Competências a desenvolver no ciclo de estudos:
i) As competências a desenvolver por parte dos alunos implicam na docência uma constante preocupação com a interdisciplinaridade inerente à própria definição epistemológica da Ciência das Religiões, questão ainda mais importante quando uma parte significativa dos alunos frequentou o 1º ciclo noutra área do saber. Neste sentido, o formado no 2º ciclo em Ciência das Religiões deve conseguir pesquisar no campo do fenómeno religioso usando as diversas metodologias das Ciências Sociais e Humanas.
ii) Implicam ainda, por parte dos discentes, uma capacidade de diálogo e de respeito que esteja para além das crenças e das práticas religiosas de cada um. Na medida em que o trabalho do cientista das religiões é cada vez mais importante para o presente, mediante o estudo de movimentos e fenómenos atuais, o investigador deve conseguir fugir aos constrangimentos da sua educação ou fé. Esse exercício é a chave da validade de uma ciência que, como neste caso, implica uma leitura do presente, campo onde os preconceitos se desenvolvem com muita força;
iii) Para atingir as competências do diálogo e do respeito antes indicadas, os alunos devem adquirir competências mínimas na pesquisa em torno dos principais fenómenos religiosos e com as principais metodologias das Ciências Sociais e Humanas.
Operacionalização:
A operacionalização destes objetivos faz-se através de:
- prática docente interdisciplinar (unidades curriculares que não se encontram assentes numa única abordagem);
- programas das unidades curriculares que fomentam o questionamento e não na soma de conteúdos;
- visitas de estudo a locais de culto;
- encontros com líderes e com comunidades religiosas;
- participação e organização de debates;
- participação em atividades de investigação científica.