Ação de Limpeza na Horta Orgânica Identifica Planta Invasora
Estudantes identificam e removem erva das pampas, evitando a propagação da espécie no campus
11.07.23 - 12h55
Durante uma recente ação de limpeza na área destinada à Horta Orgânica da Universidade Lusófona, foi identificada uma planta invasora, conhecida como cortadeira ou erva das pampas, popularmente chamada plumas. Esta espécie, embora atraente, é prejudicial ao equilíbrio do ecossistema local.
A atividade, que contou com a participação ativa dos estudantes, teve como objetivo não só a remoção da planta, mas também a sensibilização para a importância do manejo adequado de espécies invasoras. A cortadeira, se não for corretamente isolada e descartada, pode espalhar as suas sementes e reproduzir-se rapidamente, comprometendo o ambiente da horta e áreas circundantes.
Com o apoio da equipa de jardinagem e dos voluntários, a planta foi removida e eliminada de forma segura, evitando a sua propagação. Esta ação sublinha a importância do trabalho em equipa e da vigilância contínua para manter os espaços exteriores da universidade saudáveis e produtivos.
Outras Notícias
- ULusófona celebra criatividade, talento e comunidade no Over & Out 2026
- ULusófona promove reflexão sobre ecologia digital e desafios da teoria social
- ULusófona promove desenvolvimento profissional das equipas de limpeza
- Residências artísticas reforçam aprendizagem prática na Universidade Lusófona
- Estudantes da ULusófona dão voz a quem concilia trabalho e ensino superior





