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Apresentação
Apresentação
A UC de Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde tem por objetivo dotar os/as estudantes de ferramentas que lhes permitam uma correta aplicação em contexto prático dos conhecimentos adquiridos nas UC lecionadas ao longo do primeiro ano de mestrado. Disponibiliza aos/às estudantes um acompanhamento permanente no decorrer da realização dos seus estágios académicos, desenvolvendo em contexto de sala de aula atividades que vão desde a formulação de casos à proposta e implementação de intervenções, no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde, considerando as características das instituições de acolhimento dos respetivos estágios, bem como o seu público-alvo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP785-14572
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Regulamento do estágio, definição das funções do/a estagiário/a, ética e deontologia Elaboração do projeto de estágio Treino de competências de comunicação (observação e implementação; psicólogo/a-cliente; psicólogo/a-equipa) Apresentação das atividades supervisionadas e casos práticos com integração de fundamentação teórica em Psicologia Clínica e da Saúde Prática de avaliação e diagnóstico em Psicologia Clínica e da Saúde Elaboração de estudos de caso Formulação de propostas intervenção ou de prevenção Avaliação da eficácia das intervenções implementadas Relatórios de estudo de caso Elaboração do Portefólio de Estágio
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Objetivos
Objetivos
A UC tem por objetivo oferecer uma experiência institucional na área da Psicologia Clínica e da Saúde, de modo a proporcionar aos/às estudantes uma prática supervisionada que esteja de acordo com os conhecimentos adquiridos nas UC anteriores. Pretende igualmente proporcionar aos/às estudantes treino no diagnóstico, avaliação, implementação de programas de tratamento ou prevenção e avaliação dos resultados. Tem ainda por objetivo o ensino da integração em equipas multidisciplinares. A conceptualização, desenvolvimento e concretização de um projeto de estágio numa instituição, supervisionados em reunião, permite aos/às estudantes obter a integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos, podendo, desta forma, apurar competências que conduzirão a uma intervenção eficaz nas organizações onde venha a trabalhar.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas e demonstrativas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychiatric Association. (2022). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed., text rev.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425787 Barlow, D. H. (Ed.) (2021). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual (6th edition). Guilford Press. Barnhill, J. W. (2018). DSM-5: Casos clínicos. Climepsi Editores. Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Regulamento nº 898/2024 (14 de Agosto de 2024) Eells, T. D. (Ed.) (2022). Handbook of psychotherapy case formulation (3rd ed.). Guilford Press. Jones-Smith, E. (2020). Theories of counseling and psychotherapy: An integrative approach (3rd edition). Sage.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não