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Disciplina Intervenções Clínicas Mediadas pela Tecnologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende discutir as aplicações e implicações da tecnologia na intervenção psicológica clínica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. História e estatuto da ICMT como tendência futura da ciência psicológica pela APA CP2. Eficácia e efetividade da ICMT em diferentes quadros psicopatológicos e problemas de adaptação nos diferentes períodos do ciclo de vida CP3. Barreiras e facilitadores da aceitação e adesão das ICMT CP4. Fundamentos, procedimentos e aplicações de diferentes modalidades de ICMT: - Intervenções baseada na internet e aplicativos - Ludotecnologia: Jogos sérios e avatars - Realidade Virtual e Realidade Aumentada - Inteligência Artificial e Machine Learning - Equipamentos e ferramentas tecnológicas para ICMT - Limitações atuais da ICMT na intervenção psicológica CP5. Aliança terapêutica e processos de ambivalência e mudança na ICMT CP6. Boas práticas e recomendações éticas na ICMT
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Discutir os movimentos atuais da e-mental health, enquadrando-os na evolução histórica da ICMT OA2. Avaliar a evidência empírica sobre a validade, eficácia e efetividade das ICMT OA3. Descrever os fatores influenciadores da aceitação e adesão das ICMT OA4. Contrastar as potencialidades e limitações das diferentes modalidades de ICMT em função dos objetivos de intervenção, população-alvo e quadros clínicos OA5. Discutir as especificidades da ICMT no desenvolvimento da aliança terapêutica e nos processos de ambivalência e mudança terapêuticas OA6. Formular planos de intervenção baseados na evidência de ICMT em função dos objetivos de intervenção, população-alvo e quadros clínicos OA7. Aplicar as boas práticas e recomendações éticas no planeamento de ICMT
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andersson, G. (2014). The Internet and CBT: A Clinical Guide. London: CRC Press. Andersson, G. (2016). Internet-delivered psychological treatments. Annual Review of Clinical Psychology, 12, 157-179. Cuijpers, P., Ebert, D., Reijnders, M., & Stikelbroek, Y. (2017). Technology-assisted treatments for mental health problems in children and adolescents. In Evidence-Based Psychotherapies for Children and Adolescents (3 ed., pp. 555-576). NY: Guilford. Fleming, T., Bavin, L., Stasiak, K., ... Hetrick, S. (2017). Serious games and gamification for mental health: Current status and promising directions. Frontiers in Psychiatry, 7, ID 215. Luiselli, J. & Fischer, A. (2016). Computer-assisted and web-based innovations in psychology, special education, and health. Amsterdam: Elsevier. Pihlaja, S., Stenberg, J-H., Ritola, V., & Joffe, G. (2018). Therapeutic alliance in guided internet therapy programs for depression and anxiety disorders: A systematic review. Internet Interventions, 11, 1-10.
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