-
Apresentação
Apresentação
A Epidemiologia Nutricional fornece evidências sobre a relação entre dieta e saúde e desempenha um papel importante de tradução de conhecimento para as políticas aplicadas à nutrição. A Saúde Pública promove a manutenção da saúde e do bem-estar nutricional das populações através de esforços organizados e escolhas informadas da sociedade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-17329
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Epidemiologia Nutricional. Monitorização do consumo alimentar e nutricional. Força da associação dieta/doença. Prevenção. Estudos em Epidemiologia Nutricional. Epidemiologia descritiva, ecológica. e analítica. Meta-análises e estudos de agrupamento. Saúde Pública em Nutrição. Reconhecimento como área de intervenção nutricional em resposta aos determinantes sociais, económicos e de saúde. Avaliação nutricional das populações. A capacitação como estratégia na prática de Saúde Pública para a gestão das intervenções. Importância das organizações internacionais na identificação de lacunas existentes na concepção e conteúdo de algumas políticas e programas relacionados com a nutrição.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo principal é capacitar os alunos que os conhecimentos adquiridos sobre Epidemiologia Nutricional e Saúde Pública contribuem para melhorar a dieta, a saúde e o bem-estar da população.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Será estimulado o recurso ao Moodle, como suporte ao processo de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
WILLET W. Nutritional Epidemiology. ISBN 0-19-512297-6 GIBNEY M. Public Health Nutrition. ISBN 0-632-05627-4
-
Avaliação
Avaliação
O regime de avaliação é preferencialmente de carácter contínuo, e valoriza (A) 1 teste escrito (50%), (B) Ficha de exercícios 1 (12,5%), (C) Ficha de exercícios 2 (12,5%) e (D) análise crítica de um artigo com apresentação oral (25%) (Final = A (50%) + B (12,5%) + C (12,5%) + D (25%)). Nota mínima para aprovação é de 9,5V (0/20).
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste escrito
50%
Ficha de exercícios 1
12,5%
Ficha de exercícios 2
12,5%
Análise de artigo científico com apresentação oral 10% (trabalho escrito) + 15% (apresentação oral) O regime de exame final aplica-se aos alunos que por optem e será sob a forma de um teste escrito que englobará a totalidade da matéria (nota mínima para aprovação neste regime é de 9,5V).
O Exame de Melhoria de Nota será uma prova escrita, que engloba a totalidade dos conteúdos programáticos leccionados.
Para aprovação em regime de avaliação contínua, o estudante tem de obter uma nota mínima de 9,5 valores na média das ferramentas de avaliação da componente prática (ficha de exercícios 1; ficha de exercícios 1, análise de artigo científico com apresentação oral).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




