A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Laboratório de Competências Clínicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Ao longa da UC serão adotadas propostas transteóricas e integrativas da psicoterapia, bem como modelos interpessoais focados no desenvolvimento pessoal do/a terapeuta e nas competências clínicas para o estabelecimento, manutenção e reparação da aliança terapêutica. Procurar-se-á proporcionar uma discussão e reflexão crítica estruturante do pensamento clínico e da capacidade de pensar a prática clínica de forma ajustada às especificidades do caso e do setting (e.g., cliente, problemática, recursos), responsivamente. De modo a facilitar o treino destas competências serão implementadas modalidades de treino de competências com recurso à: visualização de vídeos de (excertos de) sessões de psicoterapia, análise de vinhetas clínicas, elaboração de formulações de caso e realização de encenações de caso em sala de aula ou videogravadas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Perspectiva histórica da intervenção psicológica e da psicoterapia na psicologia clínica A eficácia da psicoterapia Do modelo único aos fatores comuns Integração técnica e supra-paradigmática CP2. Mudança em psicoterapia Momentos de inovação e ambivalência face à mudança terapêutica A desistência em psicoterapia CP3. A relação terapêutica como elemento de intervenção e fator de mudança Aliança terapêutica: ruturas na aliança e estratégias de resolução Empatia, alteridade e competência multicultural CP4. Competências transversais e competências e intervenções focadas no afecto Microcompetências em psicoterapia Construção e gestão da aliança e relação terapêutica Escuta e organização das dimensões narrativas e afetivas CP5. História clínica e formulação de caso A entrevista clínica Planeamento, monitorização e avaliação do processo terapêutico Elementos, procedimentos e tomadas de decisão CP6. Desenvolvimento pessoal e competências metacognitivas do/a terapeuta
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem (OA) são: (OA1) Discutir criticamente os conceitos e a evidência empírica em torno da eficácia e sucesso terapêutico dos fatores comuns e da complementaridade técnica e teórica (OA2) Pensar criticamente os processos de mudança psicológica e ambivalência (OA3) Refletir aprofundadamente sobre as dinâmicas inerentes à aliança e relação terapêutica e desenvolver estratégias para a sua construção e manutenção (OA4) Desenvolver o autoconhecimento relativamente às características individuais relevantes para a prática clínica (OA5) Refletir acerca da interceção entre as facetas pessoal, conceptual e técnica das competências clínicas (OA6) Desenvolver competências metacognitivas para refletir criticamente e monitorizar a qualidade da relação e o progresso terapêuticos (OA7) Desenvolver um repertório comportamental, relacional e comunicacional de competências macro e micro ajustadas às especificidades de uma relação de ajuda (OA8) Treinar a formulação clínica de caso
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objetivos e conteúdos da UC, incluindo: treino e reflexão crítica em torno das competências clínicas de estabelecimento, manutenção e reparação da relação e da aliança terapêuticas; autorreflexão e feedback qualitativo entre pares; enfâse na participação ativa e na reflexão e discussão conjuntas; e, recurso a exemplos de casos clínicos reais e ficcionais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cochran, J. L., & Cochran, N. H. (2020). The heart of counseling: Practical counseling skills through therapeutic relationships (3rd edition). Routledge: Taylor & Francis, Ltd. Ivey, A., Ivey, M., & Zalaquett, C. (2018). Intentional interviewing and counseling: Facilitating client development in a multicultural society (9th edition). Nelson Education. Norcross, J. C., & Lambert, M. J. (2019). Psychotherapy relationships that work: Evidence-based therapist contributions (Volume 1, 3rd edition). Oxford University Press. Norcross, J. C., & Lambert, M. J. (2019). Psychotherapy relationships that work: Evidence-based therapist responsiveness (Volume 2, 3rd edition). Oxford University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios