filmeu

Disciplina Comportamento do Consumidor

  • Apresentação

    Apresentação

    O âmbito da UC enquadra-se no respetivo ciclo de estudos pelos seguintes domínios de esttudo, intervenção e atuação: Compreender a relevância dos fundamentos do comportamento do consumidor para a construção de estratégias de comunicação e de marketing de sucesso em media digitais. Realizar diagnósticos e definir planos de intervenção em cenários reais e de tendências globais dos comportamentos de consumo. Caracterizar o consumidor responsável, como ator individual e ator social, e conhecer os processos da decisão de compra. Dominar os parâmetros do ciberconsumo e do ciberconsumidor. Discutir os desafios e impactes da transição digital.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Comportamento do consumidor: 1.1. Conceitos, campos de estudo e aplicações; 1.2. Valor do consumidor. 2. Influências externas: 2.1. Processos socioculturais; 2.2. Sustentabilidade e responsabilidade social; 2.3. Características de contexto. 3. Influências psicológicas: 3.1. Processos cognitivos; 3.2. Características psicográficas; 3.3. Aptidões e oportunidades. 4. Tomada de decisões: 4.1. Situações; 4.2. Decisão de compra; 4.3. Pós-compra. 5. Tendências de evolução.
  • Objetivos

    Objetivos

    Consolidar conhecimentos gerais de comunicação, de marketing e de media digitais aplicados ao estudo do comportamento do consumidor. Apreender e saber aplicar conceitos e conhecimentos específicos de comportamento do consumidor. Compreender as influências psicológicas e da envolvente do consumidor nos seus comportamentos. Discutir o processo da tomada de decisão do consumidor à luz das suas influências. Dominar os fundamentos do ciberconsumidor e do consumo digital para a otimização do recurso aos media digitais. Caracterizar cenários e tendências de evolução dos comportamentos de consumo físicos e digitais. Promover globalmente a evolução pessoal e o potencial profissional dos estudantes, alicerçados no desenvolvimento das suas aptidões e competências de pensamentos técnico, analítico e crítico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em sala de aula, a docente assegura a exposição sintética e crítica dos conteúdos programáticos, fundamentada em modelos teóricos e empíricos, a promoção de debates com os estudantes e a realização dos momentos de avaliação de conhecimentos - inclui o recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Em sala de aula, os estudantes participam ativamente nas sessões letivas, através da apreensão dos conhecimentos, da participação nos debates e da realização dos momentos de avaliação de conhecimentos promovidos pela docente - inclui o recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Nas horas de trabalho dedicadas, os estudantes investigam e desenvolvem trabalho individual e grupal de preparação para as sessões letivas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Atherton, J. (2023). Social media strategy: A practical guide to social media marketing and customer engagement (2nd ed.). Kogan Page. Carrizo, A. L., Bianchi, E. C., Burguete, J. L. V., & Galan-Ladero, M. M. (2023). Responsible consumption and sustainability: Case studies from corporate social responsibility, social marketing, and behavioral economics. Springer. Gabay, J. J. (2025). Practical digital marketing and AI Psychology: How to gain online consumer trust and sales using technologies and Psychology. Routledge. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley. Mothersbaugh, D., Kleiser, S. B., & Hawkins, D. (2024). Consumer behavior: Building marketing strategy (15th ed.). McGraw Hill. Singh, N., Kansra, P., & Gupta, S. L. (Eds.) (2024). Navigating the digital landscape: Understand customer behaviour in the online world. Emerald. Yan, Z. (Ed.) (2023). The Cambridge handbook of cyber behavior. Cambridge University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios