Novos Cursos
Os Nossos Cursos
Informações Académicas
Já se encontra disponível o Regulamento do Programa de Bolsas de Doutoramento (Triénio 2024/2027).
Poderão ser atribuídas no máximo 8 bolsas.
Consulte o regulamento e candidate-se a este doutoramento até 30 de maio.
Consultar Bolsas Disponíveis
Poderão ser atribuídas no máximo 8 bolsas.
Consulte o regulamento e candidate-se a este doutoramento até 30 de maio.
Consultar Bolsas Disponíveis
GrauDoutoramento
Semestres6
Créditos180 ECTS
-
Condições de Ingresso
Condições de Ingresso
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em arquitetura ou áreas afins b) Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelos Conselhos Científicos da ECATI-ULHT e da FCATI-ULP; c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelos Conselhos Científicos da ECATI-ULHT e da FCATI-ULP. Pretende-se captar um perfil de estudantes: 1) interessados na investigação sobre a integração da Arquitetura na sociedade, considerando as áreas que com ela interagem, nomeadamente do ponto de vista social, cultural, técnico e económico; 2) abertos ao conhecimento interdisciplinar; 3) empenhados em promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural. Os candidatos serão sujeitos a um rigoroso processo de seleção. Critérios de Seriação: Candidatos com classificação da habilitação anterior: Classificação da habilitação anterior - 50% Apreciação curricular (Curriculum + Carta de Motivação) - 50% Candidatos sem classificação da habilitação anterior / titulares do grau de licenciado, detentores de currículo escolar ou científico especialmente relevante / detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos: Apreciação curricular - 100%
-
Competências
Competências
O Doutoramento em Arquitetura da Universidade Lusófona do Porto visa fornecer as seguintes competências: - Capacidade de desenvolver um projeto de investigação na área de arquitetura; -Análise e integração de resultados e dados relativos ao estado da arte para a área objeto e nomeadamente através dum projeto de arquitetura original e inovador; -Desenvolver um programa de investigação arquitetónica numa vertente teórica e/ou de prática de projeto que integre os conhecimentos adquiridos ao longo da componente curricular do curso; -Comunicar criticamente com os seus pares académicos; -Transmitir conhecimentos avançados e inovadores, incluindo a orientação de projetos de investigação no campo da arquitetura; -Compreensão e avaliação crítica dos processos da conceção arquitetónica e da teoria da arquitetura no contexto contemporâneo.
-
Razões para frequentar este curso
Razões para frequentar este curso
- Programa doutoral integrado numa unidade de investigação acreditada pela FCT.
- Um corpo docente de elevada qualidade.
- Forte componente de articulação entre projeto e processos de construção.
-
Plano de estudos
Plano de estudos
Despacho nº 10476/2014 de 12 de agosto, alterado pelo Despacho nº 11949/2022 de 11 de outubro-
1º Ano / Tronco comum
- [Anual]
-
Projecto de Tese
20 ects
- [1º Semestre]
-
Métodos de Investigação em Arquitectura I
8 ects -
Seminário de Arquitetura: Projecto e Investigação
8 ects -
Seminário de Teoria, Crítica e História de Arquitetura
8 ects
- [2º Semestre]
-
Métodos de Investigação em Arquitectura II
8 ects -
Seminário Território, Património e Ecologia
8 ects
-
2º Ano / Tronco comum
- [Anual]
-
Tese de Doutoramento em Arquitectura (2º ano)
0 ects
-
3º Ano / Tronco comum
- [Anual]
-
Tese de Doutoramento em Arquitectura
120 ects
-
1º Ano / Tronco comum
-
Corpo Docente
Corpo Docente
-
Saídas Profissionais
Saídas Profissionais
- ateliers de prática profissional da arquitetura; - ensino universitário e investigação em instituições de ensino superior; - integração em equipas de trabalho em estruturas municipais, regionais e nacionais.
-
Infra-estruturas e Equipamentos
Infra-estruturas e Equipamentos
As instalações físicas são o garante do sentido de identidade do curso e o implemento essencial do Plano de Estudos. Neste sentido, pela organização geral e articulação espacial, o espaço deve ser lugar do cruzamento das experiencias didáticas e pedagógicas, expresso na coordenação vertical e horizontal das áreas cientificas do Plano de Estudos. Este espaço exclusivo estará acessível em ambas as instituições em regime de tempo alargado permitindo trabalhar nas instalações fora do horário das aulas. De salientar a existência dos espaços "atelier", onde os alunos podem desenvolver os seus trabalhos assim como ser acompanhados pelos docentes. Embora nestes espaços se concentre a grande parte do equipamento disponível aos alunos de Arquitetura, existem outros espaços/equipamentos, nos locais de funcionamento do ciclo, fundamentais para desenvolverem as suas atividades tais como bibliotecas, laboratórios de informática, reprografias, livrarias e centros de trabalho tecnológico.
-
Áreas Científicas
Áreas Científicas
Arquitectura e urbanismo
Centro Universitário
Porto | Fac.Comunicação,Arquitetura, Artes e TI
Fases de candidaturas a decorrer
Valores
A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
Direção do Curso
Secretariado
-
Extensão Telefónica3182
-
Local de atendimentoSATA
-
Horário de atendimento9h -17h
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS.