Graus
-
LicenciaturaLicenciatura em Artes Plásticas - Escultura
-
MestradoMestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas
-
DoutoramentoDoutoramento em Arte e Design
Publicações
Magazine article
- 2013-07-06, Embankment #6, Cadernos de Curadoria / Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
- 2009-06-01, Sobre uma experiência temporal precisa: Embankment #4, VOCA
Journal issue
- MEDIA-BODIES: MATTER AND IMAGINARY
- "Dead link: mediações das práticas artísticas /// Dead link: mediations of artistic practice"
- Mácula
Journal article
- 2022, SOOPA: Que som é aquele?, Revista de História da Arte. Série W,
- 2020, Counter-Devices of Moving Image: The Werner Nekes Collection, Journal of Science and Technology of the Arts
Thesis / Dissertation
- 2016, PhD, FANTASMAGORIAS - A imagem em movimento no campo das artes plásticas
- 2008, Master, O Ecrã - operatividade de um dispositivo no território dos poéticos artistas contemporâneos
Book
- 2012, Embankment #8, 1, Mire, Maria; Saldanha, Jonathan; Castro, Aida, Fundação Cidade de Guimarães
Book chapter
- 2020, In SARA & ANDRÉ (eds.) — Inquérito a 263 artistas (Edição Especial). Lisboa: Contemporânea, 2020. ISBN 978-989-53046-0-8
- 2019, Aparatos disruptivos: a imagem em movimento e os dispositivos artísticos, In OLIVEIRA, Anabela Branco et al. (eds.) — O Cinema e Outras Artes II: Diálogos e Inquietudes Artísticas., Covilhã: LabCom.IFP / Universidade da Beira Interior
- 2017, Comunicado: Embankment #9. In Ao Monte., Ao Monte. , Edicões Escarpa
- 2014, Um corpo empático às imagens: notas sobre o dispositivo cinematográfico, Este corpo que me ocupa , BUALA
- 2010, Opacidade e transparência, Antena 4, 1, Fundação de Serralves
Edited book
- 2013, 1, NAi / i2ADS
- 2010, 1, Fundação de Serralves
Newsletter article
- 2010, Violência opaca, Encontros Videográficos: Fernando José Pereira
- 2010, Resistência à espera, Encontros Videográficos: Cristina Mateus
- 2010, De um vermelho vivo, Encontros Videográficos: João Sousa Cardoso
Conference paper
- O Ecrã: a operatividade da moldura e a sua diluição no campo da imagem em movimento, Avanca Cinema 2012
- O Cinema Expandido e os Espectáculos de Fantasmagoria, Avanca Cinema 2013
- As fantasmagorias da técnica: uma arqueologia aos dispositivos da imagem em movimento, IX Encontro Anual da AIM
Conference abstract
- 2017, Aparatos disruptivos: a imagem em movimento e os dispositivos artísticos, Encontro Internacional, O Cinema e as outras Artes
- 2013, Mobilizing the body through the movement of images, On Cinema 2013
- 2005, Private Rhythms, UIA 2005 Istanbul - XXII World Congress of Architecture
Exhibition catalog
- 2020, Mulheres artistas docentes: 1970-2019. Porto: FBAUP (e-book), ISBN 978-989-98284-4-5
- 2013, "Laboratório de Curadoria / Curators' Lab - o livro". Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura [Catálogo], Guimarães
- 2008, “Projecto Informal”. Laboratório das Artes / Sociedade Martins Sarmento [Catálogo], Guimarães
- 2007, "Deslocações", Braga Parque [Catálogo], Braga
- 2005, "VídeoLisboa – 5º Festival Internacional de Vídeo". Clube Português de Artes e Ideias / Fórum Lisboa [Catálogo], Lisboa
Artistic exhibition
- 2020, Playlist #44: Aida Castro e Maria Mire, curadoria de Nuno Ramalho
- 2007, “PACK”, Exposição Colectiva, Reitoria da Universidade do Porto, Porto
- 2007, “Empty Spaces”, Cinema e Imagem em Movimento no Ar.Co, Galeria ArteContempo, Lisboa
- 2005, "Empty Spaces", VídeoLisboa – 5º Festival Internacional de Vídeo, Secção PT.RAMA, Fórum Lisboa, Lisboa
- 2005, "Empty Spaces", VideoEvento 2005 - Festival di nuove immagini e dei new media, Torino (Itália)
- 2005, "Empty Spaces", Festival d’Images Artistiques Vidéo – 5e édition. Centre d’Art Santa Mónica, Metròmon – Fundació Rafael Tous d ´ Art Contemporani, Barcelona (Espanha)
- 2005, "Bride and halo", LisboaPhoto 2005, “A Imagem Cesura”, Programa Paralelo, Ar.Co. Lisboa
- 2005, "Bride and halo", ArteLisboa – Feira de Arte Contemporânea, Galeria Cubic, Lisboa
- 2004, “Exposição de Verão”, Ar.Co., Almada
Visual artwork
- “Urban Panopticon”, Encontro Internacional “Michel Foucault: Lei, Segurança e Disciplina – Trinta anos depois de Vigiar e Punir”, Instituto Franco-Português, Lisboa
- “Monitor”, Exposição Colectiva, PêssegopráSemana, Porto
- “Espólio Revisitado #3”, Colectivo Embankment, The Rescue Of The Effects - Notes for a Theory of the Reader, General Public, Berlim (Alemanha)
- “Espólio Revisitado #2”, Colectivo Embankment, Projecto I.M.A.N, Casa das Artes, Famalicão
- “Empty Landscapes”, Deslocações, Braga Parque, Braga
- “CCTV”, Para a Internidade..., Institut Français du Portugal, Lisboa
- “A tragédia - parte 1”, DAD – Proposta I, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
- VULCANISMO, Instalação vídeo de Aida Castro e Maria Mire, para a exposição “onde nasce a liberdade” no Espaço MIRA, 2021.
