
Joshua Decter Desafia Perceções sobre Arte e Curadoria na Universidade Lusófona
Terceira edição do Great Artists on Campus promove debate sobre o papel da arte como fenómeno social e político
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Na sua 3.ª edição, o Great Artists on Campus, evento promovido pelo Departamento de Cinema e Artes dos Media (DCAM) da Universidade Lusófona, recebeu um dos nomes mais instigantes do pensamento crítico sobre arte e curadoria: Joshua Decter.
Decter é um renomeado escritor, curador e historiador de arte, autor de obras fundamentais como Art Is a Problem: Selected Criticism, Essays, Interviews and Curatorial Projects (1986-2012) e Exhibition as Social Intervention: Culture in Action 1993, ambos publicados em 2014. O seu trabalho examina a arte não apenas como expressão criativa, mas como um fenómeno social e político intrinsecamente contraditório.
Durante a sua intervenção, Decter desafiou as perceções convencionais sobre arte e curadoria, analisando o seu impacto social, cultural e ideológico. Provocou o público a refletir sobre o papel da arte enquanto ferramenta de problematização e, simultaneamente, um objeto de dilemas internos.
A sessão foi um convite à desconstrução do pensamento tradicional sobre curadoria, apresentando-a não apenas como uma prática organizacional, mas como uma linguagem que exige reformulações constantes, levando em conta contextos ideológicos, públicos e discursivos. Ao propor uma abordagem crítica sobre a arte como campo paradoxal, Decter instigou discussões essenciais sobre o seu significado no passado, presente e futuro.
Vídeo (Cobertura)
Moisés da Silva
Texto (Notícia)
Moisés da Silva
Vídeo (Edição)
Rui Simões
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- ODAE – “Open Dialog in Applied Engineering 2025" em Ölüdeniz, Turquia
- ULusófona participa na edição de 2025 da Creative Skills Week em Praga
- Presidente do Ensino Lusófona homenageado pelo Estado Angolano
- Investigadores da ULusófona integram o Top 2% Mundial no Ranking de Cientistas
- Academia Maior Empregabilidade Pro reuniu instituições e empresas em Lisboa