filmeu

Disciplina Métodos Avançados de Investigação em Psicologia Clínica

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC irá apresentar e discutir com os estudantes os pressupostos e metodologias de investigação aplicadas à psicologia clínica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Relevância do conhecimento científico baseado na evidência

    CP2. Ciência e pseudociência em psicologia clínica

    CP3. Modelos de avaliação e intervenção baseadas na evidência

    CP4. O processo de investigação: da ideia à disseminação

    CP5. Desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos de investigação para o contexto clínico

    CP6. Designs longitudinais na investigação em psicologia clínica

    CP7. Desenho, implementação e avaliação da investigação sobre o processo psicoterapêutico

    CP8. Estudos sobre outcomes da intervenção psicológica

    CP9. Meta-análise e revisão sistemática da literatura

    CP10. Ética em investigação em psicologia clínica

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Discutir como os métodos de investigação contribuem para a construção do conhecimento científico empírico no domínio da psicologia clínica

    OA2. Distinguir exemplos de ciência e de pseudociência em psicologia, aplicando procedimentos de pensamento crítico

    OA3. Aplicar os pressupostos da avaliação e intervenção baseada na evidência

    OA4. Avaliar a qualidade psicométrica de medidas psicológicas, compreendendo os procedimentos de desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos

    OA5. Comparar criticamente os principais métodos de investigação em psicologia clínica, avaliando as suas vantagens e desvantagens, em função dos objetivos de investigação para o contexto clínico

    OA6. Planear um estudo empírico em psicologia clínica

    OA7. Discutir as implicações éticas na condução de investigação em psicologia clínica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Comer, J., & Kendall, P. (2013). The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology. NY: OUP.

    Cuijpers, P. (2016). Meta-analyses in mental health research. Amsterdam: VU Amsterdam.

    Irwing, P., Booth, T., & Hughes, D. (2018). The Wiley handbook of psychometric testing: A multidisciplinary reference on survey, scale and test development. NY: Wiley.

    Laursen, B., Little, T., & Card, N. (2013). Handbook of developmental research methods. NY: Guilford.

    Lilienfeld, S., Lynn, S., & Lohr, J. (2014). Science and pseudoscience in clinical psychology. NY: Guilford.

    Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., & Stewart, L. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA- P) 2015 statement. Systematic reviews, 4, 1-9.

    Nezu, A., & Nezu, C. (2008). Evidence-based outcome research: A practical guide to conducting randomized controlled trials for psychosocial interventions. NY: OUP.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios