filmeu
licenciatura-ciencias-comnicacao

Licenciatura Ciências da Comunicação

Lisboa
A licenciatura em Ciências da Comunicação, visa ministrar formação nas principais áreas existentes no grupo disciplinar das Ciências da Comunicação, sendo composta por duas variantes de especialização, as quais constituem percursos alternativos de estudos ... Ler mais

Partilhar

Email

GrauLicenciatura Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A licenciatura em Ciências da Comunicação, visa ministrar formação nas principais áreas existentes no grupo disciplinar das Ciências da Comunicação, sendo composta por duas variantes de especialização, as quais constituem percursos alternativos de estudos em vista à obtenção do diploma: Especialização em Comunicação Organizacional e Estudos em Jornalismo. A licenciatura oferece uma forte componente prática orientada para a aquisição de competências específicas, procurando agilizar a resposta a um ambiente social e empresarial cada vez mais competitivo e exigente. Este ciclo de estudos é herdeiro de Ciências da Comunicação e da Cultura (com mais de 25 anos de formação de estudantes) e está em funcionamento desde 2021-22.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas:

    • 06 Filosofia
    ou
    • 11 História
    ou
    • 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
    ou
    • 18 Português


    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
  • Destinatários

    Destinatários

    Estudantes que concluíram o 12º ano e estão interessados em continuar os seus estudos na universidade e na área das ciências da comunicação. Profissionais que reúnem as condições para ingresso no ensino superior e que pretendem adquirir conhecimentos e competências na área. Estudantes que escolheram fazer cursos de nível 4 ou 5 e pretendem continuar os seus estudos nesta licenciatura.
  • Competências

    Competências

    O curso de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa aposta numa formação de base em dois anos nas diferentes áreas de Ciências da Comunicação, privilegiando uma especialização intensa no terceiro ano da licenciatura. Esta organização curricular permite ao aluno o contacto e a aquisição de competências gerais e específicas imprescindíveis para o atual contexto laboral. A existência de um conjunto de unidades curriculares da área do pensamento computacional irá permitir aos estudantes um conjunto de competências transversais, necessárias a uma sociedade tecnológica em constante evolução.
  • Objetivos

    Objetivos

    Este ciclo de estudos está pedagogicamente desenhado para fornecer conhecimentos, aptidões e competências que se constituem como valências fundamentais no mercado de trabalho e na investigação. Em todas as unidades curriculares é usada uma metodologia de avaliação teórica e prática, que possibilita aos alunos o acompanhamento dos conteúdos pedagógicos e a aquisição de práticas usuais no tecido empresarial. A Especialização em Comunicação Organizacional fornece competências que permitem o desenvolvimento de campanhas de marketing/publicidade; a conceção e implementação de estratégias comunicacionais e de uma política de gestão integrada de produtos. A Especialização em Estudos em Jornalismo visa a adequação do saber aos dispositivos tecnológicos associados à prática do jornalismo e o incremento de outros saberes necessários para a atividade.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Reconhecimento do Mercado - Licenciatura madura na área científica de ciências da comunicação, preparando os alunos em diferentes áreas profissionais (jornalismo, marketing, publicidade, relações-públicas e produção de eventos);
    • Movimento de Internacionalização - Ciclo de estudos procurado por alunos em diferentes programas internacionais. Também os nossos docentes são, na maioria, membros de associações europeias de comunicação e estão presentes nos mais importantes congressos da especialidade;
    • Acreditação - A licenciatura está acreditada sem condicionantes pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES);
    • Corpo Docente - O corpo docente, na maioria doutores, mestres e profissionais reconhecidos, alia competências científicas a elevadas competências profissionais;
    • Um curso do presente e do futuro: a licenciatura em Ciências da Comunicação projeta-se no devir das sociedades contemporâneas, imergindo nas indústrias criativas e nos meios de comunicação, tendo protocolos de colaboração e estágio com as maiores empresas do setor;
    • Meios Técnicos e Capacidade de Produção - A Universidade Lusófona oferece o melhor e mais completo parque de equipamentos e instalações para formação em audiovisual e multimédia na Península Ibérica.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Exercer funções específicas de direção de comunicação e imagem. Jornalista da imprensa escrita, rádio, televisão e digital. Repórter Direção e atividades em marketing. Desenvolvimento de atividades e estratégias na área do marketing digital desenvolvimento de projetos de vários na área da comunicação digital Atividade em agências de publicidade e em gabinetes de relações públicas. Integração em departamentos de comunicação na administração pública e entidades privadas. Funções de assessor de imprensa e assessor de comunicação. Funções de programação cultural e direção artística em festivais, bienais, pelouros autárquicos, fundações, associações e empresas culturais. Funções de curadoria (conceção e organização de exposições de arte). Funções de jornalismo e de crítica cultural nos meios de comunicação generalistas e especializados, entre outras.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    A Licenciatura em Ciências da Comunicação fornece formação adequada para a prossecução de estudos de 2º e 3º ciclos nas áreas das Ciências da Comunicação e Artes dos Media.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Durante o ano letivo há workshops e conferências de investigadores e profissionais que trazem ao ciclo de estudos diferentes pontos de vista, importantes para a identificação e comunicação de objetos e conteúdos. Para além disso, docentes e estudantes participam na organização da Semana da Comunicação, evento enquadrado nas atividades do Departamento de Ciências da Comunicação/ECATI da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Este ciclo de conferência e workshops dinamiza-se em torno de eixos temáticos diversos, sempre pertinentes para o debate de ideias e práticas nas Ciências da Comunicação, em toda a sua pluralidade; designadamente, o jornalismo, o marketing, a publicidade, as artes e media digitais, que são o fundamento dos ciclos de estudo deste Departamento. Neste evento são vários os convidados, profissionais e investigadores, que dinamizam um conjunto de eventos.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Este ciclo de estudos está integrado numa estrutura que é o Centro Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona, no Campo Grande, que para além das valências genéricas apresenta estruturas e equipamentos associados à produção de conteúdos comunicacionais. Para a formação dos nossos estudantes e desenvolvimento de atividades de investigação está disponível um conjunto de infraestruturas laboratoriais onde se incluem vários estúdios de produção e pós-produção de televisão/cinema, som e fotografia. Para além das aulas das disciplinas de características práticas, os estudantes podem requisitar estes estúdios para realizarem trabalhos de avaliação Para colmatar necessidade específicas de alguns projetos realizados em estúdios ou para trabalhos no exterior, os nossos estudantes têm disponível para requisição em armazém de um conjunto de equipamentos. Para além disso, o Departamento de Ciências da Comunicação /ECATI tem um conjunto de laboratórios de informática para as aulas de unidades curriculares que assim o exijam, auditórios para a realização de conferências e outros eventos e uma sala de cinema com capacidade para 12 lugares Mais informação em https://dcc.ulusofona.pt/
  • Investigação

    Investigação

    Os estudantes podem participar em muitos projetos, nacionais e internacionais, em desenvolvimento no CICANT (centro de investigação), permitindo um contacto com os processos e metodologias de investigação.
  • Observações

    Observações

    O ciclo de estudos tem uma vertente teórico-prática importante para o desenvolvimento de competências individuais que permita ao estudante entender a sociedade contemporânea, a empresa e a criação e divulgação de informação. A licenciatura oferece uma forte componente académica e orientada para a aquisição de competências específicas, procurando agilizar a resposta a um ambiente social envolvente cada vez mais competitivo e exigente em termos de saídas profissionais e de investigação. Este ciclo de estudos fornece, por ramo de especialização, recursos importantes ao desenvolvimento de análise setorial e cruzamento com outros saberes.

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Acesso - via 12º ano 210€
      Candidatos nacionais ou equiparados 210€
      Reingresso 90€
      Maiores de 23 210€
      Estudantes Internacionais 300€
      Mudança de curso 90€
      Estudante Internacional com ENEM 300€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 265€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 335€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 395.4€
      Valor por ECTS 13.18€
    • Valores Candidatura
      Acesso - via 12º ano 215€
      Candidatos nacionais ou equiparados 215€
      Reingresso 100€
      Maiores de 23 215€
      Estudantes Internacionais 350€
      Mudança de curso 100€
      Estudante Internacional com ENEM 350€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 286€
      Seguro Escolar 45€
      Inscrição 350€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 415.2€
      Valor por ECTS 13.84€

Direção do Curso

Secretariado

Jorge Ventura

  • Extensão Telefónica
    677
  • Local de atendimento
    Gabinete F 1.4
  • Horário de atendimento
    2ª e 6ª - 10h às 13h e 14h30 às 18h30; 4ª e 5ªf - 14h30 às 18h30

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A -Ef 3001/2011/AL01

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios