filmeu

Disciplina Ilustração Digital II

  • Apresentação

    Apresentação

    Tendo por base os conhecimentos adquiridos em Ilustração Digital I, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar os conceitos e ensinamentos abordados assim como explorar novas técnicas numa postura mais experimental. Pretende-se que os estudantes ganhem autonomia e espírito crítico e criativo para propor e desenvolver soluções alternativas e originais para o desenvolvimento de ilustrações digitais e de elementos gráficos a usar na criação de videojogos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Repensar o estilo gráfico de um videojogo mantendo a coerência entre conceito, jogabilidade e grafismo. 2. Utilizar materiais ou fontes de inspiração alternativas para definição do estilo gráfico de um videojogo. 3. Criatividade e Inspiração: desenvolvimento de conceitos de assets, personagens e ambientes para videojogos. 4. Ilustração Digital para videojogos, dos mockups a sprites, das animações aos restantes elementos gráficos de um videojogo.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Dando continuidade à Unidade Curricular de Ilustração Digital I, pretende-se: Promover a aplicação e o desenvolvimento de conhecimentos estéticos e técnicos em simultâneo com a exploração da Ilustração Digital em campos mais abrangentes, alternativos e artísticos. Potenciar a exploração de diferentes tipos de técnicas de ilustração e estilos gráficos que se mostrem diferenciadores e, ao mesmo tempo, adequadas e coerentes em resposta aos projectos a desenvolver, potenciando o estilo gráfico como um elemento comunicante e diferenciador do videojogo. Que os discentes adquiram a autonomia para criar todos os elementos gráficos constituintes de um videojogo, do esboço (concept art) à concretização de sprites.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albers, J. (1994). La interacción del color. Alianza Forma. Arnheim, R. (1989). Arte e perceção visual: Uma psicologia da visão do criador. Livraria Pioneira. Barbosa, C. (2004). Manual prático de produção gráfica. Principia. Campbell, A. (2000). The designer’s lexicon: The illustrated dictionary of design, printing, and computer terms. Chronicle Books. Caplin, S., & Banks, A. (2003). The complete guide to illustration. The Ilex Limited.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação contínua
    O regime de avaliação nesta unidade curricular é o da avaliação contínua, compreendendo o acompanhamento atempado dos exercícios propostos para poder perceber a evolução dos estudantes ao longo do semestre. Exercícios e propostas que não forem maioritariamente acompanhados presencialmente no decurso do semestre não serão avaliados. Irão ocorrer momentos de discussão colectiva sobre resultados obtidos à UC, onde se poderão aferir a adequação das práticas empregues pelos discentes. A avaliação contínua integra a ponderação dos seguintes componentes:

    • Exercícios individuais que se estendem das horas de contacto ao trabalho de casa e respectiva discussão = 20%
    • Proposta de Trabalho 1 = 30%
    • Proposta de Trabalho 2 = 40%
    • Trabalho efectivo realizado e empenho do estudante = 10%

    Avaliação em época de exame de recurso e melhoria da nota:
    O estudante que não obtiver frequência à UC ou quiser fazer melhoria da nota terá de inscrever-se para ir a exame de recurso. Este exame é de carácter prático e tem a duração de 2h.

     

    Avaliação em época especial
    Apenas têm acesso a esta época os estudantes que se encontrem em regime especial de frequência (conforme descrito no Regulamento Geral de Avaliação e o Regulamento Pedagógico da Universidade Lusófona). Os estudantes nestas condições devem contactar o docente da UC, até ao início da época especial de avaliação e inscrever-se para ir a este exame. Este exame é de carácter prático e tem a duração de 2h.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios