
Futuros Educadores Sociais Participam na Conferência de Aniversário do Público
Estudantes refletem sobre o papel da língua portuguesa e reforçam a ligação entre educação e comunicação social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os estudantes do 1.º ano da licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social participaram no evento “Da minha língua vê-se o mundo”, uma iniciativa integrada nas celebrações do 35.º aniversário do jornal O Público. O encontro reuniu estudantes, professores e especialistas para refletir sobre o papel da língua portuguesa na sociedade.
O evento, que assinalou os 35 anos do jornal, os 500 anos de Luís de Camões e os 50 anos das independências dos PALOP, trouxe ao debate a evolução da língua portuguesa e o seu impacto cultural, educativo e social.
Durante o evento, os participantes assistiram a debates e palestras com convidados especiais sobre a importância da língua na cultura, no ensino, nos media, na economia, como uma ferramenta de inclusão e transformação social.
A conferência teve diversos convidados como, por exemplo, o artista plástico Francisco Vidal, que no intervalo teve a oportunidade de demonstrar um pouco da sua arte e de como a expressa, o músico Sam The Kid com o seu podcast “Assim" ou ”Assado”. Talvez um nome mais conhecido pelos mais jovens, foi o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Os estudantes, apesar de terem tido uma participação mais discreta, representaram a sociedade mais nova, deixando a sua marca na conferência e mostrando que a leitura de um jornal não é algo antiquado, mas sim uma prática intergeracional.
Enquanto estudantes, a inclusão de profissionais de diferentes áreas e a utilização de linguagem corrente captou a nossa atenção e tornou possível a compreensão de todos o conteúdo abordado. A presença dos estudantes reforçou a ligação entre o ensino superior e os meios de comunicação, proporcionando um espaço de aprendizagem e troca de experiências.
A iniciativa sublinhou a importância da educação na construção de discursos mais inclusivos e diversificados, alinhando-se com os valores do curso e com os desafios da sociedade contemporânea.«
Um especial agradecimento à professora de língua portuguesa Lucimar Dantas, por nos ter dado a conhecer este evento, e ao Público por nos ter recebido.