue um padrão de aprendizagem ativa e baseada em projetos. Os momentos expositivos são raros. Existe uma trabalho autonomo e muita critica entre pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Tullis (2008) Measuring the User Experience: Collecting, Analysing, and Presenting Usability Metrics, Morgan Kaufman
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não