filmeu

Disciplina Inovação e Transformação Digital

  • Apresentação

    Apresentação

      A Inovação e a Transformação Digital assumem um papel central na contemporaneidade, redesenhando a forma como as organizações operam e se relacionam com o mundo. A inovação, caracterizada pela introdução de novas ideias, processos e tecnologias, impulsiona a evolução constante dos negócios, conferindo-lhes uma vantagem competitiva crucial. A Transformação Digital, por sua vez, vai além da mera adoção de tecnologias, envolvendo uma reconfiguração profunda das estruturas organizacionais e dos modelos de negócios. A capacidade de adaptar e abraçar a mudança digital tornou-se imperativa para a sobrevivência e o sucesso num cenário empresarial cada vez mais dinâmico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos 1.    Disrupção e inovação de processos 1.1.   Modelos disruptivos e modelos de inovação 1.2.   Inovação centrada nos clientes 1.3.   Desenho de processos e inovação 2.     Transformação e transição digital 2.1.   Evolução do tradicional para o digital 2.2.   Objetivos e destinatários da transformação digital 2.3.   Modelos de governação para o digital 3.     Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação 3.1.   Função Produção de Informação 3.2.   Gestão do conhecimento aplicado ao digital 3.3.   Avanços tecnológicos e sustentabilidade 3.4.   Hardware, software, comunicações e serviços 4.     Estratégias e plano para o negócio digital 4.1.   Benefícios da implementação 4.2.   Gestão de valor no digital 4.3.   Competitividade digital 4.4.   Guia para o plano de implementação Estudos de caso associados a¿ Transformação Digital
  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer instrumentos que permitam desenvolver uma compreensão da importância da Inovação e Transformação Digital, apresentando as tecnologias de suporte a¿ digitalização, para ficarem aptos a definirem estratégias para a Transformação Digital, criando vantagens competitivas. Especificamente: 1.     Conceitos de disrupção, inovação de processos (sustaining innovation and efficiency innovation), para a economicidade dos meios-recursos e da eficácia; 2.     Principais tecnologias de informação e comunicação que permitam a Capacitação Digital das pessoas e das empresas; 3.     Principais modelos e as ferramentas que permitem implementar estratégias que conduzam a¿ Transformação Digital das Empresas; 4.     As ações e medidas que permitam o alinhamento com diferentes estratégias digitais (nacionais, europeias e mundiais);  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino estará¿ vinculada a¿/ao: ·       Apresentação e discussão de conceitos fundamentais associados a¿ Inovação e Transformação Digital; ·       Ligação e exemplificação apoiada em casos reais; ·       Desenvolvimento de casos práticos em grupo, utilizando TIC de suporte, com o objetivo de verificar a aplicação prática; de conceitos aprendidos; ·       Trabalho colaborativo baseado numa plataforma digital para apoiar o ensino e a aprendizagem, com discussão aberta a todos os alunos: ·       Monitorização na sala de aula e participação on-line; ·       Apoio tutorial; ·       Apoio na plataforma online;      
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SC1) - Hall, M., & Williams, A. (2008). Tourism and Innovation. Oxon, UK: Routhledge (SC1 E SC2) - Katsoni, V. & Stratigea, A. (2016). Tourism and Culture in the Age of Innovation. Springer (SC1 E CP3) - Walder, B., Weiermair, K., & Sancho Perez, S. (2006) Innovation and product development in tourism, creating sustainable competitive advantage. Berlin: Erich Schidt Verlag (SC1) - Christensen, C., Horn, M., Johnson, C. (2016). Disrupting Class, Expanded Edition: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns. McGraw Hill (SC4) - Lubia¿n, F., Esteves, J. (2017). Value in a Digital World - How to assess business models and measure value in a digital world. Palgrave Macmillan/Springer Nature (SC3) - Rogers, D. (2016). The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age. Columbia Business School Publishing (SC3) -Westerman, G., Bonnet, D., McAfee, A. (2014). Leading Digital: Turning Technology into Business Transformation. Harvard Business Review
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios