filmeu
Imagem notícias defeito 1

Estudantes de Artes Visuais criam pintura de sensibilização ambiental

Obra incide sobre as espécies do Paul de Manique do Intendente (Azambuja).

13.06.21 - 00h00


Os estudantes de Artes Visuais, da Universidade Lusófona, criaram uma pintura de sensibilização ambiental sobre as espécies do Paul de Manique do Intendente (Azambuja), no âmbito do projeto interdisciplinar Paul NATURA - CONHECER para Proteger*

Esta intervenção artística de sensibilização ambiental foi criada no âmbito do projeto Paul NATURA - CONHECER para Proteger, por um grupo de alunos do primeiro ano do curso de Artes Visuais (Departamento de Cinema e Artes dos Media, da Escola de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona).

A criação da tela integra um processo de investigação interdisciplinar, que teve como etapa prévia a realização de um conjunto de ilustrações sobre várias espécies animais do Paul de Manique do Intendente, sendo depois desenvolvida enquanto projeto de pintura, destinado ao átrio da Escola Básica Integrada existente no local.

Neste processo, orientado pela professora Inês Andrade Marques, os alunos visitaram o Paul de Manique do Intendente e puderam contar com o apoio científico das professoras Anabela Cruces e Susana Dias, do ornitólogo Vítor Encarnação e do fotógrafo de natureza Paulo Rocha. De entre todas as propostas de pintura apresentadas pelos alunos, foi selecionada a de Catarina Neves, que se executou em dezembro de 2020, pelos alunos Catarina Neves, Laura Aires, Leonor Varo e Tomás Vilhena, com apoio técnico das professoras Inês Andrade Marques, Margarida Prieto, Rui Macedo e Teresa Palma Rodrigues.

Os constrangimentos trazidos pela pandemia levaram a que só agora fosse possível colocar a tela no local definitivo, estando a sua inauguração prevista para dia 5 de junho de 2021.

(* Projeto do Fundo Ambiental - Aviso nº 7780/2020, publicado no Diário da República, 2ª série - Nº. 95 - 15 de Maio de 2020 - Apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 ¿ Proteger a vida terrestre. Projecto coordenado pela Professora Anabela Cruces, Engenharia do Ambiente - Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona - uma parceria entre a COFAC - Universidade Lusófona, o Município de Azambuja, o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa)

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios