-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular pretende apresentar os fundamentos teórico-metodológicos para a compreensão dos fenómenos sociais e para uma intervenção profissional sustentada teoricamente, reflexiva e crítica. A unidade curricular permite, igualmente, a compreensão da complexidade conceptual do Serviço Social, através de uma abordagem da relação entre teoria e prática no quotidiano profissional, bem como, a aquisição de conhecimento teórico-operativo no domínio do Serviço Social. Privilegia a apresentação dos modelos teóricos e da metodologia de intervenção individualizada e com famílias. Trata-se de uma UC que se cruza e complementa com as UC de TMSSI e TMSSIII.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-7267
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - A Intervenção no Serviço Social 1.1 O processo metodológico da intervenção: características 1.2 Fases do processo metodológico: diagnóstico, programação, execução e avaliação 1.3 Técnicas de intervenção com pessoas e famílias: entrevista, observação e visita domiciliária (componentes metodológicas fundamentais). II - A intervenção Social com pessoas e famílias 2.1 A família contemporânea e a intervenção social 2.2 Especificidades e desafios da intervenção com pessoas e famílias 2.3 Práticas colaborativas de intervenção social: a família como parceria da ação e como prestadora e geradora de recursos sociais 2.4 A mediação familiar como estratégia de intervenção 2.5 A intervenção comunitária na prática do Serviço Social
-
Objetivos
Objetivos
O1. Conhecer os instrumentos teóricos para análise da realidade e enquadramento do Serviço Social, de acordo com as diversas abordagens preconizadas; O2. Analisar e aplicar os modelos de intervenção social adaptados à intervenção individual e com famílias; O3: Entender a pessoa de forma holística e na interligação entre a dimensão individual e coletiva; O4: Entender a família enquanto sistema social na sua diversidade de funções e tipologias; O5: Compreender os procedimentos metodológicos da intervenção social com indivíduos e famílias; O6: Apreender as principais técnicas e instrumentos do serviço social individualizado e com famílias; O7: Compreender a importância das competências e habilidades profissionais vinculadas ao Serviço Social com indivíduos e famílias e sua aplicabilidade; O8: Analisar critica e reflexivamente a intervenção social nos domínios individuais e familiares
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas seguem uma metodologia ativa, com incentivo à procura de conhecimento, promovem a autonomia do/a estudante, estimulam o debate, promovem a exposição das suas opiniões, aumentando o espírito crítico. Priveligia-se ainda, uma aproximação à comunidade, através de aulas abertas com profissionais convidados, da área do Serviço Social, experiências fora da sala de aula. O objetivo é envolver mais o/a estudante no seu processo de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaro, S. (2015). Visita Domiciliária: teoria e prática. Porto editora. Carvalho, M. I. (coord). (2015). Serviço Social com famílias. Pactor. Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2015). Diagnóstico Social Teoria, Metodologia e Casos Práticos. Edições Sílabo. Santos, C. M. Backx, S, & Guerra, Y. (2017) A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Cortez. Robertis, C. (2021). Metodologia de Intervenção em Trabalho Social. Porto Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não