filmeu
universidade-lusofona-numa-rede-de-doutoramento-das-acoes-marie-skodowska-curie

Universidade Lusófona em Rede de Doutoramento das Ações Marie Skłodowska-Curie

Rede europeia de investigação junta universidades de excelência para explorar novas perspetivas sobre decadência e sustentabilidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS17

11.04.25 - 08h48

A Universidade Lusófona tem o prazer de anunciar a sua participação na proposta aprovada para o concurso de 2024 das Redes Doutorais Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA DN), liderada pela Universidade de Bourgogne. Esta prestigiada iniciativa europeia promove a formação doutoral interdisciplinar e a colaboração internacional entre instituições de investigação de excelência.

A Universidade irá contribuir para o DECADOCS, um programa de investigação e formação pioneiro que visa reinterpretar o conceito de decadência. Tradicionalmente associado à degradação, o termo decadência será explorado através de novas perspetivas, com foco na sustentabilidade, transnacionalismo e sensorialidade. O DECADOCS procura aprofundar a compreensão das práticas artísticas, mediáticas, de entretenimento e socioculturais contemporâneas, examinando a evolução da decadência nas sociedades europeias desde o século XIX.

O DECADOCS é a primeira rede doutoral dedicada aos estudos sobre decadência, abordando áreas pouco exploradas como arquitetura, moda, alimentação, turismo e media imersivos. O programa oferece formação intersectorial personalizada em colaboração com museus, arquivos, galerias e outros parceiros, reforçando o seu impacto científico e social.

A rede reúne investigadores de 10 universidades de referência: Universidade de Bourgogne, Universidade IUAV, Goldsmiths University, Universidade de Glasgow, Universidade de Galway, Universidade Johannes Gutenberg, Universidade Lusófona, Universidade de Reims Champagne-Ardenne, Universidade Politécnica de Madrid e Universidade de Hertfordshire. Com 17 parceiros associados, o projeto cria um consórcio internacional, interdisciplinar e intersectorial.

Os investigadores: docente Victor Flores e docente Alexandra Cruchinho do CICANT, irão coorientar dois projetos de doutoramento. O docente Victor supervisionará o projeto “Decadência e Realidade Virtual Háptica: Testar Composições Estereoscópicas Visuais e Sonoras”, que analisa o contributo das hápticas visuais e acústicas para melhorar o desempenho e a perceção do utilizador em Realidade Virtual. O projeto da docente Alexandra, “O ‘Novo Sublime’: Uma Reavaliação da Decadência da Moda na Era da Crise Ecológica”, explora o papel da moda na crise ecológica.

Esta Rede Doutoral Marie Skłodowska-Curie reforça o compromisso da Universidade Lusófona com o avanço da investigação e da cooperação internacional. Todos os eventos de formação do DECADOCS estarão abertos a candidatos doutorais das universidades do consórcio.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria