filmeu
Conversas Sobre...
conversas-sobre-header

Soluções Inovadoras para Combater a Dermatite Atópica

Conversas Sobre...

Partilhar

O projeto BIOMATNANO4AD desenvolve soluções inovadoras para tratar a dermatite atópica explorando novas formas de tratamento com nanotecnologia

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS3

15.11.23 - 09h47

Neste episódio do "Conversas Sobre...", tivemos o prazer de contar com a presença da Professora Doutora Catarina Rosado e da Professora Doutora Catarina Pereira Leite, docentes da Universidade Lusófona e investigadoras do seu centro de investigação, CBIOS. São também coordenadoras do projeto BIOMATNANO4AD, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/BTM-MAT/0112/2021).

O trabalho de investigação realizado, referente ao projeto, é feito dentro do domínio Formulation Strategy & Nanosolutions, procurando alcançar a melhor forma de estabelecer a relação entre os compostos ativos e o seu local de ação na pele, através do desenvolvimento de geles, de cremes, ou de sistemas transdérmicos. Ainda assim, centra-se também na exploração de nanosoluções, as formas de encapsulação mais atuais utilizando, por exemplo, nanopartículas lipídicas.

O projeto BIOMATNANO4AD centra-se maioritariamente na questão da Dermatite Atópica, uma doença cutânea inflamatória que acomete inúmeras pessoas. Esta questão está relacionada com a alteração da barreira superficial da pele, particularmente quanto à alteração dos níveis de lípidos que existem nesta camada.

O objetivo deste projeto é, sobretudo, a inovação pela utilização de um ingrediente que é extraído de insetos, em concreto, a larva da mosca soldado negro, na produção de nanopartículas lipídicas. Assim, pretende-se promover o recurso à economia circular e à sustentabilidade para o desenvolvimento de produtos com potencial para serem lançados no mercado.

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios