"(...) a minha integração foi feita de pequenos momentos, mas que todos contribuíram. Eu senti-me cada vez mais em casa, na universidade."
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Diogo Ferreira
Licenciatura em Engenharia Informática
Licenciatura em Engenharia Informática
Quando comecei a pensar em candidatar-me ao ensino superior, uma das experiências que mais me ajudou a tomar uma decisão foi a participação nos dias abertos da Universidade. Portanto, visitar o espaço, falar com os professores e com os meus colegas, estudantes, e assistir às sessões de apresentação dos cursos e as suas atividades. Isso dá-te uma noção muito mais clara do ambiente académico e podemos saber o que esperar, mais ou menos, da Universidade em si.
Acho que para quem está nesta fase de indecisão, os dias abertos são extremamente importantes. Ajudam a perceber se é aquele o sítio certo, não só pelo curso, mas também pela atmosfera e pelos valores da Universidade. Lembro-me perfeitamente do meu primeiro dia na universidade.
Foi uma mistura de nervosismo, um bocado de entusiasmo e curiosidade. Senti-me um pouco perdido, o que é normal, portanto, não precisam ter medo. E bastante motivado para começar uma nova etapa na minha vida.
Tinha muitas expectativas, queria conhecer pessoas novas, aprender coisas novas e, finalmente, começar um percurso académico. Depois, iria mais tarde, transformar num percurso profissional. Algo que dou bastante também foram os serviços académicos, como o SIGA, e o secretário de curso, que estão sempre disponíveis para tirar dúvidas a qualquer horário e sobre qualquer situação. Portanto, se precisarem de alguma coisa, desde informações sobre o curso, como até como algumas disciplinas funcionam ou atividades, eles estão sempre disponíveis para ajudar.
E, claro, as atividades de acolhimento tinham um papel fundamental para além de serem divertidas e descontraídas na sua maioria, ajudavam-te a fazer amizades mais tarde e iam-te ajudar não só a nível pessoal, social, mas como também no teu percurso académico, nos trabalhos de grupo e etc.
Portanto, no fundo, a minha integração foi feita de pequenos momentos, mas que todos contribuíram. Eu senti-me cada vez mais em casa, na universidade.