- VAGALUME, Instalação de Aida Castro e Maria Mire para Ágora-Bienal da Maia 2021.
- Usar o ponto cego para fazer desaparecer o sol, Oficinas do Convento / BREVE MENTE: Galeria de Rua
- Objecto Óptico I e II - Exposição colectiva "Is a Bone a Stone?". Lisboa: Museu Geológico Porto: Galeria do Sol
- LANTERNAS - Projecções num espaço pré-museológico [CINEMAS 6]
- I IDEIA DE CORRESPONDÊNCIA //// II UM PEQUENO INQUÉRITO //// III FOI DESTRUÍDA NUM INCÊNDIO //// IV NÃO TEMOS UM PRAZO. 4 frases e 4 vídeos depositados online para responder a Inquérito a 471 artistas, de Sara & André, uma edição da revista Contemporânea, 2020.
- Exposição Dentro — Intervenção artística, de Daniel Moreira e Rita Castro Neves [Aida Castro & Maria Mire] — Lisboa: Museu Nacional de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa, 2019.
- Embankment #9 / Ao Monte, Maus Hábitos,
- Dead Link (video, HD, cor, s/som, loop), apresentado a convite de Nuno Ramalho no contexto de Playlist #44, 2020.
- Ao Monte - Exposição final [apresentação do livro de artista "Embankment #9"] Maus Hábitos
- 793 (sítio-mapa) | 3a Edição da TRAÇA - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares [Programa de Inês Sapeta Dias] — Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca, 2020
- "Viajantes Ópticos 2018-2023" in Guardar os Olhos no Bolso / Inland Journal: uma exposição e 35 edições. Curated by Eduardo Matos and André Cepeda. At Atelier-Museu Julio Pomar, Lisboa. 2023.
- "Na Noite Desaparecida", Filme Colectivo, CINEMAS 1, i2ADS - FBAUP, Porto
- "MEMÓRIA ELECTRÓNICA // ELECTRONIC MEMORY". Curated by João Fonte Santa. ZARATAN, Lisboa, 2022.
- "Embankment #8", Curators' Lab: Documentação e Discurso, Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
- "Embankment #6", Espaço Campanhã, Porto
- "Embankment #5", ciclo de exposições “Para a Internidade...”, Instituto Franco-Português, Lisboa
- "Embankment #4", Exposição Colectiva “Projecto Informal”, Sociedade Martins Sarmento, Guimarães
- "Embankment #2 e #3", Monitor II, PêssegopráSemana, Porto
- Sonoplastia para uma exposição, intervenção na exposição DENTRO de Rita Castro Neves e Daniel Moreira, na sala do laboratório de química analítica do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, 2019.
Curatorial / Museum exhibition
- 2010, ANTENA 4: Embankment #7, curated by Aida Castro, Jonathan Saldanha e Maria Mire. Programa de exposições itinerantes da Fundação de Serralves.". In ANTENA 4: Embankment #7.
- 2006, Hostilidades Videográficas [Ciclo Destruição] Curadoria, em colaboração com Catarina Marto [mostra de trabalhos de vídeo, performance e instalação ]Lisboa: Espaço O Monte
- 2001, Projecto ¿Pattern¿ ¿ Curadoria, em colaboração com Jonathan Saldanha e Lia Vaz Saleiro. Maus Hábitos
Other output
- 2023, CLANDESTINA , Documentário / longa metragem / 83´ Produção: TERRATREME FILMES
- 2020, PARTO SEM DOR , Documentário / curta metragem / 21’
- 2020, Realização do ensaio visual para a performance “Superintensiva/Terra Batida”, de Marta Lança, Alkantara Festival / TEATRO SÃO LUIZ Lisboa
- 2009, “Signos #1”. Identidades / Gesto - Cooperativa Cultural [DVD], Porto
- 2006, Realização e imagem do projeto audiovisual para o espetáculo “BMX” de Bruno Alexandre, Escola Superior de Dança, Lisboa
- 2006, Realização do videoclip do álbum “Most People Have Been Trained To Be Bored”, de Gustavo Costa, SOOPA, Porto
- 2006, Imagem do documentário “Case Study #1 - atelier RE.AL”, de João Fiadeiro, RE.AL/ Ar.Co