-
Apresentação
Apresentação
A disciplina pretende iniciar a preparação do estudante para a vida prática, convocando os problemas e perspectivas específicos de diferentes actividades forenses e, para tanto, proporcionar os recursos necessários para a reflexão sobre as possibilidades e limites da prática forense, conciliando a teoria e a prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP288-24270
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução - A prática forense I - Problemas exemplares da prática forense Perspectiva da(s) magistratura(s) Perspectiva da advocacia Perspectiva registral e notarial Outras perspectivas II - Possibilidades e limites da prática forense Perpectiva civil Perspectiva penal Perspectiva administrativa Perspectiva laboral Perspectiva fiscal
-
Objetivos
Objetivos
Conciliação entre a teoria e a prática, nas várias áreas de exercício prático da vida forense e do jurista.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologia "cenários reais" através da analise de acórdãos para construção de peças processuais e simulação de julgamento. Visitas de estudo a locais em que os profissionais forenses trabalham (escritório de advogados, notários, Conservatórias, Tribunais, Procuradoria, etc.).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Costa, J.F. 2014, Carta a uma jovem ou a um jovem magistrado, BCE, Coimbra, p. 1145 e s. Oliveira, F. 2014, Tratado Prático da Advocacia, Coimbra: Almedina Soares, C. 2009. Contra-reforma do Notariado e dos Registos, um erro conceptual, Coimbra: Almedina
-
Avaliação
Avaliação
É de acordo com o regulamento da Universidade e tem uma modalidade contínua e outra de recurso. Na primeira valora-se a Assiduidade: nos termos regulamentares, exige-se a presença mínima de 70 % nas aulas, sob pena de exclusão do regime de avaliação contínua.
São elementos de avaliação contínua:
- Pontualidade e assiduidade: 10%
- Participação em aula e elementos práticos resolvidos: 30%
- Organização de um dossier com as várias peças processuais com vista à simulação de um julgamento (esta a decorrer em aula prática em data a combinar com os alunos): 50%
- Participação em um evento (colóquio, seminário, conferência, etc.) promovido pela Faculdade e entrega de pequeno relatório escrito: 10%
Os estudantes que beneficiem do estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar os docentes para que a avaliação seja adaptada.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





