-
Apresentação
Apresentação
A Inovação e a Transformação Digital assumem um papel central na contemporaneidade, redesenhando a forma como as organizações operam e se relacionam com o mundo. A inovação, caracterizada pela introdução de novas ideias, processos e tecnologias, impulsiona a evolução constante dos negócios, conferindo-lhes uma vantagem competitiva crucial. A Transformação Digital, por sua vez, vai além da mera adoção de tecnologias, envolvendo uma reconfiguração profunda das estruturas organizacionais e dos modelos de negócios. A capacidade de adaptar e abraçar a mudança digital tornou-se imperativa para a sobrevivência e o sucesso num cenário empresarial cada vez mais dinâmico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6617-24391
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Disrupção e inovação de processos 1.1. Modelos disruptivos e modelos de inovação 1.2. Inovação centrada nos clientes 1.3. Desenho de processos e inovação 2. Transformação e transição digital 2.1. Evolução do tradicional para o digital 2.2. Objetivos e destinatários da transformação digital 2.3. Modelos de governação para o digital 3. Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação 3.1. Função Produção de Informação 3.2. Gestão do conhecimento aplicado ao digital 3.3. Avanços tecnológicos e sustentabilidade 3.4. Hardware, software, comunicações e serviços 4. Estratégias e plano para o negócio digital 4.1. Benefícios da implementação 4.2. Gestão de valor no digital 4.3. Competitividade digital 4.4. Guia para o plano de implementação Estudos de caso associados a¿ Transformação Digital
-
Objetivos
Objetivos
Fornecer instrumentos que permitam desenvolver uma compreensão da importância da Inovação e Transformação Digital, apresentando as tecnologias de suporte a¿ digitalização, para ficarem aptos a definirem estratégias para a Transformação Digital, criando vantagens competitivas. Especificamente: 1. Conceitos de disrupção, inovação de processos (sustaining innovation and efficiency innovation), para a economicidade dos meios-recursos e da eficácia; 2. Principais tecnologias de informação e comunicação que permitam a Capacitação Digital das pessoas e das empresas; 3. Principais modelos e as ferramentas que permitem implementar estratégias que conduzam a¿ Transformação Digital das Empresas; 4. As ações e medidas que permitam o alinhamento com diferentes estratégias digitais (nacionais, europeias e mundiais);
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino estará¿ vinculada a¿/ao: · Apresentação e discussão de conceitos fundamentais associados a¿ Inovação e Transformação Digital; · Ligação e exemplificação apoiada em casos reais; · Desenvolvimento de casos práticos em grupo, utilizando TIC de suporte, com o objetivo de verificar a aplicação prática; de conceitos aprendidos; · Trabalho colaborativo baseado numa plataforma digital para apoiar o ensino e a aprendizagem, com discussão aberta a todos os alunos: · Monitorização na sala de aula e participação on-line; · Apoio tutorial; · Apoio na plataforma online;
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
SC1) - Hall, M., & Williams, A. (2008). Tourism and Innovation. Oxon, UK: Routhledge (SC1 E SC2) - Katsoni, V. & Stratigea, A. (2016). Tourism and Culture in the Age of Innovation. Springer (SC1 E CP3) - Walder, B., Weiermair, K., & Sancho Perez, S. (2006) Innovation and product development in tourism, creating sustainable competitive advantage. Berlin: Erich Schidt Verlag (SC1) - Christensen, C., Horn, M., Johnson, C. (2016). Disrupting Class, Expanded Edition: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns. McGraw Hill (SC4) - Lubia¿n, F., Esteves, J. (2017). Value in a Digital World - How to assess business models and measure value in a digital world. Palgrave Macmillan/Springer Nature (SC3) - Rogers, D. (2016). The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age. Columbia Business School Publishing (SC3) -Westerman, G., Bonnet, D., McAfee, A. (2014). Leading Digital: Turning Technology into Business Transformation. Harvard Business Review
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




