filmeu
licenciatura-engenharia-informatica-lisboa

Licenciatura Engenharia Informática

Lisboa
O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona forma licenciados capazes de assumir posições de destaque em projetos de engenharia informática ou equipas de desenvolvimento e consultadoria, na área da engenharia dos sistemas de ... Ler mais

Partilhar

Email

GrauLicenciatura Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona forma licenciados capazes de assumir posições de destaque em projetos de engenharia informática ou equipas de desenvolvimento e consultadoria, na área da engenharia dos sistemas de informação, assumindo pela sua formação e atitude papéis relevantes na geração de inovação e riqueza. Nesse sentido, os estudantes obtêm as competências adequadas à conceção, realização e manutenção de sistemas informáticos, programação de aplicações e de sistemas, desenho arquiteturas de computação e comunicações, gestão de sistemas de informação e de conhecimento, assim como à compreensão e resolução dos problemas associados.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação à seguinte prova:

    • 16 Matemática


    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
  • Destinatários

    Destinatários

    A Licenciatura em Engenharia Informática destina-se as estudantes que: - Pretendam adquirir fortes competências em Tecnologias de Informação e Comunicação - Procurem uma formação tecnológica avançada permanentemente adaptada à evolução das necessidades do mercado de trabalho, nas áreas de concepção, realização e manutenção de sistemas informáticos, programação de aplicações e de sistemas, desenho e arquitecturas de computação e comunicações e gestão de sistemas de informação; - Pretendam desenvolver o espírito empreendedor, obtendo competências para criar conceitos originais e transformá-los em produtos inovadores. - Pretendam adquirir capacidade prosseguir os estudos de Mestrado, nomeadamente em Engenharia Informática e Sistemas de Informação e eventualmente escolher uma carreira académica. Para ingressar nesta Licenciatura, os candidatos deverão: - Ser titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou de habilitação legalmente equivalente e respectiva prova de acesso; - Ter sido aprovados nas provas para Maiores de 23 anos.
  • Competências

