
Universidade Lusófona em Rede de Doutoramento das Ações Marie Skłodowska-Curie
Rede europeia de investigação junta universidades de excelência para explorar novas perspetivas sobre decadência e sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona tem o prazer de anunciar a sua participação na proposta aprovada para o concurso de 2024 das Redes Doutorais Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA DN), liderada pela Universidade de Bourgogne. Esta prestigiada iniciativa europeia promove a formação doutoral interdisciplinar e a colaboração internacional entre instituições de investigação de excelência.
A Universidade irá contribuir para o DECADOCS, um programa de investigação e formação pioneiro que visa reinterpretar o conceito de decadência. Tradicionalmente associado à degradação, o termo decadência será explorado através de novas perspetivas, com foco na sustentabilidade, transnacionalismo e sensorialidade. O DECADOCS procura aprofundar a compreensão das práticas artísticas, mediáticas, de entretenimento e socioculturais contemporâneas, examinando a evolução da decadência nas sociedades europeias desde o século XIX.
O DECADOCS é a primeira rede doutoral dedicada aos estudos sobre decadência, abordando áreas pouco exploradas como arquitetura, moda, alimentação, turismo e media imersivos. O programa oferece formação intersectorial personalizada em colaboração com museus, arquivos, galerias e outros parceiros, reforçando o seu impacto científico e social.
A rede reúne investigadores de 10 universidades de referência: Universidade de Bourgogne, Universidade IUAV, Goldsmiths University, Universidade de Glasgow, Universidade de Galway, Universidade Johannes Gutenberg, Universidade Lusófona, Universidade de Reims Champagne-Ardenne, Universidade Politécnica de Madrid e Universidade de Hertfordshire. Com 17 parceiros associados, o projeto cria um consórcio internacional, interdisciplinar e intersectorial.
Os investigadores: docente Victor Flores e docente Alexandra Cruchinho do CICANT, irão coorientar dois projetos de doutoramento. O docente Victor supervisionará o projeto “Decadência e Realidade Virtual Háptica: Testar Composições Estereoscópicas Visuais e Sonoras”, que analisa o contributo das hápticas visuais e acústicas para melhorar o desempenho e a perceção do utilizador em Realidade Virtual. O projeto da docente Alexandra, “O ‘Novo Sublime’: Uma Reavaliação da Decadência da Moda na Era da Crise Ecológica”, explora o papel da moda na crise ecológica.
Esta Rede Doutoral Marie Skłodowska-Curie reforça o compromisso da Universidade Lusófona com o avanço da investigação e da cooperação internacional. Todos os eventos de formação do DECADOCS estarão abertos a candidatos doutorais das universidades do consórcio.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Faculdade de Direito e Ciência Política dá boas-vindas aos novos estudantes
- Estudantes de Serviço Social iniciam percurso com receção de integração
- Oportunidades de Comércio Bilateral entre Brasil e Portugal em Debate
- Docente estreia filme nos cinemas nacionais
- Estudo da necessidade de Cuidadores Informais e Formais na cidade do Porto