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Disciplina Políticas Sociais I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Políticas Sociais I constitui uma unidade integrada no 2ºano da licenciatura em Serviço Social e visa capacitar os alunos para uma leitura crítica e fundamentada das conceções de política social, modelos de bem-estar e seu enquadramento no Modelo Social Europeu.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Problematização da noção de Política Social

    1. Políticas Públicas e Sociais: as funções sociais do Estado e direitos sociais
    2. Finalidades, Objetivos da da Política Social
    3. Princípios e valores da Política Social
    4. Delimitação do objeto da Política Social

    II - Principais conceções teóricas sobre o papel do Estado em matéria de Política Social: fundamentos e contributos

    1. As perspetivas liberais e neoliberais. 2. Intervencionistas 3. Teoria da justiça de Rawls

    III - Política Social e o Estado Providência

    1. A formação do Estado Providência
    2. Os modelos de Estado Providência: conservador, liberal, democrático e do sul da europa.
    3. O desenvolvimento do Estado Providência em Portugal
    4. A crise e reconfiguração do Estado Providência: o futuro do Estado Social

    IV - O Modelo Social Europeu

    1. Marcos e instrumentos da Política Social na União Europeia
    2. Configuração do modelo social europeu - os direitos sociais na Europa
    3. Situação social e Política social na União Europeia
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer as principais conceções de Política Social, as críticas e o debate atual.

    - Compreender a construção e o desenvolvimento do Estado Providência e os modelos em presença.

    - Adquirir instrumentos de análise que permitam entender as Políticas Sociais como um mecanismo dinâmico de intervenção na garantia de direitos.

    - Aprender a caracterizar as principais conceções de Política Social tendo presente a transformações e dinâmicas económicas e sociais

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas interativas com apresentação de trabalhos de grupo, destinados a aprofundar temas do programa. Prática de debates, painéis temáticos, simulações como fonte de aprendizagem de argumentação e oralidade. A avaliação será contínua, valorizando a assiduidade, pontualidade e participação dos estudantes na dinâmica processada em aula.
    A avaliação Contínua pressupõe um total de presenças de 75% e traduz-se nos seguintes elementos de avaliação:
    - Trabalho de grupo (com base em textos fornecidos pela docente): 30%
    - 2 Testes individuais escritos: 30% cada
    - Exercícios práticos 10%
    A obtenção de uma média ponderada (dos 3 elementos) inferior a 10 valores, implica que o aluno tenha de ir a exame de recurso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Behring, Elaine e Boschetti Ivanete (2008). Política Social, fundamentos e história, 4ª. ed., São Paulo: Cortez.
    • Cabral, Nazaré Costa (2022). Modelos de Políticas Públicas Sociais. Do Rendimento Incondicional aos 'Vouchers', passando por Soluções Intermédias. Almedina.
    • Carmo, Renato & Barata, André (2014). Estado Social. De todos para todos. Tinta da China.
    • Luz, Helena Amaro & Albuquerque, Cristina (2016). Políticas Sociais em Tempos de Crise. Perspetivas, Tendências e Questões Críticas. Pactor.
    • Mishra, Ramesh (2000). Estado Providência na Sociedade Capitalista. Oeiras: Celta.
    • Silva, Pedro Adão et al., (2002). O Modelo de Welfare da Europa do Sul Reflexões Sobre a Utilidade do Conceito. In: Sociologia, Problemas e Práticas. Nº 38. P.25-59.
    • Silva, Felipe Carreira (2013). O Futuro do Estado Social. Ed. FFMS.

     

     

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