Liberdade de Expressão vs Direito ao Bom Nome: Debate Jurídico na ULusófona
A Aula Aberta reuniu especialistas para discutir os limites entre a liberdade de expressão e a proteção da honra numa sociedade democrática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona realizou no dia 11 de novembro de 2025, às 17h00, no Auditório José Araújo, a Aula Aberta “Direito ao Bom Nome e Reputação e Liberdade de Expressão: o confronto”, organizada pela Faculdade de Direito.
O evento, de entrada livre, propôs uma reflexão crítica sobre os limites e tensões entre dois direitos fundamentais, a liberdade de expressão e a proteção da honra e da reputação. Num contexto em que as fronteiras entre esses direitos tornaram-se cada vez mais difusas, a sessão procurou promover um debate interdisciplinar sobre o equilíbrio necessário numa sociedade democrática.
O painel contou com João Bernardo (Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça), Francisco Teixeira da Mota (Advogado) e Vanessa Mamedes (Professora e Doutoranda em Direito na Universidade Lusófona e no ISMAT).
A moderação e a organização ficaram a cargo dos Professores André Inácio, Graça Canto Moniz e Lurdes Vargas.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Fernão Simões
Cobertura
Mariana
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Projeto CATCHER da ULusófona transforma humidade do ar em energia renovável
- Investigadora da ULusófona participa na 3.ª Conferência Internacional da WAAR
- Estudantes da ULusófona destacam-se em Festivais Internacionais de Cinema
- Animação “Things That I Was Gathering” reforça percurso nos Festivais Europeus
- Estudantes de Engenharia do Ambiente participam em formação da LIS-Water





