
ULusófona participa em novo Projeto Inovador no Diagnóstico do Cancro
O DeepTechLab, laboratório de tecnologia integrado na ULusófona, encontra-se envolvido num novo projeto de inovação no diagnóstico do cancro, o HSAFE
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O DeepTechLab, localizado na Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa, integra atualmente o consórcio internacional do projeto HSAFE (Innovative High-Sensitivity Avalanche Field-Effect Transistors Designed for Cancer Diagnosis). Este é um projeto financiado pela Agência Executiva de Investigação da Comissão Europeia (REA) e coordenado pela Bursa Uludağ University (Turquia).
Esta iniciativa assinala o início de uma jornada colaborativa rumo à inovação de ponta no diagnóstico do cancro. Ao tirar partido da nanotecnologia avançada e da experiência internacional, o HSAFE propõe-se a expandir as fronteiras da engenharia biomédica e a gerar benefícios concretos para a sociedade.
O projeto tem como objetivo desenvolver biossensores de última geração, de ultraelevada sensibilidade, capazes de identificar e detetar células cancerígenas de pulmão e linfoma num estágio inicial de desenvolvimento. Estes dispositivos, baseados em matrizes de transístores de efeito de campo em avalanche (FET) e em novos materiais 2D, visam permitir uma deteção mais rápida, precisa e económica. Para além do avanço tecnológico em sensores, esta inovação procura contribuir para o futuro da medicina de precisão, melhorando o diagnóstico e os resultados clínicos dos pacientes.
A reunião de lançamento do projeto, integrada na conferência internacional ODAE – "Open Dialog in Applied Engineering 2025", teve lugar em Ölüdeniz, na Turquia, no dia 5 de setembro.
O consórcio HSAFE reúne uma rede de parceiros europeus e internacionais:
Turquia
- Bursa Uludağ University
- IST Micro Sensor Teknolojileri A.Ş
Portugal
- Associação DeepTechLab
República Checa
- University of West Bohemia
Hungria
- Fundação Minds in Motion
Ucrânia
- Instituto V.E. Lashkaryov de Física de Semicondutores da NASU
Polónia
- Nanomaterials Research & Development
Azerbaijão
- Institute of Radiation Problems;
- SETM LLC
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- ODAE – “Open Dialog in Applied Engineering 2025" em Ölüdeniz, Turquia
- ULusófona participa na edição de 2025 da Creative Skills Week em Praga
- Presidente do Ensino Lusófona homenageado pelo Estado Angolano
- Investigadores da ULusófona integram o Top 2% Mundial no Ranking de Cientistas
- Academia Maior Empregabilidade Pro reuniu instituições e empresas em Lisboa