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Disciplina Comportamento do Consumidor

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender a relevancia dos fundamentos do comportamento do consumidor para a construcao de estrategias de comunicacao e de marketing de sucesso em media digitais.

    Realizar diagnosticos e definir planos de intervencao em cenarios reais e de tendencias globais dos comportamentos de consumo.

    Caracterizar o consumidor responsavel, como ator individual e ator social, e conhecer os processos da decisao de compra.

    Dominar os parametros do ciberconsumo e do ciberconsumidor.

    Discutir os desafios e impactes da transicao digital.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Comportamento do consumidor: 1.1. Conceitos, campos de estudo e aplicacoes; 1.2. Valor do consumidor.

    2. Influencias externas: 2.1. Processos socioculturais; 2.2. Sustentabilidade e responsabilidade social; 2.3. Caracteristicas de contexto.

    3. Influencias psicologicas: 3.1. Processos cognitivos; 3.2. Caracteristicas psicograficas; 3.3. Aptidoes e oportunidades.

    4. Tomada de decisoes: 4.1. Situacoes; 4.2. Decisao de compra; 4.3. Processo de pos-compra.

    5. Tendencias de evolucao.

  • Objetivos

    Objetivos

    Consolidar conhecimentos gerais de comunicacao e de marketing aplicados ao estudo do comportamento do consumidor.

    Caracterizar cenarios e tendencias de evolucao dos comportamentos de consumo.

    Compreender as influencias psicologicas e da envolvente do consumidor nos seus comportamentos.

    Discutir o processo da tomada de decisao do consumidor a luz das suas influencias.

    Dominar os fundamentos do ciberconsumidor e do consumo digital.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ensino-aprendizagem: Exposicao sintetica e critica dos conteudos programaticos e promocao do debate geral, pela docente - inclui o recurso a tecnologias para visualizacao de videos pedagogicos e conferencias online com convidados.

    Participacao nas sessoes letivas e realizacao das avaliacoes de conhecimentos, pelos estudantes - inclui o recurso a tecnologias para realizacao online dos momentos de avaliacao.

     

    Avaliacao continua: 2 trabalhos de grupo, orais e escritos (31/outubro, 40% + 09/janeiro, 20%); 1 frequencia individual escrita (16/janeiro, 40%).

    Avaliacao em exame: 1 exame escrito (data tbd, 100%).

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Babin, B.J. & Harris, E.G. (2022). CB9. Cengage.

    Braeutigam, S. & Kenning, P. (2022). An integrative guide to consumer neuroscience. Oxford.

    Carrizo, A.L., Bianchi, E.C., Burguete, J.L.V. & Galan-Ladero, M.M. (2023). Responsible consumption and sustainability: Case studies from corporate social responsibility, social marketing, and behavioral economics. Springer.

    Gelbrich, K., Müller, S.W. & Westjohn, S.A. (2023). Cross-cultural consumer behaviour. Elgar.

    Gupta, S. (2021). How people buy online: The psychology behind consumer behaviour. SAGE.

    Hansen, A. & Nielsen, K.B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan.

    Kaye, L. (2022). Issues and debates in Cyberpsychology. Open University Press.

    Llamas, R. & Belk, R. (2023). The Routledge handbook of digital consumption (2nd ed.). Routledge.

    Mothersbaugh, D., Kleiser, S.B. & Hawkins, D. (2024). Consumer behavior: Building marketing strategy (15th ed.). McGraw Hill.

INSCRIÇÃO AVULSO
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