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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Políticas Sociais I constitui uma unidade integrada no 2ºano da licenciatura em Serviço Social e visa capacitar os alunos para uma leitura crítica e fundamentada das conceções de política social, modelos de bem-estar e seu enquadramento no Modelo Social Europeu.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-13467
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Problematização da noção de Política Social
- Políticas Públicas e Sociais: as funções sociais do Estado e direitos sociais
- Finalidades, Objetivos da da Política Social
- Princípios e valores da Política Social
- Delimitação do objeto da Política Social
II - Principais conceções teóricas sobre o papel do Estado em matéria de Política Social: fundamentos e contributos
- As perspetivas liberais e neoliberais. 2. Intervencionistas 3. Teoria da justiça de Rawls
III - Política Social e o Estado Providência
- A formação do Estado Providência
- Os modelos de Estado Providência: conservador, liberal, democrático e do sul da europa.
- O desenvolvimento do Estado Providência em Portugal
- A crise e reconfiguração do Estado Providência: o futuro do Estado Social
IV - O Modelo Social Europeu
- Marcos e instrumentos da Política Social na União Europeia
- Configuração do modelo social europeu - os direitos sociais na Europa
- Situação social e Política social na União Europeia
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer as principais conceções de Política Social, as críticas e o debate atual.
- Compreender a construção e o desenvolvimento do Estado Providência e os modelos em presença.
- Adquirir instrumentos de análise que permitam entender as Políticas Sociais como um mecanismo dinâmico de intervenção na garantia de direitos.
- Aprender a caracterizar as principais conceções de Política Social tendo presente a transformações e dinâmicas económicas e sociais
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas interativas com apresentação de trabalhos de grupo, destinados a aprofundar temas do programa. Prática de debates, painéis temáticos, simulações como fonte de aprendizagem de argumentação e oralidade. A avaliação será contínua, valorizando a assiduidade, pontualidade e participação dos estudantes na dinâmica processada em aula.
A avaliação Contínua pressupõe um total de presenças de 75% e traduz-se nos seguintes elementos de avaliação:
- Trabalho de grupo (com base em textos fornecidos pela docente): 30%
- 2 Testes individuais escritos: 30% cada
- Exercícios práticos 10%
A obtenção de uma média ponderada (dos 3 elementos) inferior a 10 valores, implica que o aluno tenha de ir a exame de recurso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Behring, Elaine e Boschetti Ivanete (2008). Política Social, fundamentos e história, 4ª. ed., São Paulo: Cortez.
- Cabral, Nazaré Costa (2022). Modelos de Políticas Públicas Sociais. Do Rendimento Incondicional aos 'Vouchers', passando por Soluções Intermédias. Almedina.
- Carmo, Renato & Barata, André (2014). Estado Social. De todos para todos. Tinta da China.
- Luz, Helena Amaro & Albuquerque, Cristina (2016). Políticas Sociais em Tempos de Crise. Perspetivas, Tendências e Questões Críticas. Pactor.
- Mishra, Ramesh (2000). Estado Providência na Sociedade Capitalista. Oeiras: Celta.
- Silva, Pedro Adão et al., (2002). O Modelo de Welfare da Europa do Sul Reflexões Sobre a Utilidade do Conceito. In: Sociologia, Problemas e Práticas. Nº 38. P.25-59.
- Silva, Felipe Carreira (2013). O Futuro do Estado Social. Ed. FFMS.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não