    Competências

    O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona desenvolve perfis com fortes competências tecnológicas e humanas, de forma a potenciar aos seus licenciados um elevado grau de empregabilidade, ou o prosseguimento dos estudos de 2º ciclo com excelentes perspectivas de sucesso. Os licenciados em Eng.ª Informática têm assim a possibilidade de escolher diversas carreiras profissionais: - Analista Programador - Consultor na área das TI - Arquitecto de Soluções - Arquitecto/Administrador de Redes Nas seguintes áreas tecnológicas: - Desenvolvimento de Aplicações Empresariais - Desenvolvimento de Aplicações Móveis - Concepção e Gestão de Repositórios de Informação - Novos Paradigmas da Internet (Cloud Computing, Redes Sociais) - Gestão de Sistemas Informáticos - Etc..
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta licenciatura são os seguintes: 1. Fornecer um perfil profissional reconhecido no mercado, com fortes competências em Tecnologias de Informação e Comunicação, garantindo um elevado grau de empregabilidade e a possibilidade de prosseguir estudos de 2º ciclo com excelentes perspectivas de sucesso. 2. Garantir um ensino de excelência assente num corpo docente de qualidade, integrando especialistas e doutorados com elevado potencial pedagógico e actividade comprovada em investigação. 3. Dar acesso a estágios e formação em ambiente empresarial no decorrer do percurso académico, em colaboração com empresas líderes de mercado, potenciando níveis de qualificação profissional elevados antes da conclusão do curso. 4. Garantir a realização de Trabalhos Finais de Curso inseridos em projectos inovadores, pelo facto dos muitos dos seus docentes estarem agregados a Centros de Investigação reconhecidos, participar em projectos de I&D e desenvolver parcerias com o meio empresarial. 5. Desenvolver o espírito empreendedor dos alunos, através do Centro de Incubação de Empresas PLAY que apoia ideias de jovens empreendedores, pote
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Aceder a um estatuto profissional com elevado potencial de mercado, através de um perfil reconhecido com fortes competências tecnológicas e humanas, garantindo um elevado grau de empregabilidade e a possibilidade de prosseguir os estudos de 2º ciclo com excelentes perspetivas de sucesso.
    • Usufruir de um ensino de excelência assente num corpo docente de qualidade, integrando especialistas e doutorados com elevado potencial pedagógico e atividade comprovada em investigação.
    • Ter acesso a vários estágios e formações empresariais ao longo do curso, no âmbito das diferentes parcerias desenvolvidas pelo DEISI, potenciando a empregabilidade assim como um nível de qualificação elevado antes da conclusão do curso.
    • Poder efetuar o Trabalho Final de Curso inserido em projetos inovadores, pelo facto de uma maioria do seu corpo docente estar agregado aos Centros de Investigação da ECATI ou às empresas parceiras do DEISI.
    • Tirar partido do Centro de Incubação de Empresas PLAY, que garante apoio às ideias dos jovens alunos mais empreendedores, potenciando a sua transformação em empresas de sucesso.
    • Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    O curso de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Lusófona pretende formar o perfil profissional do engenheiro de aplicações, caracterizado pela capacidade de participar em grandes projetos de engenharia informática, integrando equipas de desenvolvimento de projetos, gerindo e mantendo sistemas de informação. O diploma apresenta ainda uma formação aprofundadada em domínios comuns às Engenharias, como a Física e a Matemática, e em domínios específicos das Ciências Informáticas, como a Metodologia da Programação, os Sistemas de Informação, as Redes de Comunicações, e a gestão, tanto de sistemas como de projetos. Os Licenciados em Engenharia Informática encontrarão situações de emprego na rede Europeia de organismos públicos e privados com necessidades de desenvolvimento, utilização, reorganização e modernização de sistemas de informação, nomeadamente: - em empresas vocacionadas para o desenvolvimento e comercialização de soluções baseadas em informática; - na integração e chefia de equipas informáticas em grandes empresas dos setores comerciais, industriais ou dos serviços; - em instituições ligadas ao setor público estatal ou privado, em particular na área dos serviços.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Existem incentivos tendentes a estabelecer continuidade nos percursos académicos, tais como a possibilidade aos alunos do 3º ano poderem obter ECTS do plano de estudos do Mestrado em Eng.ª Informática e Sistemas de Informação (MEISI) do mesmo Departamento, caso concluam o Trabalho Final de Curso (TFC) com bom aproveitamento e tiverem frequentado a cadeira de Seminário do Mestrado.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Para complementar os conhecimentos transmitidos no âmbito das Unidades Curriculares, são promovidas acções de formação profissional extra-curricular por empresas líderes de mercado ou personalidades de reconhecida competência, em ferramentas, tecnologias, metodologias ou produtos actuais e relevantes nas áreas das Tecnologias de Informação. Nalgumas Unidades Curriculares são promovidas apresentações feitas por convidados externos, com perfis reconhecidos nas áreas científicas do ciclo de estudos, assim como profissionais de referência em empresas nacionais e multinacionais. Estas iniciativas têm por objectivo desenvolver a capacidade dos estudantes em adquirir e aprofundar conhecimento a partir de exposições realizadas em ambiente de conferência, e simultaneamente dar-lhes acesso ao estado da arte e às evoluções tecnológicas nas áreas da sua formação. Por outro lado, visa promover um contacto permanente do estudante com o mundo científico e empresarial de modo a promover a sua inserção no mercado de trabalho.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial. Os cursos dispõem de 23 laboratórios de informática equipados com 527 computadores, de forma a permitir a otimização da aprendizagem na área das Ciências Informáticas, destacando-se os seguintes equipamentos: - Rede WiFi gratuita (eduroam) cobrindo todas as suas instalações; - Datacenters com servidores físicos e virtuais, com ambientes de exploração em vários sistemas operativos, tão distintos como, Linux ou Windows; - Laboratório com servidores, switches, routers, cablagem estruturada, componentes integrados (Raspberry Pi, Parallella, Jetson), bastidores e ferramentas diversas; - Hardware complementar de apoio, tal como, projetores multimédia, quadros interativos, meios computacionais, portais académicos e de conteúdos, assim como, software licenciado dedicado a cada área específica de formação.

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos nacionais ou equiparados 215€
      Reingresso 100€
      Mudança de curso 100€
      Estudante Internacional com ENEM 350€
      305€
      Estudantes Internacionais 350€
      Acesso - via 12º ano 215€
      Maiores de 23 215€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 286€
      Seguro Escolar 45€
      Inscrição 350€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 425.4€
      Valor por ECTS 14.18€

Direção do Curso

Secretariado

Lurdes Oliveira

  • Extensão Telefónica
    764
  • Local de atendimento
    Sala F.1.6
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 9h30 às 13h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 3010/2011/AL05

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.

Departamento de Engenharia Informática e Sistemas de Informação

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios