Disciplina Projeto de Tese

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC vida criara as bases para o desenvolvimento da Tese que, após defesa pública e aprovação, permitirá a conclusão do CE e a obenção do grau de Doutor/a

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    No início do ano letivo, serão apresentadas as diferentes linhas de investigação da EPCV, FPED e do HEI-Lab, com especial foco nas linhas de investigação e projetos de investigação em execução ou a iniciar dos docentes orientadores. Este contacto mais aprofundado com a investigação desenvolvida com o corpo docente tem como objetivo possibilitar aos estudantes identificar os seus interesses de investigação e propor um orientador de doutoramento. Após a seleção do orientador de doutoramento, os estudantes iniciarão o seu estudo autónomo sobre o tema da sua tese de doutoramento, com especial foco nos quadros conceptuais e metodologias de investigação de referência no tema selecionado. O aprofundamento do conhecimento especializado no domínio selecionado, a par das competências adquiridas nas UC de Métodos Aprofundados de Investigação e de Análise de Dados em Psicologia Clínica, resultarão, no final do ano letivo, no projeto de tese de doutoramento.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Aprofundar conhecimentos de revisão da literatura, progredindo do estabelecimento do estado da arte até à

    elaboração de revisões sistemáticas da literatura ou meta-análises

    OA2: Desenhar um plano de investigação que contemple a escolha adequada de medidas, estabelecimento de um

    protocolo, escolha de metodologias de recolha de dados e desenho do plano de análise de dados

    OA3: Demonstrar competências de escrita científica em relação à revisão da literatura, formulação de questões de

    investigação e formulação de hipóteses

    OA4: Demonstrar competências de comunicação oral em ciência, nomeadamente apresentação de um projecto de

    investigação

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias adoptadas visam alcançar os OA de forma consistente, pelo que privilegiam metodologias de interação e questionamento em sala de aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A bibliografia específica é selecionada em função do tema/domínio do projeto da tese de doutoramento.

    American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6ª ed).

    Washington: American Psychological Association

    Comer, J. S., & Kendall, P. C. (2013). The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology. New York, NY,

    US: Oxford University Press.

    Marks, D.F. & Yardley, L. (2004). Research Methods for Clinical and Health Psychology. London: SAGE Publications.

    Miles, J.N.V & Gilbert, P. (2005). A Handbook of research methods in clinical and health psychology. Oxford: Oxford

    University Press.

    Roberts, M.C. & Ilardi, S.S. (2003.). Handbook of research methods in clinical psychology. Oxford, UK: Blackwell.

    Rohleder, P., & Lyons, A. (Eds.). (2014). Qualitative research in clinical and health psychology. Basingstoke: Palgrave

    Macmillan.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios