Fazer+: Prémio Excelência na Investigação - Vencedores
Resultados do programa da Lusófona que pretende Apoiar e Premiar a Ciência e a Inovação
Já foram anunciados os dois vencedores do Concurso "Excelência na Investigação" do Programa FAZER +: Programa de Apoio à Ciência e Inovação. O concurso destina-se a financiar projetos inovadores, com uma forte componente interdisciplinar em qualquer área do saber, que possam resultar em projetos em maior escala a submeter a financiamento de outras entidades.
Nesta, que foi a primeira edição do Programa FAZER +, o Júri destacou a elevada qualidade científica de todas as candidaturas apresentadas, bem como a sua ampla interdisciplinaridade e carácter inovador e pelo facto congratulou os Investigadores envolvidos no processo.
O projeto "LUSÓFONAtiva: Monitorização e Promoção de Estilos de Vida Ativos e Saudáveis em alunos docentes e funcionários do campus ULHT" liderado pela Professora Marlene Silva, Investigadora Integrada do CIDEFES, foi o vencedor do primeiro lugar do Concurso "Excelência na Investigação".
O segundo lugar do Concurso "Excelência na Investigação" foi atribuído ao projeto "Fighting Prejudice: Prejudice reduction through indirect intergroup contact in virtual settings" cuja Investigadora Responsável é a Professora Leonor Pereira da Costa, Investigadora Integrada do HEI-Lab.
Os projetos vencedores envolvem Investigadores de diversas áreas, nomeadamente, Psicologia, Videojogos, Design, Educação Física e Desporto, bem como Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias, contribuindo assim para uma consolidação da Investigação e Inovação, bem como, para a criação de sinergias entre as diferentes Unidades de Investigação e Desenvolvimento do Grupo Lusófona.
Contribuindo para a prossecução dos objetivos e missão das três instituições de ensino superior envolvidas, nomeadamente, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a Universidade Lusófona do Porto e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, o Concurso "Excelência na Investigação" apoia e incentiva a colaboração entre Docentes e Alunos consolidando as estruturas de investigação e reforçando a inovação e a interdisciplinaridade.salidade numa Ética das situações-limite é o selo da nossa ainda pertença a uma espécie que se reencontrou recentemente com a sua definição centrada nas emoções e não no pensamento cartesiano. Esta foi uma das grandes lições de António Damásio, ao fazer-nos regressar à humanidade de não sermos máquinas.
Nas palavras dos premiados:
Professora Doutora Marlene Silva, Investigadora Responsável do Projeto LUSÓFONAtiva.
"O projeto "LUSÓFONAtiva: Monitorização e Promoção de Estilos de Vida Ativos e Saudáveis em alunos, docentes e funcionários do campus ULHT" nasceu e tomou forma como primeiro fruto do recém-criado CIDEFES (Centro Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde) da Faculdade de Educação Física e Desporto. Animados pelo desafio lançado no Concurso Excelência na Investigação do Programa FAZER+, procurámos a parceria com docentes e alunos de outras Faculdades e Centros, nomeadamente o CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias). Realça-se assim, como importante mais valia deste projeto, o envolvimento de uma equipa multidisciplinar de docentes e investigadores, com diferentes formações, bem como alunos de mestrado e doutoramento.
A entrada e vivência do ensino superior configuram riscos acrescidos para a manutenção de estilos de vida ativos e saudáveis. As parcas publicações que vão ocorrendo a este nível referem-se primordialmente aos alunos, afigurando-se como fundamental alargar a análise e intervenção a docentes e funcionários deste contexto universitário. A investigação tem apontado diferentes constelações de risco e proteção que importa conhecer e monitorizar, nomeadamente em relação à necessidade de avaliação integrada dos comportamentos ligados ao movimento (i.e. sono, comportamento sedentário e atividade física) e à sua potencial interação com outros determinantes da saúde, como a ingestão e comportamento alimentar, indicadores psicossociais de bem-estar, literacia física e perfil sociodemográfico.
Assim, o projeto LUSÓFONAtiva tem como um dos seus objetivos principais a criação de um sistema de vigilância epidemiológica (relativa ao universo Lusófona de alunos, docentes e não docentes) dos comportamentos ligados a estilos de vida fisicamente ativos e saudáveis. Tal sistema vai permitir estabelecer e caracterizar perfis que possam ditar alvos específicos de intervenção, bem como tendências de evolução e padrões de mudança, servindo também de espelho, não só para outras comunidades académicas como também para a população em geral (algo que pode ser alvo de estudos posteriores, incentivados pelo presente projeto).
A este respeito, e numa lógica já não só de caracterização e monitorização, mas informada por ela, surge o segundo grande objetivo deste projeto, a intervenção na promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis através da conceção e implementação, no campus, de uma campanha desenvolvida de acordo com as melhores práticas identificadas na literatura e evidência. Através do envolvimento do público alvo no desenvolvimento das ações a implementar. Este é um importante fator inovador, já que, pela heterogeneidade da população em estudo, poderá servir de teste piloto para futuras campanhas de saúde pública com diferentes grupos alvo.
O projeto irá iniciar-se com uma fase piloto, já em marcha em 2020, para testar e refinar o conjunto de indicadores a integrar o sistema de vigilância epidemiológica. O ano letivo de 2021-2022 servirá de palco não só do lançamento e implementação deste sistema como da campanha e sua avaliação.
O trabalho conjunto em prol da consecução dos objetivos propostos permitirá a criação de importantes sinergias entre os diferentes centros de investigação e as faculdades envolvidos, bem como os seus docentes, investigadores e alunos, sinergias estas, que se pretendem facilitadoras da submissão deste, e de outros projetos, a financiamento externo."

Imagem 1 - Equipa do Projeto "LUSÓFONAtiva: Monitorização e Promoção de Estilos de Vida Ativos e Saudáveis em alunos, docentes e funcionários do campus ULHT"
Nas palavras dos premiados:
Professora Doutora Leonor Pereira Novo, Investigadora Responsável do Projeto Fighting Prejudice
"Eventos recentes, a nível nacional e internacional, têm reiterado a importância de trabalhar na redução do preconceito, que continua a ser um fenómeno social preocupante e com graves consequências em termos individuais e sociais. A constituição de equipas multidisciplinares empenhadas na prossecução desse objetivo é fundamental neste processo, e o financiamento que o Concurso Excelência na Investigação concedeu ao projeto "Fighting Prejudice: Prejudice reduction through indirect intergroup contact in virtual settings" irá possibilitar isso mesmo. A equipa de investigação do projeto, que será desenvolvido no HEI-Lab, conta com a participação de investigadores nas áreas da Psicologia, Videojogos e Design, em estreita colaboração com estudantes de doutoramento e mestrado da ULHT. Importa ainda salientar a ligação com a Universidade de Oslo, através da integração de uma investigadora desta instituição na equipa.
A investigação na área da redução do preconceito tem mostrado que o contacto positivo entre os grupos melhora as atitudes intergrupais. Contudo, nem sempre é possível encontrar as condições ideais para colocar os grupos em contacto. Este projeto visa, precisamente, criar essas condições ideais através de uma aplicação digital que permita o contacto positivo com membros de grupos estigmatizados. Após o desenvolvimento de três estudos empíricos, no final do projeto, contamos ter desenvolvido aplicativos multiplataforma (RV ou Web) como ferramentas de intervenção de contato indireto para redução de preconceito em relação a três grupos estigmatizados, como por exemplo, ao nível da etnia, classe social e LGBTQ+, para adultos e adolescentes.
Num momento em que o financiamento da investigação a nível nacional se torna cada vez mais competitivo e de difícil acesso, a obtenção deste prémio é de imenso valor para toda a equipa, não só pelo reconhecimento do seu caráter inovador e impacto social que contém, mas também, e principalmente, pela possibilidade do seu financiamento. O Programa Fazer+, lançado pela primeira vez este ano, revela-se assim como uma iniciativa única de promoção e apoio do desenvolvimento científico de excelência na ULHT, com a qual nos devemos todos congratular."

Imagem 2 - Equipa do Projeto "Fighting Prejudice: Prejudice reduction through indirect intergroup contact in virtual settings"