- 
    Apresentação
    ApresentaçãoA unidade curricular Análise Estrutural constitui uma base para o engenheiro civil na área das estruturas, introduzindo conceitos fundamentais que permitem a expressão do equilíbrio e compatibilidade em estruturas de engenharia civil, nomeadamente estruturas reticuladas. Desta forma, esta unidade introduz os conceitos de base essenciais ao cálculo, dimensionamento e projeto de estruturas de engenharia civil.
- 
    Disciplina do curso
    Disciplina do curso
- 
    Grau | Semestres | ECTS
    Grau | Semestres | ECTSLicenciado | Semestral | 6
- 
    Ano | Natureza | Lingua
    Ano | Natureza | Lingua3 | Obrigatório | Português
- 
    Código
    CódigoULP730-4475
- 
    Pré-requisitos e co-requisitos
    Pré-requisitos e co-requisitosNão aplicável
- 
    Estágio Profissional
    Estágio ProfissionalNão
- 
    Conteúdos Programáticos
    Conteúdos ProgramáticosDescrição dos conteúdos: Cálculo de Deslocamentos em estruturas isostáticas (Teorema dos Trabalhos Virtuais) Método das Forças em estruturas hiperestáticas. Método dos Deslocamentos em estruturas hiperestáticas. Comparação entre o Método das Forças e o Método dos Deslocamentos em estruturas hiperestáticas.
- 
    Objetivos
    ObjetivosA unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre a formulação e aplicação de métodos para a análise de estruturas reticuladas. Através da conclusão desta unidade curricular, o estudante deverá conseguir: Formular a matriz de flexibilidade e de rigidez para estruturas reticuladas; Compreender e identificar as hipóteses e passos a adotar na análise estrutural recorrendo ao método das forças e dos deslocamentos; Usar métodos de análise estrutural para o cálculo de deslocamentos, esforços e reações em estruturas reticuladas com várias condições de apoio e carregamento; Desenvolver a competência da aplicação dos métodos básicos de análise estrutural e a capacidade de análise crítica o sobre comportamento estrutural.
- 
    Metodologias de ensino e avaliação
    Metodologias de ensino e avaliaçãoNa Unidade Curricular em questão, serão articulados os conceitos teóricos com exercícios práticos. É promovido, durante as aulas, a colaboração entre os alunos e com o próprio docente de forma a trabalharem em equipa na resolução de problemas. Aos alunos serão expostas as temáticas e os problemas para posterior enquadramento dos conceitos. As práticas de "Problem Based Learning" (PBL) são valorizadas em todas as aulas da respetiva Unidade Curricular. A utilização de software que permita a análise dos problemas é também aplicada.
- 
    Bibliografia principal
    Bibliografia principalA. Ghali, A. M. Neville and T.G. Brown. Structural Analysis. A unified classical and matrix approach. E & FN Spon, 6th edition, 2009. J. A. Teixeira de Freitas e Carlos Tiago, Análise elástica de estruturas reticuladas, IST, Lisboa, 2020.
- 
    Horário de Atendimento
    Horário de Atendimento
- 
    Mobilidade
    MobilidadeNão

 
             
             
            
 
             
            

