filmeu

Teacher
Sara Soares Belo

Sara Soares Belo

Resume

Sara Belo (Lisboa, 1989) é artista visual e investigadora. Doutorou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 2023, com a dissertação O Sopro Mudo das Imagens: Estudo sobre a impropriedade do gesto artístico. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO) e investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEba). Expõe regularmente desde 2016, individualmente e com o colectivo artístico humor líquido, que integra desde a sua formação. Na sua pintura, investiga o processo de construção da imagem, procurando intensificar a tensão constitutiva entre a matéria (tinta, suportes, texturas, etc.) e a possibilidade de figuração, entre o inerte e a capacidade de dar vida. A sua investigação teórica incide sobre as noções de mimese e alteridade implicadas no processo criativo e na experiência artística. Recentemente, articula a investigação artística e teórica com questões pedagógicas, reflectindo sobre o potencial formativo das práticas artísticas na infância. /// Sara Belo (Lisbon, 1989) is a visual artist and researcher. She received her PhD in Painting from the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon in 2023, with her dissertation O Sopro Mudo das Imagens: Estudo sobre a impropriade do gesto artístico. She is an Adjunct Professor at the Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO) and a researcher at Center for Research and Studies of the Fine Arts (CIEba). She has been exhibiting regularly since 2016, individually but also with the artistic collective humor líquido, which she has been a member of since its formation. In her painting, she investigates the process of image construction, seeking to intensify the constitutive tension between matter (paint, supports, textures, etc.) and the possibility of figuration, between the inert and the capacity to give life. Her theoretical research focuses on the notions of inspiration, mimesis, alterity and transmission involved in the creative act. Her research focuses on the notions of mimesis and alterity involved in the creative process and the artistic experience. Recently, she has been combining her artistic and theoretical research with pedagogical concerns, reflecting on the formative potential of artistic practices in childhood.

Graus

  • Licenciatura
    Pintura
  • Mestrado
    Mestrado em Pintura
  • Doutoramento
    Belas Artes

Publicações

Artigo em revista

  • 2022-05, Between Mask and Uniform: The Undecidability of Mimesis, CounterText
  • 2019, Atravessar o intervalo: o abismo da experiência artística, Convocarte: Revista de ciências da arte

Tese / Dissertação

  • 2023-12, Doutoramento, O sopro mudo das imagens: estudo sobre a impropriedade do gesto artístico.
  • 2013, Mestrado, Os três momentos do espírito criador: ensaio sobre a inspiração artística.

Capítulo de livro

  • 2018, Rastro, PEA2018: Portuguese Emerging Art 2018 (selecção de 46 artistas emergentes; júri composto por Ana Cristina Cahola, Nuno Centeno e Paulo Bernardino Bastos), Emerge - Associação Cultural

Tradução

  • 2023, A inspiração [excertos selecionados de: L’espace littéraire] (Colecção Imagem e Semelhança #8) por Maurice Blanchot, Edições Sr Teste
  • 2021, O Mito Nazi [Título Original: le mythe nazi] por Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy , Sistema Solar (Documenta)
  • 2021, "[Instruções Para o «Encontro» na Floresta]" [Título Original: [Instructions pour la «rencontre» en forêt]] por Georges Bataille (tradução em conjunto com Maria Teresa Projecto e Ana Mata). In Método de Meditação | A Prática da Alegria Perante a Morte | [Instruções Para o «Encontro» na Floresta], Georges Bataille, p. 81-83. (Colecção Fulgor Quotidiano #17), Edições Sr Teste
  • 2021, "A Prática da Alegria Perante a Morte" [Título Original: La pratique de la joie devant la mort] por Georges Bataille (tradução em conjunto com Maria Teresa Projecto). In Método de Meditação | A Prática da Alegria Perante a Morte | [Instruções Para o «Encontro» na Floresta], Georges Bataille, p. 69-80. (Colecção Fulgor Quotidiano #17), Edições Sr Teste
  • 2020, A Literatura e o Direito à Morte [Título Original: La littérature et le droit à la mort] por Maurice Blanchot. (Colecção Fulgor Quotidiano #14), Edições Sr Teste
  • 2020, A Estação Violenta [Título Original: La Estacion Violenta] por Octavio Paz. (Colecção Fulgor Quotidiano #8), Edições Sr Teste

Website

  • 2020, Escola livre, Contribui com vários textos., el-escolalivre.blogspot.com
  • 2017, Sara Belo, https://sarabelo.com/

Poster em conferência

  • 2025-07-04, Leituras Encenadas em prol da sustentabilidade ambiental, 1as Jornadas de Arte e Educação

Catálogo de exposição

  • 2018, The moving north (obra publicada por ocasião da exposição homónima realizada e patente no Maxilla Space, em Londres, de 2 a 9 de Março de 2018; imagens de Ana Mata, Anabela Mota, Catarina Domingues, Marta Castelo, Nádia Duvall, Sara Belo e Teresa Projecto), Edições Humor Líquido, Lisboa
  • 2017, Rastro (obra publicada por ocasião da exposição homónima realizada e patente na Galeria Municipal, Montemor-o-Novo, de 9 de Setembro a 6 de Outubro de 2017; imagens de Sara Soares Belo, texto de Ana Mata) http://files.cargocollective.com/672912/rastro_2017_sara-belo_catalogo.pdf, Câmara de Montemor-o-Novo / Galeria Municipal
  • 2014, Teses mestrado pintura: 2011-2013 = MA painting theses 11-13 (coord. Isabel Sabino), p. 24-27, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
  • 2012, Instituições culturais e representatividade: chiado, baixa, arte pública e esfera comunicacional (coord. José Quaresma; obra publicada por ocasião de um ciclo de conferências e de uma exposição homónima realizada e patente no Museu Arquológico do Carmo), p. 347, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / CIEBA
  • 2012, Finalistas pintura FBAUL 10'11 (coord. Manuel Botelho, Carlos Vidal; introd. Carlos Vidal), p.xx, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Prefácio / Posfácio

  • 2021, O Mito Nazi

Exposição artística

  • 2023, Levantamento
  • 2022, (e)vento(s) de Dezembro (exposição coletiva), Instituto Superior de Economia e Gestão, Edifício do Quelhas, Lisboa.
  • 2021, Caudal (coletivo humor líquido), Faculdade das Belas Artes, Lisboa.
  • 2021, A invenção do compasso (coletivo humor líquido). Ocupart – Espaço Camões, Lisboa.
  • 2019, Presente [exposição individual / solo exhibition]. Atelier Concorde, Lisboa. https://sarabelo.com/presente-1
  • 2018, the moving north [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido], curadoria de Carolina Rodrigues. Maxilla Space, London. https://sarabelo.com/cabana-fogueira
  • 2018, ensaio sobre a terra [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido]. Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. https://sarabelo.com/desterrado
  • 2017, Rumor [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido], curadoria de Teresa Projecto. Festival Silêncio '17 (Ciclo de autor Maria Gabriela Llansol), Lisboa, 2017. https://sarabelo.com/So-e-Maravilha
  • 2017, Rastro [exposição individual / solo exhibition]. Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. https://sarabelo.com/rastro
  • 2016, Porque o céu é azul? [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Anabela Mota. Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa. https://sarabelo.com/as-estatuas
  • 2013, Encontros Próximos [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Anabela Mota. Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa. https://sarabelo.com/passagem
  • 2012, Pé de Cabra - It's Not Basel But It Could Be [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Tiago Alexandre. Lisboa. https://sarabelo.com/12-00
  • 2012, Finalistas de Pintura 2010'11 [exposição colectiva / group exhibition]. Palácio das Galveias, Lisboa
  • 2012, Chiado, Baixa, Arte Pública e Esfera Comunicacional [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de José Quaresma. Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa
  • 2011, XXIV Salão de Primavera [exposição colectiva / group exhibition]. Casino do Estoril, Lisboa

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios