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Disciplina Marketing Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Este curso visa desenvolver uma visão crítica sobre como as empresas podem explorar o ambiente

    digital para implementar as suas estratégias de Comunicação e de Marketing, considerando o

    comportamento do consumidor online e as dinâmicas de publicidade e comunicação digital. O conteúdo

    desta disciplina é focado em apresentar como as estratégias e operações de Branding devem ser

    consideradas no ambiente digital e como os profissionais de Comunicação devem considerar as

    características e possibilidades deste contexto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A unidade curricular de marketing digital apresenta uma discussão académica sobre os principais

    tópicos discutidos em Marketing Digital. A disciplina apresenta doze tópicos principais, relacionados às

    estratégias de Marketing e ao comportamento de compra do consumidor no ambiente digital. Os tópicos

    são listados a seguir:

    • Jornada online do consumidor
    • Campanhas digitais
    • Presença de marcas nas Redes sociais
    • Comunidades de Marca
    • Conteúdo gerado por consumidores
    • Boca a boca eletrónico
    • Engajamento do consumidor
    • Embaixadores digitais das marcas: influenciadores e celebridades.
    • Estratégias de Marketing Digital
    • Branding online
    • Personalização das marcas
    • Storytelling em ambiente digitais
  • Objetivos

    Objetivos

    Espera-se que no final desta unidade curricular o aluno tenha uma perceção clara das principais linhas

    de pesquisa em marketing digital e desenvolva uma visão crítica acerca dos métodos e conceitos

    relacionados às discussões contemporâneas sobre marketing digital.

    Para cada tópico, serão apresentados os principais tópicos discutidos na literatura académica de

    marketing, oferecendo uma visão geral das discussões contemporâneas sobre o tema.

    Complementarmente aos artigos discutidos, que apresentam uma abordagem teórica, discussão de

    casos práticos mostrarão aos alunos a estratégia digital de comunicação e marketing das empresas no

    mercado.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas expositivas serão complementadas com casos práticos de mercado, discussão de estudos de caso e apresentação da perspectiva de pesquisa acadêmica sobre os tópicos. Para o curso, será usado o simulador SIMBOUND, com 6 rodadas de jogo e 1 rodada de prática. Este simulador é uma ferramenta inovadora para os alunos perceberem o impacto das decisões em marketing digital. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Audrezet, A., de Kerviler, G., & Guidry Moulard, J. (2020). Authenticity under threat: When social media influencers need to go beyond self-presentation. Journal of Business Research , 117, 557 - 569.
    • Belk, R. W. (2013). Extended self in a digital world. Journal of Consumer Research, 40(3), 477-500.
    • Berger, J. (2014). Word of mouth and interpersonal communication: A review and directions for future research. Journal of Consumer Psychology , 24 (4), 586 - 607.
    • Brown, J. O., Broderick, A. J., & Lee, N. (2007). Online Communities¿: Conceptualizing the Online Social Network. Journal of Interactive Marketing , 21 (3), 2 - 20
    • Chaffey, D., & Smith, P. R. (2017). Digital marketing excellence: planning, optimizing and integrating online marketing . Taylor & Francis.
    • Kozinets, R. V. (2019). Netnography: The essential guide to qualitative social media research. Sage.
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