O projeto BIOMATNANO4AD desenvolve soluções inovadoras para tratar a dermatite atópica explorando novas formas de tratamento com nanotecnologia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
15.11.23 - 09h47Neste episódio do "Conversas Sobre...", tivemos o prazer de contar com a presença da Professora Doutora Catarina Rosado e da Professora Doutora Catarina Pereira Leite, docentes da Universidade Lusófona e investigadoras do seu centro de investigação, CBIOS. São também coordenadoras do projeto BIOMATNANO4AD, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/BTM-MAT/0112/2021).
O trabalho de investigação realizado, referente ao projeto, é feito dentro do domínio Formulation Strategy & Nanosolutions, procurando alcançar a melhor forma de estabelecer a relação entre os compostos ativos e o seu local de ação na pele, através do desenvolvimento de geles, de cremes, ou de sistemas transdérmicos. Ainda assim, centra-se também na exploração de nanosoluções, as formas de encapsulação mais atuais utilizando, por exemplo, nanopartículas lipídicas.
O projeto BIOMATNANO4AD centra-se maioritariamente na questão da Dermatite Atópica, uma doença cutânea inflamatória que acomete inúmeras pessoas. Esta questão está relacionada com a alteração da barreira superficial da pele, particularmente quanto à alteração dos níveis de lípidos que existem nesta camada.
O objetivo deste projeto é, sobretudo, a inovação pela utilização de um ingrediente que é extraído de insetos, em concreto, a larva da mosca soldado negro, na produção de nanopartículas lipídicas. Assim, pretende-se promover o recurso à economia circular e à sustentabilidade para o desenvolvimento de produtos com potencial para serem lançados no mercado.
Cursos Relacionados
Outros Artigos
- Exposição "Design Scenario" Estreou no Fórum da Maia
- Projeto Free LitterAT Combate a Dispersão de Plásticos nos Oceanos
- Projeto Borba Tex: Resíduos da Uva Transformados em Bio-Pasta para Moda e Design
- Educação Decolonial e Justiça Racial em Espaços Educativos e Museológicos
- PURE - A Plataforma Central de Gestão Científica da Universidade Lusófona