filmeu
Imagem notícias defeito 1

Web documentário interactivo sobre a onda da Nazaré

Visita a página Cavalgar a Onda da Nazaré e vê o documentário

30.06.16 - 00h00

"Cavalgar a Onda da Nazaré" é um projeto-piloto de web documentário interativo sobre a Praia do Norte da Nazaré e os impactos económicos, sociais e ambientais da notoriedade global que atingiu na sequência da obtenção do record mundial da maior onda surfada, por Garrett McNamara a 1 de Novembro de 2011.

Este web documentário foi produzido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com coordenação de Manuel José Damásio, Célia Quico, Timóteo Rodrigues e Filipe Vale. O projeto foi desenvolvido de Novembro de 2015 a Junho de 2016, contando com a colaboração de docentes e alunos da Universidade Lusófona. O web documentário está disponível em Português e em Inglês. Ainda, o projeto é composto por uma versão linear em vídeo e por uma versão interativa multimédia.


Neste trabalho apresentam-se diferentes perspectivas sobre as mudanças em curso na Nazaré desde que a Praia do Norte foi palco da maior onda surfada, em finais de 2011. Entre os testemunhos prestados neste documentário contam-se os de Hugo Vau, surfista de ondas grandes, Jorge Aguiar, diretor de marketing da Mercedes-Benz Portugal, Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona, Walter Chicharro, presidente da câmara da Nazaré e João Delgado, pescador, entre outros.

Este projeto-piloto de documentário web interativo é composto por 7 capítulos principais, sendo os dois primeiros capítulos de introdução e de contextualização ao tema. Nos capítulos seguintes apresentam-se as perspetivas de dois homens do mar sobre o fenómeno da ondas gigantes da Praia do Norte da Nazaré: um pescador e um surfista de ondas grandes. Seguem-se dois capítulos dedicados à discussão sobre os impactos da recente notoriedade da Praia do Norte, vistos por representantes de organizações ou individualidades externas, tais como grandes marcas e pequenos negócios que se associam à esta nova vaga de interesse na Nazaré, bem como biólogos e ambientalistas. Os impactos vistos por quem vive na Nazaré correspondem a outra parte deste trabalho, que conta com o testemunho do presidente da Câmara da Nazaré, diversos proprietários de negócios locais, e ainda, de um representante do grupo de trabalho responsável por trazer Garrett McNamara até à Nazaré para surfar as ondas gigantes da Praia do Norte.


Cavalgar a Onda da Nazaré contou com o apoio à produção da Cinemateca Portuguesa, Câmara Municipal da Nazaré e Casas do Quico, para além da colaboração de diversas individualidades, entidades e empresas locais e nacionais. Este web documentário foi produzido no contexto da participação da Universidade Lusófona/ CICANT no projeto internacional "ResponSEAble: Protecting the ocean: our collective responsibility, our common interest", financiado pelo programa-quadro de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Website: http://cavalgaraondanazare.ulusofona.pt

Contacto: Célia Quico | celia.quico@gmail.com | 96 9946643

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios