-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular "Tópicos Emergentes em Neuropsicologia Clínica" visa capacitar os estudantes para identificar e abordar os desafios contemporâneos na neuropsicologia clínica, desde questões sociais e de saúde até inovações tecnológicas. Através de uma abordagem prática e interativa, os alunos exploram temas como políticas públicas, avanços tecnológicos e práticas baseadas em evidências, enquanto desenvolvem competências para planejar e executar projetos comunitários inovadores na área da neuropsicologia clínica, contribuindo assim para a resolução de problemas em múltiplos níveis - individual, comunitário e político.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6819-25475
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Tópicos emergentes em Neuropsicologia - Seminários Temáticos 1: Desafios Societais Atuais (exemplo: políticas públicas e desigualdade no acesso à neuropsicologia) - Seminários Temáticos 2: Desafios Emergentes na Saúde (exemplo: oncologia, doenças cardiovasculares e infeciosas) - Seminários Temáticos 3: Desafios associados à Inovação Tecnológica (exemplo: realidade virtual, a emergência da neuropsicologia computacional e inteligência artificial) - Seminários Temáticos 4: Avanços recentes na prática baseada em evidência na Neuropsicologia Clínica CP2. Projetos Comunitários em Neuropsicologia - Desenho e planeamento de projetos comunitários inovadores num tópico emergente - Estratégias de avaliação de impacto em projetos comunitários
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar fenómenos emergentes e desafios com reconhecido ou previsível impacto no campo de atuação da neuropsicologia clínica OA2. Conhecer o papel do neuropsicólogo na resolução de fenómenos emergentes em múltiplos níveis (individual, comunitário, políticas públicas) OA3. Planificar um projeto num tópico emergente (a atribuir pelo docente) na área da neuropsicologia clínica, incorporando estratégias de avaliação de resultados e baseadas na evidência.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Elaboração de poster científico com sessão de Q&A virtual (plataforma Padlet) dinamizada pelos estudantes. Experimentação de metodologias de avaliação e intervenção inovadoras na área da neuropsicologia (neuromodulação, biossensores e realidade virtual). Aprendizagem ativa e autónoma, com dinâmicas práticas de suporte ao desenvolvimento de projeto comunitário. Articulação com organizações públicas, privadas e sociais da região para desenvolvimento de proposta de projeto comunitário.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Choi, J. M., & Murphy, J. W. (2021). Community-based service delivery: Theory and implementation. Routledge. Kane, R. L., & Parsons, T. D. (2020). The role of technology in clinical neuropsychology. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780190234737.001.0001 Santos, F., Salvado, J.C., Carvalho, I.L. & Azevedo, C. (2016). Manual para Transformar o Mundo. Da visão inspiradora ao sucesso da iniciativa de impacto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação
No âmbito desta UC serão desenvolvidos dois produtos de avaliação:
- Poster Científico
Será atribuído a cada estudante um artigo científico sobre um tema emergente na área da neuropsicologia. O estudante deverá ler e analisar criticamente o artigo, produzindo um poster científico sobre o mesmo. O poster deverá ser submetido na plataforma Padlet e os estudantes deverão utilizar essa plataforma para colocar questões sobre os pósteres submetidos no seu painel temático e responder às questões sobre os seus trabalhos. Será ainda dinamizada uma sessão formal de Q&A onde os estudantes deverão responder a questões dos docentes sobre os pósteres desenvolvidos.
- Proposta de Projeto Comunitário
Os estudantes deverão desenvolver em grupo uma proposta de projeto comunitário na área da neuropsicologia clínica direcionado a uma instituição identificada pelos docentes. Os estudantes terão oportunidade de visitar a instituição, efetuar uma análise de necessidades e recursos disponíveis e, em sequência, desenvolver uma proposta de projeto. A proposta será desenvolvida em grupo através do preenchimento de um formulário disponibilizado pelos docentes. A proposta deverá ser submetida em formato PDF via Moodle e será efetuada uma apresentação da proposta em formato pitch, seguida de uma sessão de Q&A com questões individuais para os elementos de cada grupo.
A avaliação de cada um destes produtos será organizada em duas componentes de avaliação:
Componente 1. Avaliação Individual (60%)
- Poster Científico (15%)
- Participação na Sessão de Q&A sobre Poster Científico (20%)
- Participação na Sessão de Q&A sobre Projeto Comunitário (25%)
Componente 2. Avaliação de Grupo (40%)
- Desenvolvimento de uma proposta de projeto comunitário em grupo no domínio da neuropsicologia clínica (30%)
- Apresentação oral em formato pitch do projeto comunitário (10%)
Outra Informações
- As apresentações orais e sessões de Q&A serão desenvolvidas perante todos os estudantes, de forma a utilizar este procedimento de avaliação como momento de discussão e aprendizagem.
- Esta unidade curricular funcionará em modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, implicando a presença em 75% das aulas (exceto nas exceções previstas no Regulamento de Avaliação).
- A classificação em cada uma das componentes de avaliação não poderá ser inferior a 9.5 valores. Os estudantes com uma nota inferior a 9.5 valores terão acesso a um exame em que devem: (1) ler e interpretar um artigo científico sobre um tema emergente na área da neuropsicologia; (2) elaborar uma breve proposta de projeto de intervenção comunitária no domínio da neuropsicologia, com base num problema social facultado pelo docente.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




