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Disciplina Serviço Social e Intervenção em Comunidades

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC pretende capacitar os/as alunos/as para as questões da intervenção comunitária, ensinando metodologias e instrumentos que visem a implementação de projetos de desenvolvimento local.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Intervenção em Comunidades: Introdução

    2. Serviço Social e Intervenção em Comunidades

    2.1. Conceitos fundamentais: Desenvolvimento, Comunidade e Desenvolvimento comunitário

    2.2. Serviço Social comunitário

    2.3. Intervenção em comunidades: práticas, princípios e benefícios de atuação

     

    3. Metodologias de Intervenção Comunitária

    3.1. O contexto da metodologia dos PIC

    3.2. As Fases dos PIC

    3.2.1. Mobilizar a Comunidade

    3.2.2. Estudo e Diagnóstico Participativo

    3.2.3. Constituir o Grupo

    3.2.4. Aprofundar o Diagnóstico

    3.2.5. Desenhar e Planear

    3.2.6. Mobilizar Recursos

    3.2.7. Aprovar e Implementar

    3.2.8. Avaliar

     

    4. Análise de Projetos de Intervenção Comunitária

    4.1. Elaboração de um projeto de intervenção (exercício prático)

    4.2. Análise e discussão sobre a estrutura e metodologia dos projetos de intervenção elaborados.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Perceber a distinção e articulação entre os três níveis de intervenção: individual, grupal e comunitária;
    2. Proporcionar a aquisição de conhecimentos (históricos, teóricos e metodológicos) sobre as particularidades do processo de intervenção em comunidade;
    3. Aprender a caracterizar a comunidade, perceber as forças atuantes, as dinâmicas convergentes e opostas em ordem à elaboração e atualização diagnóstica;
    4. Desenvolver competências profissionais para a intervenção em comunidades;
    5. Apreender a elaborar projetos de intervenção comunitária.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ensino: Será feito uso de metodologias expositivas, interrogativas e participativas através da promoção de debates a partir da apresentação de textos, exemplos de projetos de intervenção comunitária, interação com profissionais com atuação em projetos comunitários e/ou realização de visitas de estudos. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos de grupo, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos.  

     

    Avaliação: A avaliação será contínua a partir dos seguintes elementos: 1) Teste individual escrito (55%); 2) Trabalho de grupo com apresentação e discussão oral em sala de aula (35%); 3) Participação (10%). A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bandeira, A.; Marques, M. J., Cunha, P. e Ranchordas, P. (2007). Projectos de Inovação Comunitária – Manual de Suporte à Implementação da Metodologia. FAK.
    • Carmo, H. (2007). Desenvolvimento Comunitario.  Universidade Aberta.
    • Esgaio, A. (2014). A intervenção comunitária na prática do Serviço Social. In: Carvalho, M.I e Pinto, C. (Coord.), Serviço Social – Teorias e Práticas (pp.205-224). Pactor.
    • Estivill, J., & Basla, C. (Org.) (2022). Economia local, comunitária e solidária. O desenvolvimento visto de baixo. Húmus.
    • Fernandéz, A.L.; Pastor, E. & Diego, C.V. (Coords) (2017). El Trabajo Social: Construyendo comunidades sostenibles. Ed. Aranzadi.
    • Nunes, N.; Viana, A.; Roque Amaro, R. & Serra, N. (2017). Intervenção Comunitária - Conhecimentos e práticas. Ed. SCML.
    • SCML (2020). Cadernos técnicos da santa casa da misericórdia de lisboa – Desenvolvimento comunitário. Volume IV. SCML.

     

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