filmeu
workshop-internacional-luso-angolano-de-protecao-civil-II

Workshop Internacional Luso-Angolano De Proteção Civil

O evento ajudou a perceber a realidade de Angola e Portugal relativamente à área da Proteção Civil

05.12.23 - 10h03

No passado dia 28 de novembro, decorreu na Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto, um Workshop Luso-Angolano de Proteção Civil, marcado pela presença de figuras importantes de Angola e Portugal. O evento ocorreu tanto de forma presencial como em regime híbrido, abordando temas cruciais para reflexão, com o objetivo central de compreender a realidade de ambos os países. A meta é estabelecer, num futuro próximo, uma cooperação mútua que promova a troca de experiências, interajuda, progresso e uma maior segurança coletiva.

O Workshop assinalou também o protocolo recentemente estabelecido entre o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros de Angola (SPCB) e a Universidade Lusófona. A iniciativa resulta da colaboração do Centro Universitário do Porto da UL, através do seu Civil Protection and Risk Analysis Group (RAGroup Portugal), e do SPCB de Angola.

Um dos principais tópicos abordados foi a análise preventiva, sendo este um dos pontos a desenvolver na proteção civil. A Universidade Lusófona foi destacada como o veículo de ligação essencial para este tópico, dado que é um centro de investigação necessário para a pesquisa e resolução de decisões informadas.

O evento consistiu em dois painéis de oradores, sendo o primeiro dedicado à proteção civil e cooperação internacional, com a participação do Comissário Bombeiro Manuel Matanda Lutango. O segundo painel abordou os riscos na Proteção Civil e a sua gestão, com destaque para a avaliação e cartografia de risco, apresentadas pelo Professor Mestre André Branco Rodrigues.

A conclusão do workshop teve a participação de Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil do Ministério da Administração Interna de Portugal. O evento representou uma formação abrangente, unindo academia, trabalho e comunidade.

Destacou-se ainda a importância de eventos como este, que estabelecem sinergias entre a Lusófona e o seu grupo disperso por três continentes. Este evento serviu também para homenagear os bombeiros portugueses e angolanos, destacando a colaboração e a preocupação conjunta com a sociedade.

Veja a fotografias do evento aqui

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios