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Apresentação
Apresentação
A UC de Teoria e Metodologia do Serviço Social I assume-se como uma unidade introdutória e que visa dotar os alunos com conhecimentos, competências e habilidades fundamentais para o exercício profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7266
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Natureza e significado do Serviço Social
- O Serviço Social como profissão
- Os domínios [teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político] da profissão
- A identidade da profissão
II - Serviço Social e Sociedade
- A relação entre Serviço Social e Sociedade
- A intervenção nos problemas sociais ¿ concetualização de problemas sociais
- Transformações societais, tendências e relações de força entre os diferentes agentes sociais
III - A intervenção do Serviço Social
- Áreas, campos, níveis e unidades da intervenção.
- O processo de intervenção social
- As matrizes teóricas, modelos e métodos de intervenção no Serviço Social
- A questão da investigação em Serviço Social
IV - O Serviço Social nas Sociedades Contemporâneas
- A globalização e a Sociedade de Risco
- Resignificação dos problemas sociais e novas áreas de intervenção social
- Desafios atuais para o Serviço Social
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Objetivos
Objetivos
- Situar o Serviço Social no campo das Ciências Sociais e da intervenção social;
- Compreender e saber refletir sobre a natureza e significado do Serviço Social como profissão;
- Perceber e saber estabelecer as relações entre o Serviço Social e a Sociedade, sobretudo na resposta aos problemas e transformações sociais;
- Conhecer as principais abordagens teóricas em Serviço Social;
- Conhecer as diversas etapas da metodologia de intervenção e saber estabelecer as interconexões entre estas;
- Conhecer e saber aplicar os principais modelos e instrumentos de avaliação diagnóstica e de intervenção social;
- Desenvolver pensamento crítico sobre os problemas sociais da atualidade e os desafios que estes colocam à intervenção social.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Pretende-se que a UC seja um espaço de reflexão e co-construção de conhecimento sobre a prática profissional. Para tal, serão dadas aos alunos diversas tarefas de pesquisa e sistematização de conhecimentos (nomeadamente ao nível dos modelos e técnicas de intervenção), que terão de partilhar com os colegas em sessão.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Amaro, I. (2008). Os campos paradigmáticos do Serviço Social: proposta para uma categorização das teorías em presença. Locus Soci@l, nº1, pp.65-80.
- Duque, A. (2013). Metodologías de intervención social -Palimpsestos de los modelos en Trabajo Social. Colombia: Ed. Epi-Logos.
- Garcia, T. & Bracho, C. (Coords.) (2011). Introducción al trabajo social. Madrid: Alianza Editoral
- De Robertis, C. (2011). Metodologia da Intervenção em Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
- Faleiros, V. (2014). O Serviço Social no cotidiano. Fios e desafios, Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120. Out./dez. Pp. 706-722.
- Weber, P. (2011). Dinâmicas e Práticas do Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não