Resume
Sara Maria Leitão Jorge Marques de Almeida de Ibérico Nogueira. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2000/04/07 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação em 1991/06/24 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Licenciatura em Psicologia em 1987/07/16 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professor Associado no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Investigador Coordenador (carreira) no(a) Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. Publicou 16 artigos em revistas especializadas. Possui 8 capítulo(s) de livros. Organizou 23 evento(s). Participou em 31 evento(s). Orientou 11 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia.
Graus
-
Pós-GraduaçãoCurso de formação profissional em Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica
-
OutrosFirst Certificate in English
-
Diploma de especializaçãoCurso de formação profissional em psicoterapia Gestalt
-
Curso médioPsicologia Transpessoal
-
Curso médioO Pensar e o Sentir: abordagem gestáltica
-
LicenciaturaPsicologia
-
MestradoCiências da Educação
-
DoutoramentoPsicologia
-
OutrosIntrodução à PNL-Programação Neurolinguística
-
OutrosConceção de Unidades Curriculares focada nos objetivos de aprendizagem
-
OutrosInovação Pedagógica no Ensino Superior: práticas, desafios e evidências)
Publicações
Artigo em revista
- 2022, Feeling down is not that bad: the positive effect of negative affect on creative thinking in adults, Suma Psicológica
- 2019-10, Who are they? Creativity and Innovativeness: Featuring Workers. , Revista Sul Americana de Psicologia.
- 2017-04-03, Two Tracks of Thought: A Structural Model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), Creativity Research Journal
- 2016-09, Criatividade e estilos de pensar e criar em futuros gestores músicos e arquitetos, Estudos de Psicologia (Campinas)
- 2015-02-07, The Style Troika Model: A Structural Model of the Thinking and Creating Styles Scale, The Journal of Creative Behavior
- 2013, Valores e Criatividade em Trabalhadores Portugueses, Estudos de Psicologia
- 2012, Serendipidade: Para além da intuição, Recre@rte
- 2010, Estudo Preliminar do Teste Test for Creative Thinking – Drawing Production (TCT – DP), Psicológica
- 2010, Estudo Preliminar do Teste Test for Creative Thinking – Drawing Production (TCT – DP)., Psychologica
- 2008, Propensão para inovar e criatividade. Um estudo com adultos trabalhadores portugueses, Revista de Psicologia da Vector Editora
- 2006, Dez vezes duas avaliações da criatividade, Recre@rte
- 2006, A sobredotação e o génio, Revista Lusófona de Ciências da Mente e do Comportamento: Criatividade
- 2006, A avaliação da criatividade: ou a necessária criatividade na avaliação? , Revista Lusófona de Ciências da Mente e do Comportamento: Criatividade
- 2005, Quente ou frio? O clima de criatividade nos Programas de Enriquecimento, Recre@rte
- 2005, A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento? , Recrearte
- 2005, (Re) Pensar a sobredotação, Revista com o Plano de Formação 2005
- 2004, Una visao criti-constructiva da avaliação da criatividade. A possível avaliação de alguma criatividade: Dos sujeitos? Ou de quem avalia? , Recrearte
- 2004, Torrance: teste a qual criatividade? Uma reflexão sobre a evolução diferencial de cada uma das criatividades, Sobredotação
Capítulo de livro
- 2019, Test For Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP): A Revised Factorial Structure In An Adult Sample., Psychology Applications & Developments V - Advances in Psychology and Psychological Trends Series. , InScience Press.
- 2017, Construct Validity of the TCT- DP In Different School Levels., Psychology Applications & Developments III - Advances in Psychology and Psychological Trends Series, InScience Press
- 2008, Gostam das minhas ideias?, Inteligência Humana , Quarteto
- 2007, Pensar a sobredotação. A necessária excelência no funcionamento?, Psicologia Social. Perspectivas e Aportaciones hacia um mundo possible , Amapsi
- 2007, (In) Visível ou (In) Existente? À Procura daSobredotação, Temas Candentes em Psicologia do Desenvolvimento, Climepsi.
