-
Apresentação
Apresentação
Compreender a relevancia dos fundamentos do comportamento do consumidor para a construcao de estrategias de comunicacao e de marketing de sucesso em media digitais.
Realizar diagnosticos e definir planos de intervencao em cenarios reais e de tendencias globais dos comportamentos de consumo.
Caracterizar o consumidor responsavel, como ator individual e ator social, e conhecer os processos da decisao de compra.
Dominar os parametros do ciberconsumo e do ciberconsumidor.
Discutir os desafios e impactes da transicao digital.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6354-8300
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Comportamento do consumidor: 1.1. Conceitos, campos de estudo e aplicacoes; 1.2. Valor do consumidor.
2. Influencias externas: 2.1. Processos socioculturais; 2.2. Sustentabilidade e responsabilidade social; 2.3. Caracteristicas de contexto.
3. Influencias psicologicas: 3.1. Processos cognitivos; 3.2. Caracteristicas psicograficas; 3.3. Aptidoes e oportunidades.
4. Tomada de decisoes: 4.1. Situacoes; 4.2. Decisao de compra; 4.3. Processo de pos-compra.
5. Tendencias de evolucao.
-
Objetivos
Objetivos
Consolidar conhecimentos gerais de comunicacao e de marketing aplicados ao estudo do comportamento do consumidor.
Caracterizar cenarios e tendencias de evolucao dos comportamentos de consumo.
Compreender as influencias psicologicas e da envolvente do consumidor nos seus comportamentos.
Discutir o processo da tomada de decisao do consumidor a luz das suas influencias.
Dominar os fundamentos do ciberconsumidor e do consumo digital.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino-aprendizagem: Exposicao sintetica e critica dos conteudos programaticos e promocao do debate geral, pela docente - inclui o recurso a tecnologias para visualizacao de videos pedagogicos e conferencias online com convidados.
Participacao nas sessoes letivas e realizacao das avaliacoes de conhecimentos, pelos estudantes - inclui o recurso a tecnologias para realizacao online dos momentos de avaliacao.
Avaliacao continua: 2 trabalhos de grupo, orais e escritos (31/outubro, 40% + 09/janeiro, 20%); 1 frequencia individual escrita (16/janeiro, 40%).
Avaliacao em exame: 1 exame escrito (data tbd, 100%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Babin, B.J. & Harris, E.G. (2022). CB9. Cengage.
Braeutigam, S. & Kenning, P. (2022). An integrative guide to consumer neuroscience. Oxford.
Carrizo, A.L., Bianchi, E.C., Burguete, J.L.V. & Galan-Ladero, M.M. (2023). Responsible consumption and sustainability: Case studies from corporate social responsibility, social marketing, and behavioral economics. Springer.
Gelbrich, K., Müller, S.W. & Westjohn, S.A. (2023). Cross-cultural consumer behaviour. Elgar.
Gupta, S. (2021). How people buy online: The psychology behind consumer behaviour. SAGE.
Hansen, A. & Nielsen, K.B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan.
Kaye, L. (2022). Issues and debates in Cyberpsychology. Open University Press.
Llamas, R. & Belk, R. (2023). The Routledge handbook of digital consumption (2nd ed.). Routledge.
Mothersbaugh, D., Kleiser, S.B. & Hawkins, D. (2024). Consumer behavior: Building marketing strategy (15th ed.). McGraw Hill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim