filmeu
futuros-educadores-sociais-participam-na-conferencia-de-aniversario-do-publico

Futuros Educadores Sociais Participam na Conferência de Aniversário do Público

Estudantes refletem sobre o papel da língua portuguesa e reforçam a ligação entre educação e comunicação social

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4

11.04.25 - 09h00

Os estudantes do 1.º ano da licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social participaram no evento “Da minha língua vê-se o mundo”, uma iniciativa integrada nas celebrações do 35.º aniversário do jornal O Público. O encontro reuniu estudantes, professores e especialistas para refletir sobre o papel da língua portuguesa na sociedade.

O evento, que assinalou os 35 anos do jornal, os 500 anos de Luís de Camões e os 50 anos das independências dos PALOP, trouxe ao debate a evolução da língua portuguesa e o seu impacto cultural, educativo e social.

Durante o evento, os participantes assistiram a debates e palestras com convidados especiais sobre a importância da língua na cultura, no ensino, nos media, na economia, como uma ferramenta de inclusão e transformação social.

A conferência teve diversos convidados como, por exemplo, o artista plástico Francisco Vidal, que no intervalo teve a oportunidade de demonstrar um pouco da sua arte e de como a expressa, o músico Sam The Kid com o seu podcast “Assim" ou ”Assado”. Talvez um nome mais conhecido pelos mais jovens, foi o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Os estudantes, apesar de terem tido uma participação mais discreta, representaram a sociedade mais nova, deixando a sua marca na conferência e mostrando que a leitura de um jornal não é algo antiquado, mas sim uma prática intergeracional.

Enquanto estudantes, a inclusão de profissionais de diferentes áreas e a utilização de linguagem corrente captou a nossa atenção e tornou possível a compreensão de todos o conteúdo abordado. A presença dos estudantes reforçou a ligação entre o ensino superior e os meios de comunicação, proporcionando um espaço de aprendizagem e troca de experiências.

A iniciativa sublinhou a importância da educação na construção de discursos mais inclusivos e diversificados, alinhando-se com os valores do curso e com os desafios da sociedade contemporânea.«

Um especial agradecimento à professora de língua portuguesa Lucimar Dantas, por nos ter dado a conhecer este evento, e ao Público por nos ter recebido.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria