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Apresentação
Apresentação
O âmbito da UC enquadra-se no respetivo ciclo de estudos pelos seguintes domínios de esttudo, intervenção e atuação: Compreender a relevância dos fundamentos do comportamento do consumidor para a construção de estratégias de comunicação e de marketing de sucesso em media digitais. Realizar diagnósticos e definir planos de intervenção em cenários reais e de tendências globais dos comportamentos de consumo. Caracterizar o consumidor responsável, como ator individual e ator social, e conhecer os processos da decisão de compra. Dominar os parâmetros do ciberconsumo e do ciberconsumidor. Discutir os desafios e impactes da transição digital.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-8300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Comportamento do consumidor: 1.1. Conceitos, campos de estudo e aplicações; 1.2. Valor do consumidor. 2. Influências externas: 2.1. Processos socioculturais; 2.2. Sustentabilidade e responsabilidade social; 2.3. Características de contexto. 3. Influências psicológicas: 3.1. Processos cognitivos; 3.2. Características psicográficas; 3.3. Aptidões e oportunidades. 4. Tomada de decisões: 4.1. Situações; 4.2. Decisão de compra; 4.3. Pós-compra. 5. Tendências de evolução.
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Objetivos
Objetivos
Consolidar conhecimentos gerais de comunicação, de marketing e de media digitais aplicados ao estudo do comportamento do consumidor. Apreender e saber aplicar conceitos e conhecimentos específicos de comportamento do consumidor. Compreender as influências psicológicas e da envolvente do consumidor nos seus comportamentos. Discutir o processo da tomada de decisão do consumidor à luz das suas influências. Dominar os fundamentos do ciberconsumidor e do consumo digital para a otimização do recurso aos media digitais. Caracterizar cenários e tendências de evolução dos comportamentos de consumo físicos e digitais. Promover globalmente a evolução pessoal e o potencial profissional dos estudantes, alicerçados no desenvolvimento das suas aptidões e competências de pensamentos técnico, analítico e crítico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em sala de aula, a docente assegura a exposição sintética e crítica dos conteúdos programáticos, fundamentada em modelos teóricos e empíricos, a promoção de debates com os estudantes e a realização dos momentos de avaliação de conhecimentos - inclui o recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Em sala de aula, os estudantes participam ativamente nas sessões letivas, através da apreensão dos conhecimentos, da participação nos debates e da realização dos momentos de avaliação de conhecimentos promovidos pela docente - inclui o recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Nas horas de trabalho dedicadas, os estudantes investigam e desenvolvem trabalho individual e grupal de preparação para as sessões letivas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Atherton, J. (2023). Social media strategy: A practical guide to social media marketing and customer engagement (2nd ed.). Kogan Page. Carrizo, A. L., Bianchi, E. C., Burguete, J. L. V., & Galan-Ladero, M. M. (2023). Responsible consumption and sustainability: Case studies from corporate social responsibility, social marketing, and behavioral economics. Springer. Gabay, J. J. (2025). Practical digital marketing and AI Psychology: How to gain online consumer trust and sales using technologies and Psychology. Routledge. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley. Mothersbaugh, D., Kleiser, S. B., & Hawkins, D. (2024). Consumer behavior: Building marketing strategy (15th ed.). McGraw Hill. Singh, N., Kansra, P., & Gupta, S. L. (Eds.) (2024). Navigating the digital landscape: Understand customer behaviour in the online world. Emerald. Yan, Z. (Ed.) (2023). The Cambridge handbook of cyber behavior. Cambridge University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim