filmeu

Disciplina Projeto de Tese

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC vida criara as bases para o desenvolvimento da Tese que, após defesa pública e aprovação, permitirá a conclusão do CE e a obenção do grau de Doutor/a

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    No início do ano letivo, serão apresentadas as diferentes linhas de investigação da EPCV, FPED e do HEI-Lab, com especial foco nas linhas de investigação e projetos de investigação em execução ou a iniciar dos docentes orientadores. Este contacto mais aprofundado com a investigação desenvolvida com o corpo docente tem como objetivo possibilitar aos estudantes identificar os seus interesses de investigação e propor um orientador de doutoramento. Após a seleção do orientador de doutoramento, os estudantes iniciarão o seu estudo autónomo sobre o tema da sua tese de doutoramento, com especial foco nos quadros conceptuais e metodologias de investigação de referência no tema selecionado. O aprofundamento do conhecimento especializado no domínio selecionado, a par das competências adquiridas nas UC de Métodos Aprofundados de Investigação e de Análise de Dados em Psicologia Clínica, resultarão, no final do ano letivo, no projeto de tese de doutoramento.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Aprofundar conhecimentos de revisão da literatura, progredindo do estabelecimento do estado da arte até à

    elaboração de revisões sistemáticas da literatura ou meta-análises

    OA2: Desenhar um plano de investigação que contemple a escolha adequada de medidas, estabelecimento de um

    protocolo, escolha de metodologias de recolha de dados e desenho do plano de análise de dados

    OA3: Demonstrar competências de escrita científica em relação à revisão da literatura, formulação de questões de

    investigação e formulação de hipóteses

    OA4: Demonstrar competências de comunicação oral em ciência, nomeadamente apresentação de um projecto de

    investigação

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias adoptadas visam alcançar os OA de forma consistente, pelo que privilegiam metodologias de interação e questionamento em sala de aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A bibliografia específica é selecionada em função do tema/domínio do projeto da tese de doutoramento.

    American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6ª ed).

    Washington: American Psychological Association

    Comer, J. S., & Kendall, P. C. (2013). The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology. New York, NY,

    US: Oxford University Press.

    Marks, D.F. & Yardley, L. (2004). Research Methods for Clinical and Health Psychology. London: SAGE Publications.

    Miles, J.N.V & Gilbert, P. (2005). A Handbook of research methods in clinical and health psychology. Oxford: Oxford

    University Press.

    Roberts, M.C. & Ilardi, S.S. (2003.). Handbook of research methods in clinical psychology. Oxford, UK: Blackwell.

    Rohleder, P., & Lyons, A. (Eds.). (2014). Qualitative research in clinical and health psychology. Basingstoke: Palgrave

    Macmillan.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios