-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular pretende facultar aos alunos competências no âmbito da abordagem para as mudanças do comportamento alimentar, assim como desenvolver competências interpessoais fundamentais para a abordagem clínica na área das Ciências da Nutrição.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-6573
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Apresentação do programa da unidade curricular. Critérios de avaliação. Comportamento Alimentar: Saciação e saciedade. Sistema psicobiologico. Determinantes no controlo da ingestão alimentar. Fome emocional. Escala da fome. Questionários avaliação fome emocional. Imagem corporal: Percepção Corporal. Auto-estima. Disturbios do comportamento alimentar e obesidade Entrevista motivacional. Modelo de estadíos de mudança. Coaching aplicado às Ciências da Nutrição.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Psicologia pretende abordar o comportamento alimentar assim como as suas perturbações e desenvolver o treino das competências interpessoais fundamentais para a abordagem clínica na área das Ciências da Nutrição.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Utilização de plataformas digitais como Kahoot, google forms para momentos interativos em sala de aula. Recurso a métodos de role-play, que promovem o envolvimento e a motivação dos alunos para a aplicação e consolidação dos conteúdos lecionados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alvarenga, M. dos S., Figueiredo, M., Timerman, F., Antonaccio, C. M. A., Godoy, C., & Macedo, S. (2019). Nutrição Comportamental: Uma Abordagem Integrada. São Paulo: Atheneu. Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational Interviewing in Health Care: Helping Patients Change Behavior. Guilford Press. Ogden, J. (2020). The Psychology of Eating: From Healthy to Disordered Behavior (3rd ed.). Wiley-Blackwell. Frayn, M., & Knäuper, B. (2020). Emotional Eating and Weight in Adults: A Review. Current Psychology, 39, 2016-2030. Moore, M., Tschannen-Moran, B., & Jackson, E. (2020). Coaching Psychology Manual (3rd ed.). Wolters Kluwer.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação efectuada na modalidade de ''Avaliação Contínua'' resulta da média aritmética da classificação obtida em três momentos de avaliação. Considera-se aprovado na avaliação contínua, uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Descrição
Data limite
Ponderação
(A) Teste escrito de avaliação
Ao longo do semestre
50%
(B) Quizz
Ao longo do semestre
5%
(C1) Trabalho de grupo - escrito No final do semestre 15% (C2) Trabalho de grupo - apresentação oral presencial No final do semestre 30% As ferramentas de inteligência artificial (IA) para a realização dos elementos de avaliação (C1-Trabalho de grupo), têm de ser reveladas pelos alunos, identificando o propósito para a sua utilização. Na avaliação destes elementos, os resultados serão aferidos através do elemento de avaliação complementar (C2- oral presencial) com a ponderação de 30% da nota final.
Em casos de melhoria de nota, a avaliação será realizada através de uma prova oral, a agendar durante a época de recurso.
Caso o aluno opte pela avaliação por exame de recurso, o mesmo deve ter uma classificação minima de 9,50 (0/20) valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