- 2006, Sobredotação: Para além da excelência no funcionamento, Encontro de saberes: Três Gerações de Bolseiros da Gulbenkian. Comemoração dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian , Fundação Calouste Gulbenkian
- 2005, Entre a teoria e a prática da criatividade, Temas de Psicologia Educacional: Temas de Desenvolvimento, Aprendizagem e Ensino, Relógio D’Água Editores
- 1998, Em torno do conceito de competência social, Ensaios em homenagem a Joaquim Ferreira Gomes, Núcleo de Análise e Intervenção Educacional, Faculdade de Psicologia da UC
Entrada de enciclopédia
- Estádio pré-operatório, Dicionário de Psicologia
Entrada de dicionário
- 2019, Lisboa, Psicodrama, Dicionário de Psicologia
- 2019, Lisboa, Perturbação Narcísica da Personalidade, Dicionário de Psicologia
- 2019, Lisboa, Jung, Dicionário de Psicologia
- 2019, Enurese, Dicionário de Psicologia
Manual
- 2008, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade.
- 2007, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade.
- 2006, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade.
- 2005, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade
- 2004, Orientação de grupos de Estágio nos Programas de Enriquecimento da ANEIS/ULHT, na área da sobredotação e da criatividade
- 1996, Orientação de Estágios em Análise e Intervenção em Educação
- 1995, Orientação de Estágios em Análise e Intervenção em Educação
Artigo em conferência
- Validity and accuracy for the TCT-DP in different school levels., International Psychological Applications, Conferences and Trends
- Validity and accuracy for the TCT-DP in different school levels, InPACT 2017 International Psychological Applications, Conferences and Trends
- Níveis de criatividade dos professores do ensino secundário- a avaliação com o Test for Creative Thinking – Drawing production (TCT – DP), IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía
- Normative values for the test for creative thinking-drawing production (TCT-DP), over the school years in Portuguese private schools, International Psychological Applications, Conferences and Trends
- Life values and creativity in future psychologists and managers: what differences? , International Psychological Applications, Conferences and Trends,
- Life values and creativity in future psychologists and managers: what differences? , InPACT 2016, International Psychological Applications, Conferences and Trends
- Les relations réciproques d’amitié comme facteur de développement socio-cognitif, Colloque Constructivismes: usages et perspectives en éducation
- Factorial invariance across school levels in the Portuguese version of the TCT-DP. , International Psychological Applications, Conferences and Trends
- A criatividade emerge na adolescência?, III Congresso Hispano - Português de Psicologia
- A criatividade dos estudantes universitários: como difere com a área de conhecimento, II Congresso Hispano -Português de Psicologia
- A Structural Model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP) in Adults- Revised., International Psychological Applications, Conferences and Trends
- A Criatividade em Estudantes Universitários- a avaliação com o Test for Creative Thinking – Drawing production (TCT – DP), IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía
- 2021-11-10, A criatividade está nos detalhes, XXIX Congreso Internacional de Psicología y Educación
- 2021-06-22, Robotics-Based Interventions for Children’s Creativity, ACM Creativity & Cognition 2021
- 2017, Sonhando acordado: A criatividade com estilo. Estudo do sonho diurno, criatividade e estilos de criar e pensar numa amostra de estudantes de escultura, 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
- 2017, Estilos de criar e pensar em estudantes universitários., 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
- 2017, Criatividade nas Organizações Públicas: Para quando o Sector da Saúde? , 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
- 2017, Bem-estar vs. Ansiedade e Depressão em Enfermeiros com Trabalho por Turnos, 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,
Poster em conferência
- 2021-11-10, A criatividade está nos detalhes, XXIX Congreso Internacional de Psicología y Educación – INFAD «la preocupación por el otro y la psicología positiva: tras la pandemia reaccionar en positivo. Propuestas de intervención. infancia, adolescencia, madurez y tercera edad
- 2018, What values guide the Portuguese workers?, 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
- 2018, Normative values for the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), over the school years in Portuguese context. , 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
- 2018, Normative values for the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), for Portuguese workers., 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
- 2018, Normative values for the Life Values Inventory (LVI), for Portuguese adults., 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
- 2018, Normative values for Creating and Thinking Styles-Troika Scale (CTS-TS), for Portuguese population. , 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
- 2018, In the path of Two Tracks of Thought: A Structural Model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP), over the school years in Portuguese context. , 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
- 2018, In the path of Two Tracks of Thought: A Structural Model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP) in Portuguese workers, 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
- 2018, A Structural Model of Life Values Inventory (LVI) in Portuguese workers. , 16th ICIE conference 2018 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology - University Paris Descartes, July 3-6, 2018.
