filmeu
Proteção Civil

Proteção Civil - Condicionantes e Desafios

Refletir a organização e coordenação do socorro e os papeis dos serviços municipais.

02.05.23 - 14h55


O Seminário integrado na Micro-Credencial em Projeto e Liderança nas Ações de proteção Civil, Faculdade de ciências naturais, engenharias e tecnologias e Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, realizou-se na Sala Nobre da Universidade Lusófona a partir das 9 horas do dia 22 de abril.

O Seminário contou com a participação do Dr. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar e da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, que abordou as competências, meios e perspetivas para os serviços municipais de proteção civil. A ação dos SMPC, Serviço Municipal de Proteção Civil, papeis fundamentais e limites da atuação foram temas abordados durante o Seminário.

O Professor Dr. Jorge Bacelar Gouveia, Presidente do Instituto de Direito e Segurança e do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, abordou as contradições e oportunidades para o aperfeiçoamento da legislação para a proteção civil.

A profissionalização no setor da Proteção Civil, as competências e requisitos de qualificação foram temas abordados pelo Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro General José Manuel Duarte da Costa.

Para finalizar o seminário, houve oportunidade para um debate sobre os aspetos jurídicos e organização da proteção civil, incluindo o patamar local.

Resumo Completo e Conclusões

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios