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Apresentação
Apresentação
A presente UC pretende capacitar os/as alunos/as para as questões da intervenção comunitária, ensinando metodologias e instrumentos que visem a implementação de projetos de desenvolvimento local.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-8682
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Intervenção em Comunidades: Introdução
2. Serviço Social e Intervenção em Comunidades
2.1. Conceitos fundamentais: Desenvolvimento, Comunidade e Desenvolvimento comunitário
2.2. Serviço Social comunitário
2.3. Intervenção em comunidades: práticas, princípios e benefícios de atuação
3. Metodologias de Intervenção Comunitária
3.1. O contexto da metodologia dos PIC
3.2. As Fases dos PIC
3.2.1. Mobilizar a Comunidade
3.2.2. Estudo e Diagnóstico Participativo
3.2.3. Constituir o Grupo
3.2.4. Aprofundar o Diagnóstico
3.2.5. Desenhar e Planear
3.2.6. Mobilizar Recursos
3.2.7. Aprovar e Implementar
3.2.8. Avaliar
4. Análise de Projetos de Intervenção Comunitária
4.1. Elaboração de um projeto de intervenção (exercício prático)
4.2. Análise e discussão sobre a estrutura e metodologia dos projetos de intervenção elaborados.
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Objetivos
Objetivos
- Perceber a distinção e articulação entre os três níveis de intervenção: individual, grupal e comunitária;
- Proporcionar a aquisição de conhecimentos (históricos, teóricos e metodológicos) sobre as particularidades do processo de intervenção em comunidade;
- Aprender a caracterizar a comunidade, perceber as forças atuantes, as dinâmicas convergentes e opostas em ordem à elaboração e atualização diagnóstica;
- Desenvolver competências profissionais para a intervenção em comunidades;
- Apreender a elaborar projetos de intervenção comunitária.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: Será feito uso de metodologias expositivas, interrogativas e participativas através da promoção de debates a partir da apresentação de textos, exemplos de projetos de intervenção comunitária, interação com profissionais com atuação em projetos comunitários e/ou realização de visitas de estudos. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos de grupo, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos.
Avaliação: A avaliação será contínua a partir dos seguintes elementos: 1) Teste individual escrito (55%); 2) Trabalho de grupo com apresentação e discussão oral em sala de aula (35%); 3) Participação (10%). A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bandeira, A.; Marques, M. J., Cunha, P. e Ranchordas, P. (2007). Projectos de Inovação Comunitária – Manual de Suporte à Implementação da Metodologia. FAK.
- Carmo, H. (2007). Desenvolvimento Comunitario. Universidade Aberta.
- Esgaio, A. (2014). A intervenção comunitária na prática do Serviço Social. In: Carvalho, M.I e Pinto, C. (Coord.), Serviço Social – Teorias e Práticas (pp.205-224). Pactor.
- Estivill, J., & Basla, C. (Org.) (2022). Economia local, comunitária e solidária. O desenvolvimento visto de baixo. Húmus.
- Fernandéz, A.L.; Pastor, E. & Diego, C.V. (Coords) (2017). El Trabajo Social: Construyendo comunidades sostenibles. Ed. Aranzadi.
- Nunes, N.; Viana, A.; Roque Amaro, R. & Serra, N. (2017). Intervenção Comunitária - Conhecimentos e práticas. Ed. SCML.
- SCML (2020). Cadernos técnicos da santa casa da misericórdia de lisboa – Desenvolvimento comunitário. Volume IV. SCML.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não