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Disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Teoria e Metodologia do Serviço Social I assume-se como uma unidade introdutória e que visa dotar os alunos com conhecimentos, competências e habilidades fundamentais para o exercício profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Natureza e significado do Serviço Social

    1. O Serviço Social como profissão
    2. Os domínios [teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político] da profissão
    3. A identidade da profissão

     II - Serviço Social e Sociedade

    1. A relação entre Serviço Social e Sociedade
    2. A intervenção nos problemas sociais ¿ concetualização de problemas sociais
    3. Transformações societais, tendências e relações de força entre os diferentes agentes sociais

    III - A intervenção do Serviço Social

    1. Áreas, campos, níveis e unidades da intervenção.
    2. O processo de intervenção social
    3. As matrizes teóricas, modelos e métodos de intervenção no Serviço Social
    4. A questão da investigação em Serviço Social

    IV - O Serviço Social nas Sociedades Contemporâneas

    1. A globalização e a Sociedade de Risco
    2. Resignificação dos problemas sociais e novas áreas de intervenção social
    3. Desafios atuais para o Serviço Social
  • Objetivos

    Objetivos

    - Situar o Serviço Social no campo das Ciências Sociais e da intervenção social;

    - Compreender e saber refletir sobre a natureza e significado do Serviço Social como profissão;

    - Perceber e saber estabelecer as relações entre o Serviço Social e a Sociedade, sobretudo na resposta aos problemas e transformações sociais;

    - Conhecer as principais abordagens teóricas em Serviço Social;

    - Conhecer as diversas etapas da metodologia de intervenção e saber estabelecer as interconexões entre estas;

    - Conhecer e saber aplicar os principais modelos e instrumentos de avaliação diagnóstica e de intervenção social;

    - Desenvolver pensamento crítico sobre os problemas sociais da atualidade e os desafios que estes colocam à intervenção social.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que a UC seja um espaço de reflexão e co-construção de conhecimento sobre a prática profissional. Para tal, serão dadas aos alunos diversas tarefas de pesquisa e sistematização de conhecimentos (nomeadamente ao nível dos modelos e técnicas de intervenção), que terão de partilhar com os colegas em sessão. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Amaro, I. (2008). Os campos paradigmáticos do Serviço Social: proposta para uma categorização das teorías em presença. Locus Soci@l, nº1, pp.65-80.
    • Duque, A. (2013). Metodologías de intervención social -Palimpsestos de los modelos en Trabajo Social.  Colombia: Ed. Epi-Logos.
    • Garcia, T. & Bracho, C. (Coords.) (2011). Introducción al trabajo social. Madrid: Alianza Editoral
    • De Robertis, C. (2011). Metodologia da Intervenção em Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
    • Faleiros, V. (2014). O Serviço Social no cotidiano. Fios e desafios, Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120. Out./dez. Pp. 706-722.
    • Weber, P. (2011). Dinâmicas e Práticas do Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
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