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Apresentação
Apresentação
Dar a conhecer a necessidade da emergência das Ciências Sociais e Humanas no tempo e no espaço;
Conhecer e saber interpretar as abordagens e problemáticas tratadas nas principais obras clássicas;
Introduzir os alunos no pensamento sociológico e das ciências sociais: raciocínio, reflexão e crítica;
Conhecer os fundamentos epistemológicos das Ciências Sociais (do senso comum ao raciocínio sociológico), através da análise dos principais contributos teóricos dos clássicos;
Ter capacidade reflexiva a partir dos autores em referência bibliográfica;
Estimular a capacidade dessa reflexão, crítica e analítica, com o debate de ideias com todos os alunos;
Compreender a relação entre a teoria produzida e, em cada tempo e em cada espaço, a investigação empírica no campo da Sociologia e do Serviço Social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-3676
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução: Teoria sociológica , teoria social,Ciências Sociais;
Sociologia e Serviço Social;Análise do contexto social, político e económico com abordagem da emergência das Ciências Sociais;
Emergência do positivismo e fundamentação teórica, objetivada no conhecimento científico sobre a realidade social;
Análise de autores clássicos das Ciências Sociais e da Sociologia: A tradição positiva de A. Comte continuada em E. Durkheim, particularizando a precisão das regras do método sociológico como procedimento empírico da análise dos factos sociais;
A tradição compreensiva de Max Weber e de G.Simmel, focando a interação social, a representação e o poder dos atores na ação social.
O materialismo histórico de Karl Marx, as desigualdades sociais e os interesses de classe na determinação da ação social.
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Objetivos
Objetivos
Os alunos deverão adquirir conhecimentos e competências sobre os:
Fundamentos epistemológicos da teoria social;
Problemáticas das obras dos principais autores clássicos das Ciências Sociais e da a Sociologia;
Compreender a complementaridade / rutura e construção/ desconstrução/ reconstrução entre as várias abordagens teóricas;
Refletir de forma crítica e analítica;
Saber expor oralmente e por escrito as suas ideias, argumentar e debater.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Debates sobre a atualidade de alguns temas analisados pelos autores clássicos da sociologia nas sociedades contemporâneas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aron, R. (2007). As Etapas do Pensamento Sociológico. D. Quixote
Braga da Cruz, M. (1995). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos - Antologia de Textos. FC Gulbenkian.
Giddens, A. (2005). Capitalismo e Moderna Teoria Social. Presença.
Moreira, C., & Bracons, H. (2019). Introdução à Teoria Social. Autores escolhidos. Edições Universitárias Lusófonas.
Nisbet, Robert (1969). La formación del pensamiento sociológico. Vol I e II, Amorrortu.
Ritzer, G., & Stepnisky, J. (Eds.). (2011). The Wiley-Blackwell companion to major social theorists. John Wiley & Sons.
Royce, E. (2015). Classical social theory and modern society: Marx, Durkheim, Weber. Rowman & Littlefield.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não