Estudantes da ULusófona participam em workshop interuniversitário
Iniciativa no Instituto Universitário Militar promove reflexão conjunta sobre segurança e geopolítica europeia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
No dia 4 de dezembro de 2025, alunos da Universidade Lusófona estiveram presentes no workshop interuniversitário organizado pelo Instituto Universitário Militar (IUM), intitulado “A Nova Conflitualidade – A (Nova) Geopolítica Europeia”.
O evento reuniu estudantes e investigadores de várias instituições, civis e militares, com o objetivo de promover o diálogo académico sobre os desafios contemporâneos à paz e segurança na Europa.
Na sessão de abertura, o Comandante do IUM realçou a urgência de compreender as transformações recentes no panorama securitário europeu e sublinhou o papel das instituições de ensino na formação de profissionais preparados para interpretar e atuar face a essas mudanças.
Durante o workshop, os participantes, incluindo muitos estudantes da ULusófona, integraram grupos mistos (auditores militares e estudantes civis), trabalhando em temas como o regresso da guerra à Europa, a conflitualidade híbrida, o impacto dos conflitos no Leste Europeu, os riscos à coesão do projeto europeu e os desafios para a autonomia estratégica das nações.
Na fase final, os grupos apresentaram conclusões em que se destacou a necessidade de uma abordagem integrada entre política, sociedade e instrumento militar para responder aos desafios de segurança atuais.
Essa experiência reforça a importância de promover pontes entre o ensino superior civil e o militar, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais conscientes e preparados.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Encontro reforçou a ligação entre formação e prática em Serviço Social
- Combustíveis sustentáveis impulsionam debate sobre o futuro da aviação
- Conferência: A influência da rivalidade mimética no Direito Fiscal contemporâneo
- Seminário do MAGARH analisa cenários de mudança no Código do Trabalho
- Colóquio Internacional: Filosofia Jurídica de Francisco Suárez Hoje