- 2017, Validity and accuracy for the TCT-DP in different school levels., International Psychological Applications, Conferences and Trends, Budapest, Hungary, 29 April-1 May
- 2017, Factorial invariance across school cycles in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production., 15th ICIE conference 2017 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology Latest Development in Research & Practices, Faculty of Psychology – University of Lisbon, Portugal, July 3-5
- 2017, Factorial invariance across school cycles in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production. , International Psychological Applications, Conferences and Trends, Budapest, Hungary, 29 April-1 May 2017.
- 2017, Factorial invariance across grades in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production. , 15th ICIE conference 2017 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology Latest Development in Research & Practices, Faculty of Psychology – University of Lisbon, Portugal, July 3-5
- 2017, Factorial invariance across gender in the Portuguese version for the Test for Creative Thinking-Drawing Production., 15th ICIE conference 2017 on Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology Latest Development in Research & Practices, Faculty of Psychology – University of Lisbon, Portugal, July 3-5
- 2016, Estilos de criar e pensar em estudantes universitários., 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto: Alfândega do Porto.
- 2016, Criatividade nas Organizações Públicas: Para quando o Sector da Saúde?, 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
- 2016, Bem-estar vs. Ansiedade e Depressão em Enfermeiros com Trabalho por Turnos. , 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto: Alfândega do Porto.
- 2013, Two Thresholds Theory (TTT)- a New Proposal to a Successful Affair Between Creativity and Intelligence, European Congress of Psychology
- 2013, Self-Leadership and Creativity Strategies in Organizations: a study with Leaders and Non- Leaders, European Congress of Psychology
- 2013, Open your Mind: Openness Does not Always Goes Hand to Hand to Creativity, European Congress of Psychology
Prefácio / Posfácio
- 2015
Coreografia
- 2014, De Ponto a Ponto
- 2013, CATS Show Time
- 2013, 24h
- 2012, Cascais
- 2011, Viagens
- 2010, Danças do Mundo
Outra produção
- 2012, Âmbito: Validade convergente: teste figurativo (TTCT) e TCT-DP.
- 2012, Âmbito: Efeitos da valência das emoções (IAPS) na criatividade (TCT-DP
- 2012, Âmbito: Efeitos da medicação nos níveis de criatividade (TCT-DP) dos participantes com PHDA.
- 2012, Âmbito: Criatividade e variáveis sócio-demográficas (idade, género, etnia, habilitações literárias, profissão e profissão).
- 2012, Âmbito: Criatividade e variáveis sócio-demográficas (idade, género, etnia, habilitações literárias, profissão e profissão).
- 2012, Âmbito: Criatividade e desenvolvimento cognitivo (MPCR, WISC III).
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e vinculação (ATS-R).
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e valores de vida (LVI).
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e perturbações mentais.
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e personalidade (NEO FII).
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e personalidade (NEO FII)
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e estilos de pensar e criar (EEPC).
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e estilos de pensar e criar (EEPC).
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e desenvolvimento cognitivo (MPCR).
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e clima de criatividade em sala de aula (MSA)
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP) e autoconceito (Escala de autoconceito e auto-estima).
- 2012, Âmbito: Criatividade (TCT-DP e valores de vida (LVI
- 2012, PTDC/MHC-PAP/5121/2012 - Virtual Login: How Emotions Galvanize Creativity
- 2012, PTDC/MHC-PAP/5121/2012 - Virtual Login: How Emotions Galvanize Creativity
- 2010, PTDC/PSI-EDD/118301/2010 - Creativity and Emotions: The Impact of Emotional States on Creative Performance
- 2010, PTDC/PSI-EDD/118301/2010 - Creativity and Emotions: The Impact of Emotional States on Creative Performance
- 2010, Escala de Estilos de Pensar e Criar- Adaptação Portuguesa
- 2010, Adaptação Portuguesa da Escala de Estilos de Pensar e Criar de S. Wechsler
- 2009, PTDC/PSI-EDD/114289/2009 - Creativity- Holistic Model and Evaluation
- 2008, PTDC/PSI-PED/099847/2008 Creativity - Holistic Model and Evaluation
- 2006, PTDC/PSI/65043/2006 Creativity - Assessment Forms
- 2000, As relações recíprocas de amizade como factor de desenvolvimento sócio-cognitivo: a competência social em crianças do 4º ano de escolaridade
- 1991, Em Torno da Teoria Social Genética: a importância das representações sociais na dinâmica interactiva, entre crianças, numa prova operatória