mestrado-ciencia-religioes-lisboa

Mestrado Ciência das Religiões

Lisboa
A formulação deste curso tem como objetivo principal a pesquisa sobre a multiplicidade do fenómeno religioso, numa total liberdade de pesquisa e de respeito. Este curso surge como resposta à necessidade de formar investigadores com especiais ferramentas pa... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A formulação deste curso tem como objetivo principal a pesquisa sobre a multiplicidade do fenómeno religioso, numa total liberdade de pesquisa e de respeito. Este curso surge como resposta à necessidade de formar investigadores com especiais ferramentas para trabalhar questões religiosas fora do âmbito confessional. O 2º ciclo em Ciência das Religiões da ULHT é o único com estes objetivos em Portugal: uma total isenção religiosa, um caráter rigorosamente não-confessional, tendo sido classificado oficialmente com a nota máxima e avaliado muito positivamente por alunos e ex-alunos. Aposta na internacionalização de alunos e docentes e em parcerias com universidades estrangeiras. O corpo docente é altamente qualificado e promove permanentes atividades de investigação científica.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% apreciação curricular Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior: - 75% apreciação curricular - 25% Motivação e Justificação
  • Competências

    Competências

    Competências a desenvolver no ciclo de estudos: i) As competências a desenvolver por parte dos alunos implicam na docência uma constante preocupação com a interdisciplinaridade inerente à própria definição epistemológica da Ciência das Religiões, questão ainda mais importante quando uma parte significativa dos alunos frequentou o 1º ciclo noutra área do saber. Neste sentido, o formado no 2º ciclo em Ciência das Religiões deve conseguir pesquisar no campo do fenómeno religioso usando as diversas metodologias das Ciências Sociais e Humanas. ii) Implicam ainda, por parte dos discentes, uma capacidade de diálogo e de respeito que esteja para além das crenças e das práticas religiosas de cada um. Na medida em que o trabalho do cientista das religiões é cada vez mais importante para o presente, mediante o estudo de movimentos e fenómenos atuais, o investigador deve conseguir fugir aos constrangimentos da sua educação ou fé. Esse exercício é a chave da validade de uma ciência que, como neste caso, implica uma leitura do presente, campo onde os preconceitos se desenvolvem com muita força; iii) Para atingir as competências do diálogo e do respeito antes indicadas, os alunos devem adquirir competências mínimas na pesquisa em torno dos principais fenómenos religiosos e com as principais metodologias das Ciências Sociais e Humanas. Operacionalização: A operacionalização destes objetivos faz-se através de: - prática docente interdisciplinar (unidades curriculares que não se encontram assentes numa única abordagem); - programas das unidades curriculares que fomentam o questionamento e não na soma de conteúdos; - visitas de estudo a locais de culto; - encontros com líderes e com comunidades religiosas; - participação e organização de debates; - participação em atividades de investigação científica.
  • Objetivos

    Objetivos

    A criação deste ciclo de estudos enquadra-se na recente dinâmica internacional que levou à criação da European Association for the Study of Religions (2002) filiada na International Association for the History of Religions - IASR. Este 2º Ciclo em Ciência das Religiões da ULHT recebeu uma grande influência ao ter acolhido o secretário-geral da IASR em 2007. A formulação deste curso tem como objetivo principal a pesquisa sobre a multiplicidade do fenómeno religioso, numa total liberdade de pesquisa e de respeito. Este curso surge como resposta à necessidade de formar investigadores com especiais ferramentas para trabalhar questões religiosas fora do âmbito confessional. O 2º ciclo em Ciência das Religiões da ULHT é o único com estes objetivos em Portugal:uma total isenção religiosa. Assim, assume-se como fundamental objetivo o desenvolvimento de uma comunidade académica vocacionada para este objeto de estudo, diversificada em termos religiosos, mas sempre com um olhar científico.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • É o único mestrado em Portugal, nesta área, de caráter rigorosamente não-confessional;
    • Foi classificado oficialmente com a nota máxima e avaliado muito positivamente por alunos e ex-alunos;
    • O corpo docente é altamente qualificado;
    • Desenvolve permanentes atividades de investigação científica;
    • Aposta na internacionalização de alunos e docentes e em parcerias com universidades estrangeiras.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Os nossos mestres apresentam ferramentas com significativa acuidade nos campos do trabalho editorial trabalho social, diplomacia, assessoria religiosa e cultural. Atualmente, e seguindo os passos de vários outros países europeus, o quadro de docentes e demais colaboradores da área desenvolve um largo conjunto de atividades que tende a criar a imagem da necessidade da criação de uma disciplina sobre o fenómeno religioso no Ensino Secundário.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O grau de Mestre permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Doutoramentos.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Sala de Aula, Biblioteca, Centro Trabalho Tecnológico, Salas de Estudo, Bares e Cantinas, Gabinetes. Videoprojetor portátil (requisição), PC/Netbook Portátil, Retroprojetor.

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Secretariado

Catarina Alexandra Pereira Martins

  • Extensão Telefónica
    732
  • Local de atendimento
    Sala C.1.23
  • Horário de atendimento
    3ª e 5ª feira das 15:00 às 18:00 4º feira das 11:00 às 13.00

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 196/2012

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios