
Congresso Debate Violência Doméstica e Convenção de Istambul
Especialistas reuniram-se na Lusófona para discutir desafios legais, sociais e psicológicos na prevenção e combate à violência doméstica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
No dia 5 de março, o Congresso Internacional - Violência Doméstica e Convenção de Istambul reuniu no Auditório Professor José Araújo, da Universidade Lusófona, especialistas de renome, académicos, decisores políticos e profissionais de diversas áreas para um debate aprofundado sobre os múltiplos impactos da violência doméstica. O evento, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Lusófona, revisitou as dimensões legais, sociais e psicológicas da questão, destacando o papel fundamental da Convenção de Istambul na prevenção e no combate a essa realidade alarmante.
Entre as diversas explanações apresentadas, foram discutidos temas como o impacto da violência doméstica nas crianças, muitas vezes silenciado. Especialistas ressaltaram que, em casos de separação dos pais devido a um ambiente violento, as crianças frequentemente se culpabilizam, o que pode gerar traumas profundos e dificuldades emocionais ao longo da vida.
A conferência também enfatizou que a violência doméstica não se limita à agressão física, mas estende-se ao sofrimento psicológico e emocional. Um dos pontos mais marcantes foi a reflexão sobre a traição da confiança: a dor causada pela violência vinda de quem se ama e se confia é devastadora, podendo deixar marcas irreversíveis.
Outro aspeto fundamental abordado foi a diversidade das vítimas e dos agressores. Embora a violência de homens contra mulheres seja a mais relatada, outras formas de abuso não podem ser ignoradas. Os especialistas alertaram para a necessidade de ampliar o debate e dar visibilidade a casos de violência praticada por mulheres contra homens, mães contra filhos e agressões contra pessoas transgénero, reforçando que toda a violência deve ser denunciada e combatida, independentemente de quem a pratica ou sofre.
A conferência percorreu desde as origens da violência doméstica até as suas consequências trágicas, propondo caminhos para a consciencialização e erradicação do problema. A principal mensagem deixada pelo evento foi clara: a violência doméstica é uma chama que persiste há demasiado tempo, mas cabe a todos nós agir para extingui-la.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Moisés da Silva
Fotografia
Mariana Lourenço
Vídeo (Cobertura)
Moisés da Silva e Sara Serrano
Vídeo (Edição)
Beatriz Sobrado
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Faculdade de Direito e Ciência Política dá boas-vindas aos novos estudantes
- Estudantes de Serviço Social iniciam percurso com receção de integração
- Oportunidades de Comércio Bilateral entre Brasil e Portugal em Debate
- Docente estreia filme nos cinemas nacionais
- Estudo da necessidade de Cuidadores Informais e Formais na cidade do Porto