filmeu
Conversas Sobre...
conversas-sobre-header

Desenvolvimento Estratégico de Soluções - Projeto BIOMATNANO4AD

Conversas Sobre...

Partilhar

Tratar a dermatite atópica através de formulações bioinspiradas, nanotecnológicas e sustentáveis

15.11.23 - 09h47

Neste episódio do "Conversas Sobre...", tivemos o prazer de contar com a presença da Professora Doutora Catarina Rosado e da Professora Doutora Catarina Pereira Leite, docentes da Universidade Lusófona e investigadoras do seu centro de investigação, CBIOS. São também coordenadoras do projeto BIOMATNANO4AD, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/BTM-MAT/0112/2021).

O trabalho de investigação realizado, referente ao projeto, é feito dentro do domínio Formulation Strategy & Nanosolutions, procurando alcançar a melhor forma de estabelecer a relação entre os compostos ativos e o seu local de ação na pele, através do desenvolvimento de geles, de cremes, ou de sistemas transdérmicos. Ainda assim, centra-se também na exploração de nanosoluções, as formas de encapsulação mais atuais utilizando, por exemplo, nanopartículas lipídicas.

O projeto BIOMATNANO4AD centra-se maioritariamente na questão da Dermatite Atópica, uma doença cutânea inflamatória que acomete inúmeras pessoas. Esta questão está relacionada com a alteração da barreira superficial da pele, particularmente quanto à alteração dos níveis de lípidos que existem nesta camada.

O objetivo deste projeto é, sobretudo, a inovação pela utilização de um ingrediente que é extraído de insetos, em concreto, a larva da mosca soldado negro, na produção de nanopartículas lipídicas. Assim, pretende-se promover o recurso à economia circular e à sustentabilidade para o desenvolvimento de produtos com potencial para serem lançados no mercado.

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios