
Estudantes da Lusófona Brilham na Aalto ARTS Summer School na Finlândia
Programa internacional explora soluções inovadoras para desafios globais relacionados com a água, unindo criatividade e sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
António Rodrigues e Anni Paz, estudantes de Videojogos na Universidade Lusófona, e João Alcobia, estudante de Cinema e Artes dos Media, foram selecionados para integrar a prestigiada Aalto ARTS Summer School, realizada na Finlândia. Sob o tema "Embodied Water", este programa internacional focou-se num dos maiores desafios globais da atualidade: a água.
A Summer School reuniu 60 estudantes e 20 tutores da Aalto University e de 10 instituições parceiras internacionais, incluindo a Universidade Lusófona. Os participantes, divididos em equipas multidisciplinares e multiculturais, desenvolveram soluções inovadoras para problemas sistémicos, sociais e culturais relacionados com a água. Os projetos abrangeram áreas como design de videojogos, cinema, design de informação, storytelling e tecnologias criativas, com muitos a utilizarem inteligência artificial para criar narrativas e designs impactantes.
Os resultados dos projetos foram apresentados na exposição Embodied Water, uma mostra imersiva que combina arte, design, media e cinema, com o objetivo de sensibilizar para os desafios relacionados com a água e propor soluções criativas.
António Rodrigues e Anni Paz partilharam a sua experiência na Summer School, revelando detalhes sobre o processo criativo dos seus projetos.
João Alcobia também partilhou a sua perspetiva sobre a participação no programa e o impacto da Summer School no seu trabalho.
Texto
Filipa Cavém