-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende apresentar os principais conceitos e teorias que procuram explicar as atitudes e comportamentos dos indivíduos e as dinâmicas interpessoais que ocorrem em contexto organizacional. Espera-se que os estudantes compreendam como poderão intervir nestes processos na sua futura prática profissional, potenciando o seu desempenho, enquanto assistentes sociais, junto das suas entidades empregadoras.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-7449
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Social e das Organizações
1.1. O Comportamento Organizacional
1.2. A psicologia do comportamento organizacional
2. O Comportamento Humano nas Organizações
2.1. Fundamentos do comportamento individual (diferenças individuais, perceções e atitudes, personalidades e motivação)
2.2. Fundamentos do comportamento em grupo (estruturas e processo de grupo e equipas de trabalho)
3. A Comunicação nas Organizações
3.1. As funções e o processo de comunicação
3.2. A comunicação interpessoal e organizacional
3.3. Barreiras para a comunicação eficaz
3.4. Conflito e negociação
4. Processos de Tomada de Decisão e de Liderança nas Organizações
4.1. O processo de decisão individual
4.2. O processo de decisão grupal
4.3. A liderança nas organizações
5. Mudança e Intervenção nas Organizações
5.1. Clima e Cultura Organizacional
5.2. Resistência à Mudança
5.3. Mudança e Intervenção nas Organizações
-
Objetivos
Objetivos
- Familiarizar os estudantes para a importância das dimensões sociais e humanas no funcionamento das organizações
- Dar a conhecer as principais teorias da Psicologia Social e das Organizações
- Promover a reflexão sobre os processos individuais e grupais do comportamento organizacional;
- Desenvolver o conhecimento sobre a comunicação, os processos de decisão, de liderança e de mudança organizacional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino orienta-se para um processo centrado nas competências dos discentes e orientado para a compreensão e reflexão concetual dos temas. A avaliação será contínua, valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem. Assim, serão tidos em conta os seguintes elementos: Trabalho de grupo, correspondendo a 20 % da nota final. 2 testes escritos, correspondendo a 60 % (30%+30%) da nota final. Discussão/participação em aula, exercícios práticos, representando 20% da nota final.
A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aronson, E., Wilson, T.D., & Sommers, S.R. (2020). Social Psychology, Global Edition (10ª Ed.). Pearson.
Barling, J., & Cooper, C.L. (2008). The sage handbook of organizational behavior (Vol. 1): Micro Approaches. Sage Public.
David, S. (Coord.) (2020) Motivar equipas. Guia HBR. Coimbra: Papelmunde.
Edmondson, A.E. (2019). The fearless organization. John Wiley & Sons, Inc.
Gilovich, T., Keltner, D., Chen, S., & Nisbett, R.E. (2018). Social Psychology. International Student Edition. WW Norton & Co
Neves, J. (2014). Psicologia organizacional: Indivíduo, trabalho e organização. In, S.P.Gonçalves(Coord.). Psicossociologia do trabalho e das organizações: Princípios e práticas. Pactor.
Smith, M., & Goldman, J. (2021). Emotional Intelligence 2.0: The indispensable guide to improving your social skills. Mark Smith.
Truxillo, D.M., Bauer, T.N., & Erdogan, B. (2021). Psychology and work: An introduction to industrial and organizational psychology. Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não