
Universidade Lusófona acolheu VI WCCES Symposium sobre futuros da educação
De 16 a 18 de julho de 2025, Lisboa foi palco de debate global sobre a renovação do contrato social para a educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona, através do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, acolheu, entre 16 e 18 de julho de 2025, em Lisboa, o VI WCCES Symposium. O evento foi coorganizado com a Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SEC-SPCE) e teve como tema central “Renovar o contrato social para a educação: navegando em futuros possíveis”.
Durante três dias, académicos, investigadores, educadores, decisores políticos e outros intervenientes reuniram-se para refletir, numa perspetiva comparada, sobre os desafios e oportunidades que moldam o futuro da educação. Foram debatidas questões como a promoção da justiça social e da equidade, o papel das políticas públicas e as inovações pedagógicas necessárias para responder às rápidas transformações sociais, económicas e tecnológicas.
A realização do simpósio na Universidade Lusófona reforçou o papel da instituição como espaço privilegiado para o diálogo científico internacional e interdisciplinar. A parceria entre o World Council of Comparative Education Societies (WCCES) e a SEC-SPCE proporcionou um enquadramento de excelência para a análise comparada de políticas e práticas educativas, promovendo o intercâmbio de conhecimento e fortalecendo redes de cooperação global.
O evento contribuiu para a construção de uma visão partilhada sobre uma educação mais inclusiva, equitativa e sustentável, deixando um legado de reflexão e propostas para os futuros possíveis da educação.
Texto
Filipa Cavém
Fotografia
Mariana Lourenço, Sofia Valventos
Vídeo (Cobertura)
Catarina Catanheira, Beatriz Sobrado, Sara Serrano, Rui Simões
Vídeo (Edição)
Cristo ChiKale
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Jovens Investigadores do CICANT reúnem-se na primeira Writing Jam no Porto
- Doutoramento aborda uma nova possibilidade para o "Museu como Tecnologia Social"
- Intervenções no Edifício D - Interdições de Espaço e Imediações
- Gestão Educacional e Valorização da Profissão Académica
- ULusófona acolhe Conferência sobre Ambiências Arquitetônicas e Urbanas