-
Apresentação
Apresentação
"Política e Comunicação I: Conceitos, Teorias e Debates em Torno dos Media e da Mediatização da Política" visa habilitar os alunos a reflectir em profundidade sobre a mediatização da política, e o papel dos media na contemporaneidade e o seu impacto nas democracias ocidentais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP290-15942
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Três conceitos: política, comunicação e comunicação política A comunicação política antes do fenómeno da mediatização O fenómeno da mediatização da política e as respectivas implicações Conceito e actores Mediatização da política, política representativa e ideais democráticos Três contextos histórico-políticos e três modelos gerais de explicação do alcance e dos efeitos dos media Quatro teorias actuais sobre o condicionamento do debate público pelos media Argumentos e debates em torno da natureza do impacto da televisão e da internet na cidadania democrática A crítica da televisão A defesa da televisão O elogio da internet A crítica da internet
-
Objetivos
Objetivos
Perceber as intersecções entre política e comunicação dos pontos de vista conceptual e histórico. Compreender o conceito de mediatização da política, as suas implicações básicas e os actores envolvidos. Conhecer as principais teorias sobre o alcance e os efeitos dos media. Compreender as principais posições e argumentos envolvidos nos debates contemporâneos sobre o contributo da televisão e da internet para a saúde das democracias ocidentais.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Sessões clássicas de exposição e esclarecimento de dúvidas, de presença obrigatória. A avaliação contínua terá em conta três elementos. Primeiro, uma frequência a meio do semestre (40%), seguida de uma sessão especial de correcção colectiva e feedback personalizado. Segundo, uma frequência no final do semestre (60%). Terceiro, um elemento de bónus ou penalização (+1 valor ou -1 valor na nota final) em função da assiduidade e pontualidade, por um lado, e, por outro, da atenção e participação nas aulas. A avaliação não-contínua consistirá num exame final abrangendo toda a matéria (100%). Condições especiais para alunos Erasmus: as aulas não são de presença obrigatória e a avaliação será efectuada através de um trabalho escrito em inglês, francês ou espanhol (tema e parâmetros a combinar com o Professor).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CARR, Nicholas - The shallows: what the internet is doing to our brains. New York: W. W. Norton & Company, 2011. COLEMAN, Stephen & BLUMLER, Jay G. - The internet and democratic citizenship: theory, practice and policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. CORREIA, João Carlos, FERREIRA, Gil Baptista & SANTO, Paula do Espírito (Eds.) - Conceitos de comunicação política. Covilhã: Livros LabCom, 2010. GARCÍA, Guillermo López, RÍOS, José Gamir & ORDAZ, Lidia Valera - Comunicación política: teorías y enfoques. Madrid: Editorial Sintesis, 2018. MCNAIR, Brian - An introduction to political communication. 6ª edição. Milton Park: Routledge, 2018. NORRIS, Pippa - A virtuous circle: political communications in postindustrial societies. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. SARTORI, Giovanni - Homo videns: televisão e pós-pensamento. Lisboa: Terramar, 2000. SUNSTEIN, Cass R. - #Republic: divided democracy in the age of social media. Princeton: Princeton University Press, 2018.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





